Áudio 5.1 Surround dentro do bolso

2 min de leitura
Imagem de: Áudio 5.1 Surround dentro do bolso

Há tempos que celulares deixaram de ser simples aparelhos para realizar e receber ligações e se transformaram em verdadeiros centros multimídia capazes de acessar a internet e realizar conexões com aparelhos como computadores e televisores para ampliar suas funcionalidades.

Não é preciso pagar por um modelo atual e caro de um smartphone para realizar funções como acessar a caixa de entrada de emails, assistir a filmes e ouvir músicas: a maioria dos aparelhos básicos disponíveis no mercado já possuem essas funções de forma integrada

Isso sem levar em conta os diversos aparelhos de marcas pouco conhecidas que oferecem recepção de televisão digital, possibilidade de conectar o aparelho à televisão e outras curiosidades nem sempre funcionais.

Porém, por mais funções que os novos aparelhos do mercado possuam, ainda é comum ter que lidar com qualidades de vídeo e áudio precárias, muito abaixo do que é oferecido por outros aparelhos.

Com o objetivo de trazer uma experiência mais confortável e reprodução de sons com mais qualidade, a LG e a Dolby anunciaram no último Mobile World Congress o primeiro celular capaz de reproduzir áudio em 5.1 canais. Confira neste artigo alguns detalhes sobre a nova tecnologia que promete trazer muito mais conforto na hora de ouvir músicas e assistir a filmes através de aparelhos portáteis.

Áudio 5.1 Surround através do celular

A tecnologia anunciada durante a Mobile World Congress é resultado de uma parceria que já dura dois anos entre a fabricante de aparelhos eletrônicos e a gigante especializada na pesquisa de novas formas de comprimir o áudio, sem que isso resulte na perda de qualidade ou aumento de ruídos.

O aparelho demonstrado durante a conferência roda o sistema operacional Android e possui uma versão aprimorada do Dolby Media Generator e do Dolby Mobile, tecnologias exibidas pela primeira vez no Mobile World Congress em 2009.

Através de diversos estudos, a companhia foi capaz de desenvolver um codec que, ao mesmo tempo em que compacta o áudio para tornar o tamanho dos arquivos viáveis para um dispositivo portátil, emula com eficiência o efeito encontrado em um verdadeiro sistema 5.1. Batizada como Dolby Digital Plus, a tecnologia promete uma experiência de som realista ao conectar os aparelhos compatíveis em televisores através de cabos HDMI.

É claro, como se trata de uma emulação, o efeito final não é comparável ao de várias caixas de som distribuídas ao redor de uma pessoa, mas mesmo assim é capaz de surpreender muita gente que espera pouca qualidade de um aparelho portátil. Naturalmente, quem utiliza fones de ouvido com qualidade é capaz de aproveitar de maneira mais eficaz dessa nova tecnologia.

Caso essa tecnologia se mostre bem sucedida, pode significar um ponto de mudança no concorrido mercado de smartphones, do qual a Apple permanece o destaque com seu popular iPhone. Ao oferecer a possibilidade de reproduzir áudio 5.1 em seus aparelhos, a LG tem a chance de expandir o público interessado em fazer o download de filmes completos para o celular.

A nova tecnologia também apresenta possibilidades de criar jogos mais realistas. Quem possui um console caseiro de última geração conectado a um home theater de qualidade sabe a diferença que faz poder localizar inimigos e explosões através da direção que vem o som produzido. Com o Dolby Mobile a experiência pode ser traduzida, com as devidas adaptações, para aparelhos capazes de serem transportados no bolso de qualquer pessoa.

Apesar de somente um aparelho ter sido anunciado durante o Mobile World Congress, a tendência é que diversos modelos de smartphones da LG passem a contar com a tecnologia nos próximos meses.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.