10 apps para uso corporativo

7 min de leitura
Imagem de: 10 apps para uso corporativo

Além de servirem como uma fonte de entretenimento, com os seus jogos e aplicativos de mídia, os smartphones podem ser usados também como ferramentas para uso profissional e corporativo. Existem muitos aplicativos para este fim, que permitem que você organize grupos de trabalho, arquive documentos, fique sempre em dia com a sua agenda e muito mais.

Confira nessa lista 10 aplicativos que prometem ajudar a organizar o seu dia a dia profissional, seja você um empresário, um colaborador em uma empresa ou mesmo um freelancer; a mobilidade atualmente é indispensável e ter ferramentas de trabalho no celular ou tablet pode ser de grande ajuda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Documents To Go 3.0

Se o seu celular não tem um bom aplicativo para abrir e editar documentos do Office, como arquivos DOC ou planilhas do Excel, você pode usar o Documents To Go, uma ferramenta bastante útil para quem precisa estar sempre com os seus documentos à mão.

Trabalhe com os seus documentos do Office em qualquer lugar! (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A sua versão gratuita permite apenas a visualização dos arquivos, porém se você adquirir a licença completa (que custa R$30,55 na Play Store), pode visualizar PDFs e também modificar os seus documentos, fazendo alterações neles sem precisar de um computador para isso.

Um aplicativo como este é imprescindível no gadget de alguém que deseja usar o aparelho como ferramenta profissional, já que ele permite acesso aos mais comuns tipos de arquivos do mundo corporativo: os documentos criados no Office e em outras ferramentas, como o iWork.

Mind Tools

Conhecimento e aprendizado nunca são demais, e este aplicativo procura justamente alimentar o seu cérebro com isso. Ele contém uma coletânea completa de textos sobre liderança, empreendedorismo, visão coorporativa, gerenciamento de grupos e muito mais. Sempre que você tiver um tempinho livre, pode pegar o celular ou a tablet e começar a aprender mais.

Textos e ensinamentos na área de gerenciamento de equipes para você não parar de estudar. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Os textos são dinâmicos e fáceis de ler, porém são todos em inglês, então é bom você estar afiado neste idioma. A navegação é simples e intuitiva, os textos são separados por assunto e você pode buscar por termos para encontrar exatamente o que deseja achar.

Se você não quer parar de aprender em nenhum momento, o Mind Tools pode ser uma boa forma de continuar a buscar conhecimento, com os seus vários artigos sobre temas relacionados ao mundo corporativo.

DigiCal Calendar & Widgets

Ter uma agenda digital é imprescindível hoje em dia, já que isso permite que todos os seus gadgets e aparelhos estejam sincronizados ao mesmo tempo, onde quer que você esteja. Isto é, você tem como acessar os seus compromissos estando em qualquer lugar, basta ter um aparelho com internet.

Não perca os seus compromissos, com esses widgets para a tela inicial (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O DigiCal Calendar & Widgets permite que você conecte-se com a sua conta do Google Calendar, um serviço de agenda da gigante de buscas, para visualizar, editar e adicionar compromissos. A vantagem é que ele possui funções extras, como widgets personalizáveis para a tela, que deixam os seus compromissos bem à vista.

Se você quiser opções de aplicativos mais abrangentes, pode testar o Evernote, o Wunderlist ou mesmo o Catch Notes, que funcionam como clipboard, agenda, calendário e bloco de notas.

TeamViewer para Remote Control

Controlar o seu computador usando a tablet, mesmo que você esteja longe; você acha impossível? Saiba que, com o TeamViewer isso não só é possível, como é extremamente simples: instale no computador e no gadget o cliente deste sistema e mexa no seu PC, abra documentos e programas, tudo isso sem precisar estar nem perto dele.

Use o seu gadget para acessar o computador remotamente. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Essa solução é ótima se você precisar abrir um programa usando o tablet que não roda nativamente nele; o TeamViewer usa o gadgets apenas como monitor, porém faz todo o processamento no PC. Lembre-se de que ele só funciona se o cliente já estiver instalado no computador, já que isso faz com que você ganhe um número PIN para conectá-los.

Google Drive

Este aplicativo dispensa apresentações, é uma das maneiras mais simples e práticas de guardar os seus documentos na nuvem e abrir em qualquer lugar. Para arquivos muito pesados ou mesmo para o compartilhamento de itens entre os membros da equipe, o Google Drive é uma das melhores soluções de armazenamento que você vai encontrar para o Android.

