O que esperar do novo Android Ice Cream Sandwich

6 min de leitura
Imagem de: O que esperar do novo Android Ice Cream Sandwich

(Fonte da imagem: Divulgação Google)

Depois da grande repercussão gerada pelo vazamento das primeiras imagens de um aparelho rodando o novo sistema Android, na semana passada, a dúvida agora é: o que esperar do Android Ice Cream Sandwich?

Especulações sobre as novas funções do sistema operacional têm surgido em grande quantidade na rede, mas, como saber o que é fato e o que é apenas boato? Nós do Tecmundo fomos atrás de todas as informações disponíveis a respeito do sistema e abaixo listamos algumas das novas funções do Android Ice Cream Sandwich.

Lançamento e versão

Apesar de ainda não haver nenhuma informação oficial sobre a data de lançamento, o mais provável é que ela ocorra em outubro deste ano. O primeiro smartphone a rodar o novo sistema será o Google Nexus Prime. Terceiro modelo da série Nexus, ele deve ser fabricado pela Samsung e tentará ofuscar o lançamento do iPhone 5, que vai ocorrer quase que simultaneamente.

Quanto à versão, também não há nenhuma confirmação por parte da Google se ela será a 2.4 ou 4.0. Contudo, o mais sensato seria usar a segunda opção, visto que o sistema será um híbrido do Honeycomb 3.0 e das versões para telefones.

Um sistema, várias plataformas

(Fonte da imagem: Google I/O)

Hoje o grande problema do Android é a sua fragmentação. Há uma versão diferente para cada tipo de plataforma, seja ela um tablet ou um smartphone. Com o Ice Cream Sandwich, a realidade será diferente. A proposta do sistema é ser único em todos os aparelhos.

Dessa forma, desenvolvedores de aplicativos para o sistema terão mais liberdade de criação e uma maior facilidade para alcançar todos os tipos de dispositivos. Aplicativos também serão compatíveis com todas as plataformas, cabendo ao sistema operacional manuseá-los da melhor maneira possível.

Novamente será open source

A Google costumava sempre liberar o código fonte de seus sistemas alguns meses depois do lançamento. Contudo, o mesmo não ocorreu com o Honeycomb. Segundo a própria empresa, isso foi feito para preservar os usuários de instalarem o Android 3.0 em smartphones e consequentemente terem uma má experiência de uso.

Contudo, o novo sistema Android deverá ter seu código revelado logo após o lançamento. Isso com certeza fará a alegria de todos aqueles que gostam de ROMs customizadas, sendo que poderemos esperar melhorias constantes feitas por usuários durante a estabilização do Ice Cream Sandwich.

Interface revolucionária

Ok. Talvez a interface não seja uma revolução para aqueles que já tiveram o prazer de usar o Honeycomb em um tablet, mas para quem só teve contato com o Android em smartphones, com certeza será uma agradável surpresa.

A Google promete inserir todas as inovações lançadas no seu sistema para tablets na nova cara do Ice Cream Sandwich. Entre as alterações, está um novo “app launcher”, uma interface holográfica, que possibilita manusear com liberdade widgets e ícones na tela, além do painel de controle multitarefas.

Até 1,8 vezes mais rápido que o Honeycomb

Essa informação é com certeza apenas um rumor, visto que não foram feitos testes públicos na plataforma. Contudo, é bem provável que essa versão do Android seja a mais rápida até aqui.

Isso pode ainda ser comprovado pelo fato de que até então nenhum sistema Android para celulares havia sido otimizado para o uso de processadores dual-core. Contudo, considerando que o sistema deverá ser lançado em um aparelho com o processador OMAP 4 (veja vídeo abaixo), é bastante provável que o Ice Cream Sandwich possua diversas melhorias no uso de processadores com núcleo duplo.

