(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Nesta quarta-feira (16), a Google disponibilizou seu novo aplicativo oficial de câmera, o Câmera do Google. O app pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa com Android KitKat (4.4).

A novidade, anunciada recentemente pela companhia, foi divulgada em uma postagem feita no início desta tarde no perfil oficial do Android no Google+, destacando que agora ficou mais fácil tirar fotos e capturar vídeos com tablets e smartphones com o sistema operacional portátil da Google.

O novo aplicativo traz uma interface renovada, com foco no conteúdo capturado pela câmera, e também o botão de captura em tamanho maior do que o tradicional. Opções extras podem ser acessadas deslizando a tela para a direita, bem como há um novo e discreto menu com recursos básicos como flash e câmera frontal.

Efeito Foco

Uma das principais novidades é o novo recurso “Efeito Foco” (ou “Lens Blur”, seu nome original em inglês). Com ele, é possível dar mais destaque ao que realmente importa na hora de tirar uma foto, desfocando o fundo ou a dianteira da imagem, à critério do fotógrafo. Isso pode ser feito depois da fotografia capturada e o recurso pode ser especialmente útil para um selfie, por exemplo.

O método aprimora a forma como o aplicativo trabalha com profundidade nas fotos, dispensando o uso de um sistema óptico maior com algoritmos capazes de simular uma lente com maiores largura e abertura. Basta movimentar a câmera lentamente para cima, sempre focando o objeto a menos de 1,5 metro de distância, então o app captura várias imagens em sequência e processa todas elas, criando um modelo tridimensional do ambiente.

Com isso, ele faz uma leitura e identifica a profundidade de cada elemento que aparece na cena, dando destaque ao que interessa. Ficou curioso? Baixe o novo aplicativo da câmera do Android agora mesmo clicando neste botão:

Baixar Google Camera

 Para aprender a utilizar o novo recurso, confira o nosso passo a passo.