Android: 6 apps que ajudam na hora de decorar uma casa

6 min de leitura
Imagem de: Android: 6 apps que ajudam na hora de decorar uma casa

(Fonte da imagem: Homestyler)

Smartphones são gadgets realmente versáteis. Eles servem para praticamente qualquer coisa que você possa imaginar: registrar anotações, tirar e organizar fotografias, realizar compras, estudar, escutar músicas, jogar e assim por diante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que a maioria das pessoas nunca parou para pensar é que celulares Android também podem ser de grande utilidade na hora de planejar (e executar) a decoração de sua casa, seu escritório ou qualquer outro tipo de ambiente interno.

Há uma grande variedade de aplicativos – entre pagos e gratuitos – capazes de lhe auxiliar na escolha dos móveis certos para sua sala de estar, a cor perfeita para seu quarto e até mesmo a localização de quadros, relógios e outros objetos ornamentais. Resolvemos reunir seis apps que consideramos essenciais para quem quer tentar ser decorador utilizando seu celular como ferramenta de trabalho. E mãos à obra!

(Fonte da imagem: Reprodução/Real@Real)

Para se inspirar

1) Houzz Interior Design Ideas

Está com vontade de dar um refresh na decoração de sua casa, mas a cabeça está vazia de boas ideias? Então nada melhor do que começar nossa aventura conhecendo o Houzz Interior Design Ideas, um aplicativo gratuito e que pode ser instalado no Android 2.2 Froyo ou mais recente. O software nada mais é do que um gigantesco catálogo de fotografias de ambientes internos com as quais você pode se inspirar e começar a pensar sobre o que fazer para deixar sua casa mais bonita.

São mais de 2 milhões de imagens em altíssima resolução atualizadas constantemente e que podem ser filtradas por tipo de ambiente (quarto, sala de estar, sala de jantar, banheiro etc.), estilo de decoração e área útil do imóvel. O Houzz conta ainda com um vasto diretório de itens decorativos e móveis (recurso pouco útil no Brasil, visto que os preços estão em dólares e as sugestões de lojas para comprar os produtos são dos EUA), além de uma espécie de blog no qual podem ser encontradas dicas diversas redigidas por designers especializados.

(Fonte da imagem: Divulgação/Houzz)

2) Interior Design

Outro aplicativo excelente para quem procura inspiração é o Interior Design, que também é gratuito e pode ser instalado até mesmo nas versões mais antigas do SO da Google. Comparando-o com o Houzz, este programa tem a vantagem de ser bem leve (ele pesa míseros 532 KB) e bem mais “polido”, com menos menus complexos ou recursos adicionais em excesso.

Além de apresentar fotografias inspiradoras de ambientes decorados por profissionais e entusiastas, o Interior Design também oferecer informações detalhadas sobre cada um dos produtos utilizados naquela imagem em específico. Vale lembrar, novamente, que tais dados são voltados para usuários norte-americanos, sendo pouco úteis para internautas brasileiros em quesito de valores e pontos de venda.

(Fonte da imagem: Divulgação/Interior Design)

Para rascunhar

3) Floor Plan Creator

Já se inspirou suficientemente com os apps acima? Hora de começar o trabalho pesado e rascunhar o novo visual de sua casa ou escritório. E para isso recomendamos que você utilize o Floor Plan Creator, que também é completamente gratuito e funciona em qualquer aparelho com Android 2.3 Gingerbread ou superior.

Como você pode conferir no vídeo abaixo, o aplicativo permite que você desenhe sua casa e adicione diversos modelos de objetos para criar um esquema em 2D de como ficará a sua decoração. Além de usar formas geométricas prontas, você pode usar uma caneta para traçar manualmente o formato do ambiente que será decorado.

Em seguida, basta trocar as cores das paredes e dos pisos à vontade e ir inserindo sofás, cadeiras, janelas, mesas, camas, lâmpadas, detectores de fumaça... O resultado pode ser armazenado em sua conta no Dropbox, compartilhado nas redes sociais (Twitter, Facebook e Google+) ou exportado em um arquivo de imagem comum, como JPG ou PNG.