Requerimentos e retrocompatibilidade

Ainda não há informações de qual será o hardware mínimo para poder rodar o novo Android. Porém o time do Google anunciou que é bastante provável que qualquer aparelho que seja capaz de rodar o Android 2.3 satisfatoriamente, também poderá ser atualizado para o Ice Cream Sandwich.

(Fonte da imagem: Divulgação Google/HTC)

Aliás, quanto às atualizações, a Google está inserindo novas diretrizes que prometem garantir que aparelhos tenham seus sistemas atualizados periodicamente pelos primeiros 18 meses após o lançamento. Dessa forma, haveria uma menor fragmentação dos sistemas existentes, visto que a grande maioria que possuir hardware suficiente estará atualizada com a última versão.

Além disso, a Google também promete lançar junto do novo sistema operacional uma ferramenta de temas para a interface. Esse será um grande passo para acelerar as atualizações de operadoras e fabricantes, pois dessa forma a Google poderá reformular sempre o núcleo do sistema sem tocar nas personalizações superficiais de cada marca.

APIs e evoluções da câmera

Finalmente pode se dizer com certeza que o Ice Cream Sandwich também trará uma nova gama de APIs. Entre eles, alguns que trabalham com a câmera já foram revelados. Como pode ser visto no vídeo abaixo, gravado na conferência Google I/O que ocorreu em maio, o tratamento de imagens e o trabalho em 3D sofreu grandes avanços.

Tratamento de imagens em tempo real, reconhecimento de face (como um Kinect) e perspectiva em três dimensões são algumas das novidades que podem ser conferidas no vídeo. Além disso, há também o sistema para videoconferências, que reconhece quem está falando na reunião e traz o foco da câmera para essa pessoa.

Rumores e mais rumores

Como não poderia deixar de ser, ainda existem diversas outras características que foram sondadas, mas que não possuem nenhuma forma de confirmação.

Entre elas está uma adição há muito tempo aguardada, que seria a possibilidade de comprar músicas através do Android Market. Existem indícios de que a nova versão do Market já está preparada para começar a oferecer esse serviço, entretanto não se sabe se ele será mesmo lançado junto com o novo sistema operacional ou posteriormente.

Outro serviço que poderá ser oferecido a partir do lançamento do Ice Cream Sandwich é o Google Games. Ele seria um portal para concorrer diretamente com o Game Center do iPhone, oferecendo aos usuários do Android a possibilidade de interagir com outros jogadores e se divertir com diversos games online.

Também há a especulação sobre a melhoria da tecnologia de docks desenvolvida pela Motorola. Com a recente aquisição da empresa pela Google, fala-se que o novo Android poderá oferecer diferentes formas de conexão a outros aparelhos instantaneamente. Estamos falando de poder conectar o celular à sua televisão e acessar o conteúdo da Google TV ou até mesmo uma versão do navegador Chrome na tela, entre outras infinitas possibilidades.

Ainda no ramo das especulações, parece que a Samsung também tem um forte concorrente na batalha para ter o próximo Nexus. A LG pretende entrar com força na briga ao anunciar que está próxima de lançar o primeiro smartphone quad-core do mercado, que também rodará o Android Ice Cream Sandwich.

Enfim, o que já vazou na internet

Em uma espécie de parceria, as páginas RootzWiki e  Android Police divulgaram duas fotos cada de como está o atual processo de desenvolvimento do novo Android. Embora não seja muita coisa, pelas imagens e informações dos endereços acima, podemos notar que:

  • O tema é mais azulado, lembrando bastante o Honeycomb;
  • GMail possui um novo tema;
  • O ícone no canto inferior direito parece ser um gestor de tarefas;
  • A câmera agora possui um modo panorâmico;
  • Ainda não possui o kernel 3.0 do Linux.

Agora só nos resta esperar pelo lançamento e acompanhar aqui no Tecmundo todas as novidades do Android. Enquanto isso, ainda há espaço para especular, portanto leitor fique a vontade. Use os comentários abaixo para dizer: o que você espera no novo sistema operacional Android?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.