15 apps essenciais para Windows Phone [Vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: 15 apps essenciais para Windows Phone [Vídeo]

Indiscutivelmente, a briga pela liderança de mercado de smartphones está sendo disputada palmo a palmo pelo iOS e Android. Contudo, o Windows Phone não deixa nada a desejar aos seus concorrentes, como você pode conferir em nossa análise da versão 7.5 – também conhecida como Mango.

A interface moderna com ícones dinâmicos, a integração com as redes sociais, o sistema multitarefa eficiente, a portabilidade do Office, a presença do Internet Explorer 9 e a baixa exigência de hardware são apenas algumas das qualidades que estão conquistando um considerável número de pessoas.

Se você acabou de comprar ou pretende adquirir um aparelho com o Windows Phone, pode estar perdido em relação aos aplicativos essenciais para a sua experiência com a plataforma da Microsoft. Para ajudar você, nós preparamos esta seleção com os 15 programas mais importantes desse sistema operacional.

Redes Sociais

Facebook

Sendo a maior rede social do planeta, o Facebook não poderia deixar de contar com um aplicativo também para o Windows Phone. Assim como em suas versões para outros sistemas, este aplicativo permite que você acompanhe as publicações dos seus contatos, compartilhe fotos, publique o que está pensando, converse em tempo real e muito mais.

Em sua edição para o WP, o Facebook possui um visual bem diferente, tendo uma adaptação que acompanha a aparência da interface geral da plataforma.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Twitter

Se você prefere uma comunicação mais objetiva e dinâmica, não pode deixar de instalar o aplicativo oficial do Twitter – o microblog que virou febre no mundo todo. Com ele, você descobre o que está acontecendo em diferentes localidades no exato momento em que os fatos ocorrem.

O app deste serviço para Windows Phone oferece os mesmos recursos de suas edições para outros SOs, como os trend topics, as sugestões de seguidores e, obviamente, a timeline. Como acontece com o programa do Facebook, o Twitter também tem um design baseado na interface do WP.

Foursquare

O Foursquare é um software que ajuda você a explorar o mundo ao seu redor, oferecendo dicas de restaurantes, cinemas, museus, hotéis, teatros e qualquer outro tipo de estabelecimento. O melhor é que essas sugestões podem ser dadas por seus amigos e familiares, bastando você estar conectado a eles nesta rede social.

Mais do que isso, durante suas viagens, você pode publicar os locais que visita e compartilhar fotos. Quanto mais check-ins você realizar, mais recompensas vão sendo desbloqueadas e você pode até ganhar descontos em alguns lugares.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Comunicação

WhatsApp

Com o WhatsApp, você pode trocar mensagens com qualquer pessoa de graça. A única exigência deste aplicativo é que você esteja conectado a uma rede Wi-Fi ou 3G. Além de manter conversas textuais, é possível encaminhar fotos, arquivos de áudio e até vídeos. Assim, o programa se torna uma excelente alternativa para os clássicos e taxados torpedos.

IM+

Quem prioriza a ocupação de espaço da memória interna do seu aparelho pode ter no IM+ um grande aliado, pois ele é um app que permite a comunicação por diversos outros serviços – incluindo Facebook, Google Talk, Yahoo! Messenger, MSN Messenger, ICQ, iChat, entre outros. Dessa forma, você é capaz de conversar com contatos de diferentes plataformas através de uma única interface.

Tango

O Tango Video Calls, como o seu próprio nome sugere, é um programa com o qual é possível realizar chamadas de vídeo – tornando a sua comunicação muito mais interativa e pessoal. Este software surge como uma opção para o famoso Skype, apresentando funcionalidades similares ao seu concorrente. Descubra uma nova forma de matar as saudades de amigos, parentes ou romances que moram longe.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Imagem e vídeo

YouTube

Não é novidade que o YouTube se tornou sinônimo de vídeos na internet. Um sistema operacional que pretenda disputar qualquer tipo de mercado móvel não poderia ficar sem um app para o popular serviço de hospedagem.

Com este aplicativo instalado no seu gadget com Windows Phone, você consegue assistir às gravações mais engraçadas, informativas, especulativas e populares da web diretamente no navegador instalado. O programa ainda possibilita que os conteúdos vistos sejam compartilhados por email, redes sociais e mensagens de texto.

Fhotoroom

Este aplicativo é muito mais do que um mecanismo para a captura de imagens. Ele disponibiliza também recursos para a edição das fotos de maneira simples e com efeitos profissionais, além de possibilitar o compartilhamento das imagens de forma rápida e descomplicada.