Um disco de armazenamento na nuvem, com compartilhamento simples. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A maior vantagem do Drive é ser conectado com a sua conta do Google já que, desta forma, é muito mais simples e rápido compartilhar algo entre duas ou mais pessoas do que seria com o Dropbox, por exemplo, que é um ótimo aplicativo, porém que nem todo mundo usa.

Handrite Note

Se você acha muito demorado escrever as suas anotações, que tal desenhá-las? Este aplicativo é bem simples e serve para criar anotações com o dedo, sem precisar digitar nada em um teclado. Se você precisa escrever algo em um idioma com caracteres especiais, como o japonês, por exemplo, este aplicativo pode ajudar bastante.

Faça anotações usando uma caneta stilus ou o dedo. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O seu uso é ainda mais potencializado se você estiver usando junto uma caneta própria para superfícies de toque, como as Stilus, já que isso torna o seu gadget realmente como um caderno, no qual você pode escrever, rabiscar e salvar as anotações com facilidade.

CamCard

Este aplicativo é muito importante para quem tem muitos contatos profissionais e costuma colecionar cartões de visita: com ele, você pode adicionar as informações profissionais e pessoais de alguém simplesmente fazendo no scan do cartão com a sua câmera.

Guarde informações pessoais e profissionais dos seus contatos rapidamente. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você acha isso pouco, então se prepare para ser surpreendido, pois ele não salva o cartão como uma imagem JPG ou PNG, ele extrai do papel as informações e salva em cards virtuais, tudo isso automaticamente. Desta forma, você pode armazenar os cartões profissionais dos seus contatos e fazer pesquisas rapidamente, sem precisar fazer isso manualmente em uma coleção vasta de pedaços de papel.

OfficeSuite

Este aplicativo é mais um leitor de documentos do Office, perfeito para quem gosta de praticidade e um visual bonito; mesmo a sua versão free é totalmente livre de anúncios, o que faz dele uma ótima alternativa. Não é possível editar os documentos na edição gratuita, porém você pode abrir qualquer tipo de arquivo de leitura, incluindo PDF.

Visualizador de documentos do Office, PDFs e muito mais. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você pode usá-lo, por exemplo, em reuniões para projetar slides diretamente do celular ou tablet, sem precisar levar um computador para o local. Se você precisar de mais recursos, como a edição dos documentos, pode optar pela versão completa e paga do aplicativo.

Schedule Planner

Juntar uma agenda e um sistema de planejamento em um só aplicativo foi a ideia genial dos desenvolvedores deste programa. Com ele, você pode planejar os seus projetos rapidamente e manter-se em dia com os seus compromissos e datas de entrega de material. Ele é muito fácil de usar e tem um visual elegante e muito bem feito.

Uma agenda e gerenciador de projetos em apenas um aplicativo. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você pode criar planos de ação e separar as tarefas internas desses projetos de acordo com os dias do mês, organizando-se para que tudo seja feito no seu tempo. Os marcadores coloridos ajudam para que você mantenha o controle, por exemplo, sobre etapas já concluídas, as que estão em andamento, problemas eventuais e muito mais.

Se você tem problemas em cumprir as suas metas, o diagrama de “Planejado” x “Feito” pode mostrar todos os seus dias de acordo com o que você se propôs a fazer e o que, de fato, foi feito. Use essa ferramenta para se organizar melhor e começar a mudar o seu plano de ação para ter melhores resultados no futuro.

Trello

Se você tem um time grande e várias tarefas e projetos, nos quais cada membro da equipe tem os seus próprios objetivos, o Trello é uma ferramenta que pode ajudar a coordenar de maneira bem transparente tudo o que está acontecendo.

O Trello é uma das melhores ferramentas de gerenciamento de equipes. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ele é perfeito para equipes que querem desenvolver projetos em grupo, já que conta com colunas e cards que podem ser movidos de acordo com o progresso individual. Por exemplo, em um dia é preciso realizar cinco ações diferentes, cada uma por uma pessoa da equipe. Veja como é fácil fazer isso com o Trello:

Crie uma coluna com o que precisa ser feito, assinale cada tarefa para um colaborador e crie colunas de “produzindo”, “pronto” e outras, conforme a necessidade. Desta forma, você sabe exatamente o que cada pessoa está fazendo, em um sistema totamente honesto e transparente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.