Android: como desabilitar apps-padrão [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Android: como desabilitar apps-padrão [vídeo]

O Android possui aplicativos-padrão que podem ser ativados automaticamente e, dessa forma, começam a rodar no seu celular sem que você se dê conta disso. Por exemplo, quando você liga o aparelho, vários serviços, como o Gtalk, são abertos de maneira automática e ficam gastando a bateria e o seu plano de dados.

Você pode forçar o fechamento desses aplicativos todas as vezes que você ligar o celular ou pode simplesmente desativá-los, para que eles não voltem a abrir sem que você autorize. Isso faz com que eles fiquem quase invisíveis no seu celular: estão lá, mas não podem ser abertos e nem visualizados na grade de aplicativos.

Qual a vantagem disso?

Impedir que um aplicativo como o Gtalk seja iniciado automaticamente é importante para que você não gaste a sua bateria e o seu plano de dados sem perceber. Principalmente para o consumo de energia, a diferença pode ser bastante grande, de acordo com os apps que você desativar.

Mas é preciso tomar cuidado! Não vá sair desativando tudo o que está ligado automaticamente no seu celular. Muitos aplicativos estão rodando no aparelho como parte do sistema e, se você desativá-los, o seu celular pode deixar de funcionar corretamente. Procure por apps como o Gtalk, que não fazem falta se você não deseja ficar online o tempo inteiro.

Apenas alguns passos

Abra a janela de configurações do seu celular para encontrar as opções voltadas para os aplicativos. De acordo com a personalização do seu telefone, a aparência pode ser levemente diferente da mostrada nas imagens acima, porém o caminho é “Configurações > Aplicativos”.

Após abrir a janela de aplicativos, você precisa ir para a aba “Todos”, no canto direito da página, para exibir todos os apps que estão sendo executados, mesmo aqueles que estejam sendo rodados em segundo plano, de maneira oculta.

Muito cuidado com o que você vai desativar neste passo! Nós escolhemos o Gtalk para o exemplo, já que se trata de um aplicativo que não é vital para o funcionamento correto do sistema. Encontre o app que você deseja alterar e clique para abrir as opções.

Se não for um aplicativo nativo, você vê as opções de desinstalar ou forçar o encerramento. Porém, os apps nativos não podem ser desinstalados, então a opção de desativar é mostrada, como é possível ver na imagem acima.

Clique em “Desativar” e pronto! Esse aplicativo não vai mais ser aberto automaticamente quando você ligar o celular, economizando bateria e plano de dados. Faça isso com todos os apps que você tem certeza que não influenciam no funcionamento do aparelho e que você não usa, evidentemente.

Como o app foi desativado, não é possível abri-lo, nem mesmo encontrá-lo na grade de aplicativos. Se você deseja voltar a usá-lo, basta fazer o mesmo caminho e clicar no botão “Ativar”, já que o programa não foi removido do seu celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.