Desenvolvedor descobre aplicativo espião para Android que sabe tudo sobre você

O Carrier IQ registraria em tempo real cada tecla pressionada e as buscas na internet, mesmo se você estiver offline.
  • Visualizações29.015 visualizações
Por Nilton Kleina em 30 de Novembro de 2011

É muito comum ter receio na hora de instalar um aplicativo novo em seu smartphone, já que vários malwares estão espalhados pelos aparelhos Android. Mas um desenvolvedor foi além dessa preocupação, rastreou o funcionamento de um programa e descobriu que ele é um espião que registra cada tecla pressionada por você.

Trevor Eckhart postou dois vídeos em seu canal no YouTube acusando o Carrier IQ (um programa para Android que diagnostica redes e chamadas) de ser um malware e até provando que seus passos eram gravados pelo aplicativos.

Com o aparelho em Modo Avião, ele navega pelo aplicativo e descobre que todas as teclas pressionadas foram registradas em tempo real. Depois disso, ele se conecta via Wi-Fi para visitar o Google e, mesmo negando o compartilhamento de sua localização e navegando em HTTPS (o que deveria aumentar a segurança), o Carrier IQ também registrou as informações e as enviou para fora do celular.

Ao mostrar o relatório de mensagens de texto enviadas, não restam dúvidas de que o aplicativo registra seus passos – e que isso só pode ser retirado com a troca do sistema operacional. A empresa negou as acusações e já está processando Eckhart há alguns dias, desde que o primeiro vídeo foi publicado.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!