Como alterar a interface do Android [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Como alterar a interface do Android [vídeo]

Quem compra um Android sabe o que é liberdade. Você pode alterar as janelas, telas iniciais, menus, transições, widgets e muito mais. Mas você está usando toda a capacidade de personalização do seu dispositivo? Experimente alguns dos softwares de personalização que o Tecmundo separou para você e mude a cara do seu Android.

NetFront Life Screen

Quem procura uma alternativa completamente nova pode se sentir inclinado a instalar o NetFront Life Screen. O sistema de interface desse programa é bastante diferente do padrão do Android, mas requer que você tenha um processador capaz de rodá-lo.

O launcher funciona com duas telas inicias, com ícones personalizáveis e exibição de conteúdo direto na tela inicial. Ele vem com diversos aplicativos pré-instalados, porém, você precisa fazer login pelo sistema para visualizar suas mensagens, por exemplo.

    

Você pode baixar o NetFront Life Screen nesse link (Android 2.1 ou superior).

Launcher 7

Já pensou como seria usar um Android com a interface desenhada pela Microsoft? Com o Launcher 7 você pode ter a experiência.

Embora o Launcher 7 não seja um lançamento oficial da gigante da informática para o Android, seu visual é inspirado na plataforma móvel da companhia de Bill Gates, com duas homescreens “roláveis”. Em uma você tem todos os seus programas e, em outra, seus atalhos e widgets.

Você pode personalizar a cor dos seus menus para deixar seu smartphone com a sua cara. Esse é, provavelmente, o software de alteração de tela inicial mais intuitivo de ser utilizado desta lista.

    

Você pode baixar o Launcher 7 nesse link (Android 2.1 ou superior).

Launcher Pro

Um dos softwares de troca de tela inicial mais famosos do Android Market, o Launcher Pro é cheio de funcionalidades extras. Da possibilidade de girar a tela inicial até widgets estilizados para a área de trabalho, você pode alterar praticamente o Android todo com esse launcher.

O Launcher Pro possui uma versão paga com recursos extras, mas a versão gratuita já é o suficiente para a maioria dos usuários. São dezenas de novas opções nas pontas dos seus dedos.

    

Você pode baixar o Launcher Pro nesse link (Android 2.0 ou superior).

Regina 3D Launcher

O Regina 3D Launcher é um dos mais belos e pesados substitutos para a interface oficial do Android. Como ele se baseia em efeitos 3D e transparências, se você não tiver um dispositivo capaz de executá-lo com perfeição, sua experiência pode se tornar frustrante. Para quem tem um smartphone rápido, no entanto, essa é uma ótima opção.

As opções de personalização do Regina 3D são imensas. Você pode colocar um wallpaper diferente em cada área de trabalho, alterar a ordem das homescreens e até mesmo brincar com os números do widget de relógio que vem pré-instalado no software.

Além disso, o Regina 3D Launcher possui várias aplicações extras no Android Market, permitindo que você baixe e instale pacotes de wallpapers, visualizações de clima e muito mais para personalizar seu dispositivo.

    

Você pode baixar o Regina 3D Launcher nesse link (Android 2.1 ou superior).

GO Launcher EX

Outro launcher com diversos widgets integrados especificamente desenhados para ele, o GO Launcher EX dá ao usuário uma interface com mais opções que o Android básico. Na tela de aplicativos, você tem listagens de todos os instalados, utilizados mais recentemente e apps em execução. Para a tela inicial existem widgets de controle de aplicações em execução e Twitter, por exemplo, mais bem desenvolvidos que no sistema original.

O GO Launcher EX possui temas como diversos outros softwares, mas a maioria deles é paga. Existem diversas animações novas para troca de homescreen e para várias outras partes do Android. E as configurações permitem ao usuário customizar o sistema do jeito que ele bem entender.

    

Você pode baixar o GO Launcher EX nesse link (Android 2.0 ou superior).

Zeam Launcher

Quem quer uma interface simples, funcional e leve já tem um favorito. O Zeam Launcher é o software que substitui a aparência-base do Android por uma com alguns recursos a mais, com maior possibilidade de personalização, e sem sacrificar o poder de processamento do seu dispositivo.

    

Você pode baixar o Zeam Launcher nesse link (Android 2.2 ou superior).

ADW.Launcher

Para finalizar, o ADW.Launcher é um concorrente de peso para todos os anteriores. O software foi escolhido para ser a visualização oficial da ROM mais famosa para Android, o CyanogenMod, e está presente na maioria dos dispositivos com permissão de superusuário.

As possibilidades de personalização do ADW.Launcher são bastante grandes. O usuário pode inclusive baixar pacotes de ícones para alterar os atalhos de aplicativos padrão como Gmail, Configurações e Mensagens. As alterações não param por aí, com animações diferentes para troca de tela, bandeja de opções para atalhos e widgets na área de trabalho e muito mais.

    

Você pode baixar o ADW.Launcher nesse link (Android 2.0 ou superior).

.....

Esses foram alguns dos launchers mais conhecidos do Android, mas não são todos. Experimente pesquisar no Android Market no seu celular por outras opções e escolha a que mais adequada ao seu dispositivo e às suas necessidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.