Android: como acelerar as animações para deixar o sistema mais rápido

2 min de leitura
Imagem de: Android: como acelerar as animações para deixar o sistema mais rápido

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Android é um sistema muito versátil e robusto. Essas características têm sido boas razões para muita gente migrar para o sistema, mas nem sempre a experiência com o software da Google é satisfatória.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Enquanto a Apple atualizou recentemente o iOS para a versão 7.1, adicionando alguns truques para deixá-lo mais rápido, o Android demora para chegar aos dispositivos e muita gente não tem esperanças de que o desempenho possa melhorar.

Ocorre, no entanto, que há diversas maneiras de aumentar a velocidade geral dos aparelhos com Android. Uma das formas de fazer isso é com o uso de apps que gerenciam os recursos de hardware. Outra ideia é controlar os programas instalados, verificando se não há muita coisa em execução.

Além dessas opções, há como ter um ganho de performance ao efetuar algumas configurações no sistema. Hoje, vamos ensinar como você pode desabilitar determinadas animações do sistema para deixar o software mais fluido.

Habilitando as opções de desenvolvedor

As configurações avançadas do Android não ficam habilitadas por padrão, justamente porque o utilizador pode ativar alguma opção indevida e ter seu sistema danificado. Assim, a primeira coisa que devemos fazer é habilitar as opções de desenvolvedor. Veja como fazer:

  1. Acesse as Configurações do Android;
  2. Abra o item “Sobre o telefone”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Agora, clique sete vezes sobre a opção “Número da versão”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. O Android vai informar que as “Opções de desenvolvedor” foram ativadas.

É preciso salientar que essas configurações não desbloqueiam seu celular como o processo de root. Também não é preciso ficar preocupado quanto à segurança, pois seu aparelho não estará suscetível a vírus ou coisas do tipo.

Habilitar essa seção adicional não atrapalha em nada, mas é preciso tomar cuidado com as opções que você ativa, pois isso algumas coisas podem causar interferência na interface do sistema. Claro, se você fizer algum procedimento incorreto, é possível acessar sempre essa área e desativar qualquer configuração que esteja ativada indevidamente.

Acelerando as animações do sistema

Bom, agora que você tem acesso aos recursos de desenvolvedor, podemos continuar o procedimento para acelerar o desempenho do sistema. Esse truque consiste na aceleração das animações do sistema.

O Android tem uma série de efeitos de transição e transparência que visam deixar a experiência mais elegante, mas é possível reduzir (e até desativar) essas configurações para deixar o software mais rápido.

Vale notar que nem todas as animações são afetadas através dessas configurações. O efeito do menu de apps, por exemplo, não sofre alterações ao modificar tais opções. De qualquer forma, a navegação em algumas áreas (incluindo a barra de notificações) deve apresentar velocidade superior. Acompanhe os passos abaixo:

  1. Abra as Configurações do Android;
  2. Entre em “Opções do desenvolvedor”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Role a tela até encontrar a seção DESENHO;
  4. Clique em “Escala de animação da janela”. Selecione o valor “0,5 x”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  5. Repita o procedimento anterior nas opções “Escala de animação de transição” e “Escala de duração do Animator”;
  6. Navegue no sistema e aproveite as melhorias.

Simples, não? Na verdade, essa façanha não causa um ganho absurdo de desempenho, mas você terá a sensação de que tudo está muito mais rápido, pois as animações são executadas na metade do tempo. Desativar as animações também é uma boa ideia, mas a falta dos efeitos pode causar certa estranheza. Faça bom proveito do seu Android!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.