Central de jogos para o Android é real: multiplayer, conquistas e mais

2 min de leitura
Imagem de: Central de jogos para o Android é real: multiplayer, conquistas e mais

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Um dos recursos mais esperados pelos usuários do Android está prestes a ser revelado pela Google. A tão aguardada central de jogos deve dar as caras no Google I/O, evento para desenvolvedores realizado todos os anos pela empresa que começará nesta quarta-feira (15).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar dos rumores que rondavam a internet nestes últimos dias sobre o seu lançamento, não havia nenhuma informação concreta de que a central de jogos seria realmente lançada. Mas o pessoal do Android Police obteve uma cópia atualizada do apk do Google Play Services que revela muita coisa nova sobre o assunto.

Google Play Games

O primeiro detalhe que eles descobriram é que o produto será chamado de Google Play Games, e não Google Playground, como se acreditava. Ele vai contar com diversas funcionalidades para jogos, como recursos multiplayer, as tão famosas conquistas, rankings e muito mais.

O serviço será bastante similar aos que já estão presentes no iOS, PlayStation e Xbox, por exemplo. A versão obtida do Google Play Services pelo Android Police é a 3.1.36, sendo que a maioria dos usuários executa em seus sistemas a versão 3.0.27. Isso dá uma ideia da quantidade de mudanças implantadas no apk para receber o novo serviço.

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Sua central de jogos do Android

As configurações descobertas da Play Games permitem alternar entre contas (para usuários que usam mais de uma), ligar e desligar as notificações de jogos (que será gerenciada através do Google+), gerenciar quem pode enviar notificações, além de listar os games silenciados (que não podem emitir avisos).

Sincronizando jogos salvos

Um recurso bacana será a sincronização de jogos salvos. Se você estava quase concluindo todas as fases de Cut the Rope, por exemplo, e precisou formatar o seu smartphone, sabe o quanto isso é importante para a jogatina no celular. A Play Games vai permitir isso.

Todos os seus jogos poderão ser sincronizados e salvos na nuvem através do recurso, dispensando serviços paralelos de vários games diferentes, e evitando com que você precise encarar todas as fases já conquistadas anteriormente.

Identificação clara

Um pequeno ícone verde descoberto pelo site revela que os games que utilizarem o sistema de jogos vindouro do Google deverão receber um pequeno ícone em suas logos, facilitando a identificação dos títulos que vão explorar as potencialidades do serviço.

Área de lobby e convites

O Google Play Games vai permitir que os jogadores possam selecionar jogadores manualmente para disputas e isso também poderá ser feito automaticamente. Possivelmente, o serviço contará com uma área de lobby. Há vagas limitadas para jogos, mas não foram descobertas quantas.

Será possível entrar e sair de salas e convidar outras pessoas para ingressarem nelas. É bem provável também que existam chats dentro dessas áreas. Além disso, haverá notificações dos jogos para os quais você foi convidado para não perder nenhuma disputa.

Conquistas

Um pequeno popup deve saltar na tela quando uma conquista for desbloqueada dentro de um jogo que use o Google Play Games. Não há muitas informações sobre isto, mas deve funcionar da mesma forma que em outras plataformas.

Pontuação e rankings

O ranking poderá ser exibido em diversos períodos de tempo, como a classificação diária, da semana ou de “todo o tempo”. Você também poderá exibir suas classificações no Google+ e filtrar os rankings através das pessoas presentes nos seus círculos.

Mas isso não deve ser tudo. De acordo com o Android Police, ainda “faltam algumas peças”, ou seja, muitas outras informações podem ser reveladas sobre o serviço durante a Google I/O. O evento terá cobertura total do Tecmundo, por isso fiquem ligados no site para conferir essa e outras novidades!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.