O Fhotoroom conta com 18 filtros, 26 frames personalizados e mais de 50 estilos de efeitos aplicáveis capazes de tornar suas fotografias muito mais atraentes e descoladas. O software ainda tem como destaques as funções de autofoco, timer, autoestabilizador, remoção de olhos vermelhos, reconhecimento de rostos e zoom digital de 5x.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Geolocalização

gMaps

Embora não tenha sido desenvolvido pela gigante de Mountain View, o gMaps é uma eficiente alternativa para o Google Maps. Este app para o Windows Phone inclusive utiliza muitos recursos usados pelo próprio sistema de geolocalização da Google.

Entre eles, você encontra o StreetView, o Latitude (aplicado como uma camada no mapa) e as indicações de seus lugares favoritos e recentemente visitados. Com o gMaps você não tem mais a desculpa de ter se perdido ao chegar atrasado em algum compromisso.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Trapster

Instalando o Trapster no seu smartphone, você acaba entrando para a maior comunidade de motoristas da Terra, com mais de 15 milhões de colaboradores. O objetivo deste software é fazer com que a sua direção seja mais segura. Para isso, ele emite alertas e avisos sobre semáforos, acidentes ocorridos, radares de velocidade e outras intempéries das ruas e rodovias.

Para que as notificações sejam o mais fiéis possíveis, ele possui um velocímetro atualizado em tempo real – o qual permite a comparação da sua velocidade com o limite permitido pela via em que você está trafegando.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Compartilhamento e sincronização

SkyDrive

SkyDrive é o serviço oficial de compartilhamento de arquivos da empresa de Redmond. A partir dele é possível sincronizar documentos do Office, fotos e vídeos entre diferentes eletrônicos que possuam os sistemas da Microsoft.

O app do serviço para o Windows Phone permite ainda que as imagens e gravações capturadas sejam automaticamente encaminhadas para o seu perfil, garantindo que nenhum momento registrado se perca por problemas tecnológicos. O SkyDrive do WP ainda possibilita que você organize todos os arquivos sincronizados em pastas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Evernote

Para quem não tem memória de elefante, o Evernote transforma o telefone em uma extensão de cérebro. Este renomado aplicativo funciona como uma requintada ferramenta de lembretes na qual você pode anexar arquivos de áudio e imagens. Estando conectado à internet, o programa sincroniza toda e qualquer alteração em seus registros, possibilitando que você os acesse de outros dispositivos, como computadores e tablets – já que ele possui versões para Windows, Android e iOS.

Ele ainda oferece modelos de edição personalizados, permitindo que com um toque seja criado um novo lembrete e acionada a câmera no modo de captura ou gravação. Isso torna a sua interação ainda mais intuitiva e prática.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Utilitários

Adobe Reader

O Adobe Reader dispensa apresentação. Ele é o leitor de arquivos PDF oficial e pioneiro da empresa que criou esse formato de documento. Mantendo o padrão de qualidade de suas edições para outros sistemas, a sua versão do WP oferece a melhor experiência possível de leitura.

A renderização de altíssimo nível, o suporte para multigestos, a compatibilidade com acelerômetros e a integração com outros programas (como serviços de email e redes sociais) são os maiores destaques deste app.

ClimaTempo

Antes de sair de casa, é prudente dar uma olhada na previsão do tempo para não ser pego de surpresa por chuvas e frentes frias. Contudo, tendo o ClimaTempo instalado no seu smartphone, você tem um canal climático completo em suas mãos o dia inteiro. O serviço que fornece informações para este programa tem abrangência em todo o Brasil.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

O app fornece as temperaturas atuais, máximas e mínimas, a situação climática, a umidade do ar e a velocidade do tempo para até cinco dias subsequentes. Além disso, ele disponibiliza links para notícias relacionadas com o clima de todo o país, imagens de satélites e as condições dos principais aeroportos nacionais.

QR Code Reader

O QR Code é uma espécie de código de barras bidimensional que pode ser usado para a transferência de links e arquivos, a interação com conteúdos de realidade aumentada (algo muito usado em campanhas publicitárias) e até como sistema de segurança em transações monetárias online.

Com a popularização desse tipo de tecnologia, é indispensável que você tenha um leitor, como o QR Code Reader. Este aplicativo usa a câmera do seu smartphone para identificar os códigos e encaminhar você até o conteúdo compartilhado. Um dos diferenciais dele é que você pode manter um histórico de todos os QR Codes acessados, podendo acessar esses conteúdos sempre que quiser.

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketplace)

Leitura complementar

Você quer ficar craque no Windows Phone? Então não deixe de conferir nossos tutoriais e seleções sobre a plataforma móvel da Microsoft. Abaixo, você confere uma relação com alguns desses artigos:

.....

Obviamente, existe uma série de outros softwares que podem fazer a diferença durante sua experiência com o Windows Phone. Quais aplicativos você considera essenciais no seu smartphone com WP? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com os demais leitores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.