Entendendo a estrutura de pastas do Linux e Android

7 min de leitura
Imagem de: Entendendo a estrutura de pastas do Linux e Android

Sistema de arquivos do Linux. (Fonte da imagem: How-To Geek)

Se você é um usuário do Windows, é provável que a estrutura do Linux pareça estranha aos seus olhos. Em que local armazeno arquivos? Cadê a unidade C:\? No sistema do Pinguim, essa e todas as demais letras de drives não existem — em seus lugares entram os diretórios, sendo que a maioria tem o nome composto por três letras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O “Padrão para sistema de arquivos hierárquicos” (FHS, na sigla em inglês) é quem define a estrutura de sistema de arquivos no Linux e em outros sistemas operacionais baseados nele, como o Android. Contudo, o sistema de arquivos de ambos contém alguns diretórios que ainda não estão definidos por normas.

Acompanhem abaixo quais são os diretórios dos dois sistemas operacionais baseados no Núcleo Linux, organizados aqui em ordem alfabética. Alguns dos diretórios são específicos para cada sistema e outros estão presentes em ambos.

Sistema de arquivos do Android. (Fonte da imagem: Android Evil)

/ – diretório raiz (Android e Linux)

Tudo o que está no seu sistema Linux e Android fica localizado nesse diretório, conhecido como diretório raiz. Ele pode ser considerado o diretório C:\ do Windows. Entretanto, isso não é rigorosamente verdade, porque o Linux e o Android não têm letras de unidades. Enquanto outra partição no Windows ficará localizada em D:\, nos dois sistemas baseados no Núcleo Linux essa partição irá aparecer em uma pasta dentro do diretório raiz.

/Bin – comandos binários essenciais (Linux)

(Fonte da imagem: How-To Geek)

O diretório /bin contém os comandos binários essenciais (programas) que devem estar presentes quando o sistema é montado no modo para usuário único. Os aplicativos (como o Firefox) são armazenados em /usr/bin, enquanto os programas importantes do sistema e utilitários, como o shell bash, ficam localizados em /bin.

O diretório /urs pode ser armazenado em outra partição. Por isso, colocar esses arquivos no diretório /bin garante que o sistema terá os programas mais importantes, mesmo se não houver outros sistemas de arquivos montados. O diretório /sbin é semelhante, pois ele contém os arquivos binários para a administração do sistema.

/Boot – arquivos do processo de inicialização (Linux)

O diretório /boot contém os arquivos necessários para inicializar o sistema. Por exemplo, os arquivos GRUB e seus kernels Linux são armazenados aqui. As configurações do carregamento do boot não são encontrados neste diretório, pois elas ficam armazenadas em /etc com os outros arquivos de configuração.

/Cache – armazenamento de dados para execuções rápidas (Android)

O cache é um dispositivo de acesso rápido que serve de intermédio entre um processo e o dispositivo Android. Ele armazena informações usadas com frequência. Neste diretório, ficam arquivados esses arquivos temporários que podem ser lidos com rapidez pelo sistema.

/Cdrom – histórico de ponto de montagem para CD-ROMs (Linux)

O diretório /cdrom não faz parte do padrão FHS, mas você pode encontrá-lo no Ubuntu e em outras versões do sistema operacional. É um local temporário para CD-ROMs inseridos no sistema. No entanto, o local padrão para a mídia temporária está dentro do diretório /media.

/Data – Dados (Android)

O diretório /Data contém dados do usuário armazenados em uma partição separada de MTD (Dispositivo de Tecnologia de Memória, em tradução livre da sigla em inglês).

/Default.prop - (Android)

Em /default.prop são armazenadas as definições de propriedade-padrão e valores restaurados a partir dos arquivos em cada reinicialização.

/Dev – arquivos de dispositivos (Linux e Android)

(Fonte da imagem: How-To Geek)

O Linux e o Android consideram dispositivos como arquivos, e o diretório /dev contém uma série de arquivos especiais que representam os dispositivos. Esses não são arquivos reais como nós conhecemos, mas eles aparecem como arquivos. Por exemplo /dev/sda representa a primeira unidade SATA no sistema. Se você quiser particioná-lo, deverá informar em um programa específico para editar o arquivo /dev/sda.

Esse diretório contém pseudodispositivos, que são dispositivos virtuais que na verdade não correspondem ao hardware. Por exemplo: /dev/random gera números aleatórios.

/Etc – arquivos de configuração (Linux e Android)

O diretório /etc contém arquivos de configuração, que geralmente podem ser editados à mão em um editor de texto. Observe que o diretório /etc contém arquivos de todo o sistema de configuração.

/Home – pastas pessoais (Linux)

(Fonte da imagem: How-To Geek)

O diretório /home contém uma pasta base para cada usuário. Por exemplo, se seu nome de usuário é Eduardo, você tem uma pasta base localizado em /home/eduardo. Essa pasta contém os arquivos de dados e arquivos de configuração específicos do usuário. Os usuários só têm permissão para gravar dentro de suas próprias pastas e devem obter permissões superiores para modificar outros arquivos no sistema.

