Android passa iOS e é líder em download de aplicativos

1 min de leitura
Imagem de: Android passa iOS e é líder em download de aplicativos

(Fonte da imagem: Divulgação / Google)

O mercado de aplicativos para sistemas operacionais móveis tem um novo líder: o Android, que agora detém 41% da preferência dos usuários, contra 31% do iOS, da Apple. A informação parte da pesquisa Mobile Applications Market Data, realizada pela ABI Research durante maio e agosto de 2011.

O número coincide também com o aumento de encomendas de aparelhos utilizando Android: os pedidos aumentaram em 23%, contra apenas 9% do iPhone no mesmo período. Ainda de acordo com a pesquisa, somando as duas companhias, 29 bilhões de aplicativos devem ser baixados por usuários de todo o mundo em 2011.

Ainda assim, o maior número de downloads por pessoa ainda é da Apple, com uma proporção individual de dois downloads no iOS para cada aplicativo baixado no Android.

Analistas da ABI Research explicaram que o principal fator para a ultrapassagem da Google seria a estratégia de ser uma plataforma livre, permitindo uma maior aproximação dos usuários e de empresas menores interessadas em produzir aplicativos.

Falando em quantidade

A research2guidance também publicou uma pesquisa sobre os downloads em tablets e smartphones. No mês de setembro, o Android contabilizou 500 mil aplicativos no Market, aprovando 42 mil só nos 30 dias contabilizados. Ainda assim, segundo o InformationWeek, 37% deles foram excluídos ou reprovados posteriormente, resultando em cerca de 315 mil programas ativos.

Já a Apple fechou o mês com 600 mil, mas também sofreu um corte no valor: com a exclusão de 24%, sobram 456 mil aplicativos para iPods, iPads e iPhones. A Microsoft, que ainda está começando a investir no ramo, já conta com 35 mil programas em sua loja online.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.