Jelly Bean já é utilizado em quase metade dos aparelhos com Android

1 min de leitura
Imagem de: Jelly Bean já é utilizado em quase metade dos aparelhos com Android

(Fonte da imagem: Reprodução/Connectedmonster.com)

A Google bombou na mídia essa semana ao anunciar uma parceria com a Nestlé, que originou o nome da nova versão do Android (4.4): KitKat. No mesmo dia, a Gigante das Buscas revelou que o seu sistema operacional móvel possui mais de 1 bilhão de dispositivos ativados — um recorde mundial.

Aproveitando o estardalhaço feito pelas notícias do início da semana, a companhia atualizou a página do Android voltada para desenvolvedores. Nela, a empresa explicita alguns dados estatísticos sobre a plataforma do robozinho verde coletados nos últimos sete dias (28 de agosto a 4 de setembro).

Jujubas na liderança!

Entre as novidades reveladas, está a atualização da informação de fragmentação do sistema, ou seja, quanto é o percentual de participação no mercado de cada versão do Android. Na liderança está o Jelly Bean (4.1.x e 4.2.x somados), com 45,1%, seguido pelo Gingerbread (2.3.3 a 2.3.7) com 30,7% e pelo Ice Cream Sandwich (4.0.3 e 4.0.4) com 21,7%.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Android)

Desses, o Jelly Bean foi o único que apresentou um aumento de adeptos, ganhando 4,6% de espaço no mercado. Enquanto isso, o ICS teve uma queda de 0,8% e o Gingerbread perdeu 2,4% de participação.

É válido mencionar que esses dados são coletados a partir dos acessos ao novo aplicativo da Google Play, o que acaba eliminando as versões anteriores a 2.2 (Froyo) do levantamento por não possuírem compatibilidade com a nova edição da loja de aplicativos, filmes, livros e jogos da plataforma.

O robô dos smartphones

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Android)

Outro dado interessante revelado é que 79,6% dos usuários do Android ainda possuem aparelhos com telas de tamanho “normal” — que conforme os padrões de desenvolvimento para o SO da Google possuem 470x320 pixels. Isso significa que, como era de se imaginar, a esmagadora maioria dos gadgets dotados da plataforma da Gigante das Buscas são smartphones.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.