Como consertar um Android que não se conecta ao PC [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como consertar um Android que não se conecta ao PC [vídeo]

Não é raro ver usuários de aparelhos com Android tendo problemas ao conectar seus gadgets ao PC na hora de transferir fotos, vídeos e músicas. Ao colocar o cabo USB, a resposta é quase imediata: “O software de driver do dispositivo não foi instalado com êxito”.

Mesmo que o problema pareça um bicho de sete cabeças, a solução não é tão complicada assim. Antes de correr para a assistência técnica, você pode seguir duas dicas bastante simples para resolver o problema sem qualquer ajuda: com poucos toques na tela do gadget ou alguns cliques no computador, seu Android pode ficar pronto para transferir arquivos via USB ou wireless. Confira abaixo as possibilidades de consertar seu smartphone!

Depuração de USB

Muitos aparelhos vêm prontos para o desenvolvimento de aplicativos. O único problema é que, na maioria das vezes, isso acaba impedindo que o gadget se conecte ao computador sem a instalação de um software específico. Com isso, a conexão tanto por USB quanto pela rede Wi-Fi acaba desabilitada.

          

Para trocar o modo de execução, você só precisa acessar o menu de configurações de seu Android, selecionar “Aplicações” ou “Aplicativos”, seguir para “Desenvolvimento” e desmarcar a box “Depuração de USB”. Pronto! Com isso, seu gadget já deve funcionar normalmente.

Cartão de memória

Caso a opção de “Depuração de USB” não esteja marcada ou não resolva o problema, você ainda tem uma segunda chance de fazer seu Android funcionar: basta retirar o cartão de memória do gadget e, com a ajuda de um leitor de cartões, formatá-lo por meio do próprio computador. Isso faz com que todas as configurações de fábrica sejam totalmente zeradas e o sistema então deve voltar ao pleno funcionamento.

Antes disso, não se esqueça de transferir para seu computador tudo o que foi salvo no cartão, já que o processo apaga inclusive suas fotografias e vídeos. Quando a formatação for concluída, coloque novamente o cartão no aparelho e, caso ele ainda não funcione, reinicie o sistema desligando e ligando seu Android.

Em último caso...

Em alguns casos é preciso seguir as duas instruções para que o computador seja capaz de reconhecer seu gadget. Se, mesmo com as duas tentativas, o PC ainda enviar mensagens de erro, o melhor a fazer é procurar a assistência autorizada. Você pode encontrar o endereço em sua cidade no próprio manual de instruções ou então ligar para o fabricante solicitando maiores informações. Assim, você mantém seu aparelho em pleno funcionamento e ainda conserva a garantia de fábrica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.