4) Autodesk Homestyler

Também disponível em uma interface web, o Homestyler é um dos apps mais famosos desenvolvidos pela Autodesk, mesma companhia responsável pelo clássico AutoCAD e pelo divertido SketchBook.

Ele é parecido com o Floor Plan Creator, mas destaca-se pelo maior número de itens decorativos disponíveis (há centenas de móveis, ornamentos e papéis de parede diferentes) e por permitir que você visualize sua planta em modelos tridimensionais realistas. A grosso modo, podemos dizer que é o programa mais profissional de nossa lista. O resultado de seu trabalho fica muito realista e pode ser usado como uma referência perfeita na hora de botar cada coisa em seu lugar.

O Homestyler também permite que você compartilhe suas criações através das redes sociais ou por email. Não é possível, contudo, exportar seu modelo 3D como documento; seus trabalhos só podem ser visualizados tridimensionalmente na sua própria galeria online do serviço (que pode ser acessada não apenas no app para Android, mas também na interface web).

Para pintar

5) Coral Studio

Rascunhos prontos e aprovados? Então chegou a horar de botar a mão na massa. O primeiro passo de uma boa reforma é a pintura do ambiente a ser redecorado e, para lhe auxiliar nessa tarefa, você pode muito bem contar com a ajuda do Coral Studio. Trata-se de um aplicativo oficial da Tintas Coral voltado para quem pretende usar os produtos da marca para repaginar o visual de sua residência.

O programa permite que você visualize todas as paletas de cores disponibilizadas pela Coral, obtendo o nome e numeração da tonalidade exata que você deseja comprar (o que facilita muito a sua vida na hora de ir para a loja para adquirir as latas). Também é possível conferir dicas detalhadas sobre como aplicar as tintas, descrições de cada embalagem, rendimento, limpeza etc.

O app é totalmente gratuito, pesa cerca de 7 MB e funciona em qualquer dispositivo equipado com Android 2.2 Froyo ou superior. Caso você seja usuário de um tablet, recomendamos que experimente o Coral Projetos; suas funções são praticamente as mesmas, mas sua interface é otimizada para gadgets com telas maiores.

(Fonte da imagem: Divulgação/Coral)

6) Suvinil Cores

Prefere pintar com tintas Suvinil em vez de usar os produtos da Coral? Sem problemas: a marca também conta com seu próprio aplicativo feito especialmente para quem pretende colorir algum ambiente. Estamos falando do Suvinil Cores, que é gratuito, pesa 23 MB e funciona no Android 2.3.3 Gingerbread ou superior.

Além de apresentar toda a paleta de cores do catálogo da Suvinil, o software também traz uma útil calculadora que lhe ajuda a descobrir quantas latas de tinta serão necessárias para o seu caso em específico. Basta especificar quantas superfícies serão pintadas e informar a altura e largura (em metros e centímetros) de cada uma delas. Chega de desperdício!

(Fonte da imagem: Divulgação/Suvinil)

Menções honrosas

É óbvio que existem dezenas de bons aplicativos disponíveis na Google Play para quem procura ajuda na hora de decorar sua casa; contudo, esta lista certamente ficaria extensa demais caso citássemos cada um deles de maneira detalhada.

Aqui, nas menções honrosas, vale a pena indicar sobretudo o iHandy Level Free, uma espécie de prumo virtual que é de grande ajuda na hora de fixar quadros e outros objetos na sua parede. Basicamente, é um app permite que você posicione ornamentos da maneira mais reta possível, desde que seu celular tenha sido calibrado da maneira correta. Sendo completamente gratuito, o programa está disponível para aparelhos com Android 1.5 ou mais recente, além de ter uma edição preparada especialmente para o iPhone.

(Fonte da imagem: UmNet)

Se você estiver disposto a gastar um pouco de dinheiro, recomendamos também o My Measures & Dimensions, que é exclusivo para Android (2.2 ou superior) e atualmente custa R$ 10,59 na loja de apps do sistema operacional.

O software permite que você tire fotografias de ambientes e adicione marcações de medidas nos próprios, algo muito útil para que você possa planejar melhor sua decoração com base no espaço útil disponível para os móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.