/Init – inicialização (Android)

Um componente-chave da sequência de inicialização Android é o init, que é um programa especializado em inicializar os elementos do sistema Android. Ao contrário de outros sistemas Linux, o Android usa o seu próprio programa de inicialização.

/Lib - Bibliotecas essenciais partilhadas (Linux e Android)

O diretório /lib contém as bibliotecas necessárias para os comandos binários essenciais para as pastas /bin e /sbin. As bibliotecas necessárias pelos binários na pasta /usr/bin estão localizadas em /usr/lib.

/Lost+found - arquivos recuperados (Linux e Android)

Cada sistema de arquivos Linux possui um diretório lost+found (no Android ele se chama apenas Lost). Se houverem falhas no sistema de arquivos, uma verificação do sistema será realizada na próxima inicialização. Qualquer arquivo corrompido encontrado será colocado nesse diretório, de modo que você possa tentar recuperar os dados.

/Media - mídias removíveis (Linux e Android)

O diretório /media contém subdiretórios em que os dispositivos de mídia removível inserido no computador são montados. Por exemplo, quando você insere um CD em seu sistema Linux, um diretório será criado automaticamente dentro do diretório /media. Você pode acessar o conteúdo do CD dentro desse diretório.

/Mnt – montagem de sistemas temporários (Linux)

O diretório /mnt é o lugar no qual os administradores de sistema montam sistemas de arquivos temporários enquanto os usam. Por exemplo, se você estiver montando uma partição do Windows para executar algumas operações de recuperação de arquivos, você pode montá-lo em /mnt/windows. No entanto, você pode montar outros sistemas de arquivos em qualquer lugar no sistema.

/Opt - pacotes opcionais (Linux)

O diretório /opt contém subdiretórios para pacotes de software opcionais. É comumente usada por softwares proprietários, que não obedecem à hierarquia do sistema de arquivos-padrão — por exemplo, um programa proprietário pode colocar seus arquivos em /opt/aplicativo quando você instalá-lo.

/Proc – kernel e arquivos de processo (Linux e Android)

(Fonte da imagem: How-To Geek)

O diretório /proc é semelhante ao diretório /dev, pois contém arquivos especiais que representam sistemas e informações de processo e não contém arquivos padrão.

/Root - Diretório home para o super usuário (Linux e Android)

O diretório /root é o diretório home para o super usuário do Linux. Em vez de estar localizado em /home/root, ele está localizado apenas em /root. Isto é diferente do diretório /, que é o diretório raiz do sistema.

/Run - arquivos temporários de aplicativos (Linux)

O diretório /run é relativamente novo, e oferece aos aplicativos um local padrão para armazenar arquivos temporários, como soquetes e identificações de processos. Esses arquivos não podem ser armazenados em /tmp, pois os arquivos localizados em /tmp podem ser apagados.

/Sbin – arquivos binários de administração (Linux e Android)

(Fonte da imagem: How-To Geek)

O diretório /sbin é semelhante ao diretório /bin. Ele contém os arquivos binários essenciais destinados a serem executados pelo usuário root na administração do sistema.

/Sdcard – Cartão SD (Android)

Diretório do cartão SD não removível do Android.  Geralmente, esse é o único diretório que pode ser acessado dentro do Android. Os demais diretórios podem ser acessados através do root feito no aparelho.

/Selinux - sistema de arquivos virtual SELinux (Linux)

Se a sua distribuição Linux usa SELinux para a segurança (Fedora e Red Hat, por exemplo), o diretório /selinux contém arquivos especiais usados ​​por ele. É semelhante ao /proc. O Ubuntu não usa o SELinux, e a presença dessa pasta no sistema operacional pode ser considerada um bug.

/Srv - serviço de cados (Linux)

O diretório /srv contém “dados para serviços prestados pelo sistema”. Se você usa o servidor Apache em um site, provavelmente armazena os arquivos do seu site em um diretório dentro do /srv.

/System – Sistema (Android)

Armazena o sistema operacional em uma partição separada de MTD, montada na inicialização (somente leitura).

/Tmp - arquivos temporários (Linux e Android)

Os aplicativos e programas armazenam arquivos temporários no diretório /tmp. Esses arquivos geralmente são apagados quando o sistema é reiniciado, sendo que essa requisição pode ser revogada a qualquer momento por utilitários como o tmpwatch.

/Usr - dados somente de leitura (Linux)

(Fonte da imagem: How-To Geek)

O diretório /usr contém aplicativos e arquivos utilizados pelos usuários, ao contrário de aplicativos e arquivos utilizados pelo sistema.

Por exemplo, aplicativos não essenciais estão localizados dentro do diretório /usr/bin em vez do diretório /bin e os arquivos binários não essenciais de administração do sistema estão localizados no diretório /usr/sbin em vez do diretório /sbin.

/Var - arquivos de dados variáveis (Linux)

O diretório /var é a contrapartida gravável para o diretório /usr, que funciona apenas no modo leitura quando operado normalmente. Os arquivos de log e todos os outros são gravados no diretório /var.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.