Como conectar um cartão SD de um Android no computador e explorar o seu conteúdo

Aprenda a manipular os dados guardados no cartão de memória do seu dispositivo com Android.
  • Visualizações33.730 visualizações
Por Ana Paula Pereira em 9 de Abril de 2012

Explorando dados no Android

O Android é um sistema operacional presente em uma série de dispositivos atualmente. O SO da Google passou rapidamente a ocupar o seu espaço nas preferências de muitas pessoas. Embora a memória de um dispositivo, especialmente um smartphone, não seja tão grande, você sempre pode estendê-la por meio de um cartão SD.

Da mesma forma, o cartão de armazenamento concede certa flexibilidade ao dono do aparelho, pois a manipulação dos dados é relativamente mais simples do que acontece com alguns SOs existentes no mercado. Abaixo, segue um pequeno tutorial de como conectar e explorar os dados presentes no cartão SD do seu Android por meio de um computador ou notebook (com Windows).

Conectando e explorando o cartão SD

Primeiro, conecte o seu dispositivo com Android ao computador por meio do cabo de dados dele. Não é necessário instalar um programa ou drive específico para fazer essa ligação, pois o Windows faz o reconhecimento automático do aparelho conectado.

Observe que, no próprio aparelho, um ícone é exibido na barra de notificações, informando que a conexão foi bem-sucedida.

Iniciando a conexão

Ao tocar nele, uma nova janela é aberta, informando da conexão com a máquina. Ali, você deve pressionar o botão “Ligar armazenamento USB”.

Ligando a conexão de dados

Feito isso, abra o Windows Explorer. Observe que o cartão SD do aparelho conectado deve aparecer como um “Disco removível” (da mesma forma que aconteceria com um pendrive). Não se preocupe com a letra exibida pela unidade, pois ela varia conforme as configurações do computador.

Como o cartão é visto no Windows

Agora, o processo de copiar documentos (tanto para adicioná-los ao cartão SD quanto enviá-los dele para o computador) é bem parecido com como você faria com um pendrive. Basta selecionar o arquivo desejado e “arrastá-lo” para a pasta que você quiser.

O mesmo acontece para excluir um arquivo do cartão SD. Basta simplesmente selecioná-lo e utilizar o “Delete” do computador. Também é possível fazer a operação pelo menu de contexto, clicando com o botão direito do mouse no documento e escolhendo a alternativa “Excluir”.

Como conectar um cartão SD de um Android no computador e explorar o seu conteúdo

Como desmontar o cartão SD

Embora o risco de corrupção dos dados não seja tão grande, é sempre recomendado retirá-lo com segurança do computador. Para isso, primeiro localize o ícone de conexão USB na Bandeja do sistema no Windows. Em seguida, clique em “Ejetar” (seguido do nome do dispositivo que você quer desconectar).

Ejetar

Então, no seu dispositivo, localize o ícone representando a conexão USB (na barra de notificações). Toque nele para abrir a janela de detalhes e clique em “Desligar”. Prontinho! Você pode retirar o cabo USB do aparelho sem medo de perder os dados.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!