Nova interface do Android Market já está disponível

2 min de leitura
Imagem de: Nova interface do Android Market já está disponível

O Android Market segue em constante evolução. A cada nova versão, ele se torna mais interativo e bonito, oferecendo mais opções para os usuários encontrarem o aplicativo ideal. Agora, já é possível baixar a versão 3.0.26 da loja, antes mesmo de seu lançamento oficial.

Como instalar a atualização

O primeiro passo é baixar o arquivo APK, clicando neste link. Em seguida, você deve colocá-lo no cartão de memória do seu aparelho. Para facilitar, é possível criar uma nova pasta, que otimize sua busca pelo arquivo mais tarde.

Para acessar o cartão de memória do Android, você pode usar o aplicativo ASTRO File Manager. Ao localizar o arquivo APK, clique sobre ele e selecione a opção “Open App Manager” (Abrir gerenciador do aplicativo).

Ela vai levar você às opções do Android Market. Em seguida, clique em “Upgrade” para começar a atualização. Atenção: é possível que o Android exiba uma mensagem de instalação bloqueada.

Para solucionar esse problema, acesse as configurações de aplicativos e marque a caixa que permite a instalação de aplicativos de terceiros (ou seja, que não estejam no Android Market). Isso vai resolver o problema.

A atualização é rápida e, em poucos segundos, você pode acessar a nova versão do Android Market em seu smartphone ou tablet.

Novidades do mercado de aplicativos

O visual do Android Market sofreu uma grande mudança, mas sem perder a identidade. Agora, a loja de apps está muito mais parecida com sua versão web. Além disso, o Market para smartphones também ficou semelhante à versão para tablets, disponível no Honeycomb.

Interface antiga e sua atualização. (Fonte da imagem: Tecmundo )

O primeiro aspecto notável é a página principal. Os aplicativos em destaque são exibidos em imagens grandes – um estilo que lembra muito a interface do Windows Phone 7. Para visualizar categorias de busca, basta deslizar os dedos para o lado.

A interface está dividida em colunas, que exibe todas as categorias de aplicativos, os mais baixados (pagos ou gratuitos), os apps recém-adicionados ao Market e as indicações da Google, que são jogos e programas de maior qualidade e destaque.

Interface antiga e sua atualização. (Fonte da imagem: Tecmundo)

A navegação por colunas deixou o Market mais dinâmico, ampliando o número de apps nas páginas para que você visualize um número de sugestões ainda maior. A visualização da página de cada aplicativo também mudou.

As screenshots do app aparecem no topo da página, com muito mais destaque do que na versão anterior do Market. Logo abaixo, é possível visualizar a descrição, novidades e os comentários de outros usuários.

Interface antiga e sua atualização. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Além disso, você pode acessar outros aplicativos do mesmo desenvolvedor e sugestões de programas similares. Se quiser, também é possível compartilhar o aplicativo por email e redes sociais, clicando no ícone que aparece no topo da interface.

A opção que exibe os aplicativos instalados no aparelho também ficou mais limpa e funcional, destacando na tela os apps que precisam ser atualizados. O botão que realiza update automático em todos os programas ao mesmo tempo continua aparecendo.

Por fim, podemos notar uma mudança sutil, mas que pode mostrar o futuro das novas versões do sistema operacional. O botão para voltar está localizado na parte superior da tela, assim como aparece no Honeycomb – a versão do Android que suprimiu os botões do aparelho.

Seria essa uma indicação de que a próxima versão do Android para smartphones não terá botões físicos? Seja como for, podemos perceber que o novo Android Market está mais bonito, funcional e intuitivo, e tem tudo para agradar aos exigentes usuários do SO da Google.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.