Ganhei um celular com Android! E agora, Baixaki?

6 min de leitura
Imagem de: Ganhei um celular com Android! E agora, Baixaki?

Você comprou ou ganhou um smartphone que roda Android. Teve o gostinho de abrir a caixa, retirar cuidadosamente todas as películas protetoras e ligar o aparelho pela primeira vez. Você já teve suas primeiras impressões, mas agora precisa de muitas dicas, além de rechear seu gadget com aplicativos úteis e indispensáveis, certo?

Para isso, preparamos uma lista com tudo o que você não pode deixar de lado para curtir o que o aparelho tem a oferecer, aproveitando ao máximo todas as funções de seu smartphone. Prepare seu gadget e vamos às dicas e downloads!

A primeira sugestão valiosa é o app oficial do Baixaki. Com ele você sempre fica ligado nos melhores aplicativos do Market e ainda pode conferir a opinião da equipe do Baixaki sobre cada app. Assim, você não vai mais perder tempo ou dinheiro: nós fazemos todo o trabalho pesado por você. Aplicativos que parecem bons e acabam decepcionando não vão entrar no seu Android!

Personalização completa

Com o Android você pode mudar absolutamente tudo no visual do gadget. Para começar, escolha um launcher legal. Ele vai mudar o estilo dos menus, ícones, transições e diversos outros detalhes. Você também pode mudar a maneira de digitar: caso seu aparelho não tenha teclado físico, coloque a versão do Ice Cream Sandwich ou o sistema Swype com o SlideIT.

     

Além disso, existem várias maneiras de configurar o Android para que ele funcione como você quiser. Você pode, por exemplo, pedir que o navegador sempre abra páginas no modo paisagem ou elimine as imagens para usar menos do seu pacote de dados. Para isso, acesse o menu de configurações por meio do próprio navegador.

Você também pode gerenciar o dicionário do gadget para que ele reconheça nomes ou palavras específicas. Em “Idioma”, no menu de configurações do aparelho, procure as configurações específicas do teclado e inclua palavras no dicionário pessoal.

Fale de graça!

Já gastou todas as suas economias na compra do gadget? Não esquente com isso. O WhatsApp Messenger pode fazer você deixar de lado as despesas com SMS. Ele funciona sempre que seu aparelho estiver conectado à rede, seja Wi-Fi ou 3G, mas você só vai poder falar com quem também tem o app instalado, não importa em que sistema operacional. Além de SMS, o sistema pode quebrar um galho no envio de fotos, vídeos, sons e posição de GPS.

Se quiser, você pode aproveitar o melhor do Skype também na versão móvel, fazendo chamadas de vídeo e áudio. Seus amigos conversam pelo chat do Facebook, têm MSN, Gtalk e até mesmo ICQ ou Yahoo! Messenger? Fale com todos eles de uma só vez com o Palringo Instant Messaging! Você pode criar grupos de amigos e, de quebra, ainda dispensa os apps individuais de cada serviço.

Use todo o potencial do GPS

Para não se perder mais, o Google Maps encontra você no globo e ajuda muito na hora de traçar qualquer rota e ainda direciona você até o local desejado, tudo isso sem cobrar nada. Tudo o que você precisa é ter o sistema de GPS do aparelho ativado. Para buscar estabelecimentos, você vai precisar também de conexão com a internet.

     

Se quiser investir em um aplicativo ainda mais completo, passe para o Sygic: GPS Navigation, que tem uma interface de navegação ainda mais bonita, com visualização em 3D e a possibilidade de armazenar mapas para acesso offline.

Fotos incríveis para compartilhar

Enquanto o Instagram para Android não aparece no Market, você pode curtir outros aplicativos que vão deixar suas fotos ainda melhores. O mytubo e o Picplz são as alternativas mais próximas ao famoso app, mas você também pode conferir mais oito opções selecionadas pela equipe do Tecmundo neste artigo.

Entediado? Pegue o celular e parta para a jogatina

Games casuais são a chave para o fim do tédio: com eles, não importa o lugar em que esteja, você pode fugir de tudo e todos para embarcar em uma jogatina bastante divertida. Mas não pense que a brincadeira se resume ao Angry Birds! Confira neste link a lista com os 20 games mais divertidos para você fazer as horas voarem.

Games intensos para quem quer ver sangue na tela também aparecem no Market. Se quiser investir um pouco para ter games dignos de consoles sempre no bolso, parta para os incríveis BackStab, Shadowgun, Black Pegasus. E se o seu negócio são os games de corrida, Asphalt HD 6 Adrenaline e Need for Speed Hot Pursuit são indispensáveis.

Gerencie seus arquivos e melhore o desempenho do gadget

Mover, abrir, editar e organizar seus arquivos não é problema com o ASTRO File Manager. O gerenciador de arquivos mais popular do Android Market leva para seu smartphone uma maneira simples de acessar todos os diretórios de seu aparelho de forma intuitiva e sem que você precise configurar nada.

          

Um gerenciador de tarefas é essencial para manter seu Android funcionando sempre bem. Com o Watchdog Task Manager, você pode conferir todos os aplicativos em execução, ficar de olho em quanto cada um consome de memória e fechar os apps desnecessários. Assim, seu gadget passa a ter um rendimento muito melhor, principalmente na hora de partir para games mais pesados.

Fique longe de qualquer vírus!

Os malwares não são mais exclusividade dos computadores. Seu celular também pode ser infectado por vírus e aplicativos mal-intencionados. Para deixar seu gadget muito bem protegido use o Anti-Virus Free, da AVG. Além de proteção em tempo real, você também pode fazer o backup de seus dados e ainda tem disponível um sistema completo de acesso remoto ao smartphone.

Livros e documentos na palma da mão

Ler arquivos em PDF no seu Android é muito mais fácil com o Adobe Reader. Se você já está acostumado a ele em seu computador, não vai ter a menor dificuldade com a versão móvel. Livros, trabalhos e documentos de todos os tipos podem ser visualizados por ele.

     

Para documentos do pacote office, use o Documents To Go e não deixe de fazer nada que faria na frente do computador. No entanto, a versão gratuita é limitada à visualização de documentos.

Abra qualquer QR code

Um leitor de QR code é essencial para qualquer smartphone. Eles aparecem em embalagens, campanhas publicitárias, estabelecimentos comerciais e até mesmo no próprio Android Market. Para decifrar o que existe por trás das imagens, use o QR Droid e receba todos os dados em poucos segundos.

Tudo isso e muito mais!

O Android permite que você faça de tudo em seu aparelho. Quer acessar a internet em outros eletrônicos, mas não existe rede Wi-Fi disponível? Transforme seu smartphone em um ponto de acesso. Se você gosta de muitas das funções do iPhone, pode repetir a dose em seu Android baixando aplicativos que simulam as melhores ferramentas do telefone da Apple.

Os widgets também podem deixar seu aparelho ainda mais incrível, dando acesso rápido a diversas funções. Mantenha o toque em um espaço vazio na tela inicial do aparelho e escolha o widget que quiser. Se preferir, o mesmo caminho serve para incluir atalhos para aplicativos ou contatos.

Em meio a tantos aplicativos, alternativas para quem curte música também não faltam: ouvir qualquer artista e até mesmo reconhecer canções com seu aparelho também é possível. Você também pode criar seus próprios toques diretamente no smartphone, deixando a personalização completa.

....

Com essas dicas esperamos que você possa curtir ainda mais tudo o que seu Android tem a oferecer. Lembre também de baixar o aplicativo oficial do Baixaki, para ficar ligado em todos os lançamentos do Market e nas opiniões da equipe sobre cada app.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.