Atualização do teclado do Android tem modo para uma mão só e mais novidades

3 min de leitura
Imagem de: Atualização do teclado do Android tem modo para uma mão só e mais novidades
Imagem: TecMundo

A Google começou a liberar uma atualização das grandes para seu aplicativo oficial de teclado do Android, trazendo uma quantidade tão vasta de novidades que poderiam muito bem ser divididas em dois updates separados – pois ainda assim seriam significativos. Além de um novo modo para uso com uma mão só e melhorias de interface, o software ganhou novos gestos bastante úteis e até opções de personalização, entre outras coisas.

Na versão 5.0 do Google Keyboard, é possível ativar o modo de uso com uma mão ao manter a tecla da vírgula pressionada por algum tempo e selecionando o novo ícone – também é possível definir essa variação como padrão no menu de configurações. Com esse recurso ativado, você poderá usar o botão da seta para trocar entre opções para destros e canhotos. Toque no ícone com quatro setas para voltar para o teclado de duas mãos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova versão do Google Keyboard vem com um modo de uso com apenas uma mão

A tecla normalmente usada para alternar entre letras, números e símbolos agora também ganhou opções para permitir o acesso rápido aos emojis e a um teclado numérico similar ao do app de telefone. Outra novidade é a opção de adicionar bordas a cada caractere, deixando-os mais separados e diminuindo as chances de tocar no símbolo errado acidentalmente. Tocar em um campo de senha faz com que a barra de sugestões seja substituída por botões numéricos.

A nova versão do Google Keyboard também passa a permitir que os usuários personalizem a “altura” do teclado. Você poderá escolher uma entre cinco opções, que vão de “curto” a “alto”, em uma barra deslizável – o cumprimento que era o padrão até antes da atualização equivale à variação “normal”, localizada na posição intermediária. O update adiciona ainda suporte ao Unicode 9.0, tornando o sistema compatível com os emojis mais recentes.

Gestos úteis

Mais acréscimos interessantes vêm no front dos gestos, que agora incluem a possibilidade de apagar palavras inteiras de uma vez ao deslizar o dedo para a esquerda a partir da tecla “backspace”. Caso você faça o movimento lentamente, os termos serão selecionados um a um e só serão deletados de vez quando você parar de tocar a tela.

Novos gestos vão permitir apagar palavras inteiras de uma vez e mover o cursor de digitação com facilidade

O update também vai facilitar o posicionamento do cursor de digitação graças à eliminação da “alça” de posicionamento. Agora basta encostar uma vez qualquer lugar da barra de espaço e deslizar seu dedo para a direita ou a esquerda para que o indicador seja movido. Sugestões de palavras também podem ser eliminadas para sempre ao serem pressionadas por alguns instantes e arrastadas para a lixeira que aparece após sua seleção, impedindo que termos que você dificilmente usaria voltem a ser exibidos entre as previsões do telado.

Melhorias constantes

Quando abrirem a nova interface pela primeira vez, os usuários serão informados sobre as novidades por meio de um pequeno tutorial. Por fim, agora há a possibilidade de enviar pequenas amostras anônimas dos termos digitados para que a Google possa fazer melhorias do teclado, o que provavelmente vai ajudar a aprimorar as sugestões de palavras e tornar as previsões mais inteligentes.

Um pequeno tutorial deve apresentar as novidades quando o teclado for aberto pela primeira vez após a atualização

O Google Keyboard 5.0 já começou a ser liberado pela Gigante das Buscas nos Estados Unidos por meio de uma atualização automática disponibilizada na Play Store. Ainda não há previsão para a chegada oficial do update ao Brasil, mas isso não deve demorar muito. Caso você não queira esperar, pode clicar aqui para baixar o APK da nova versão por sua conta e risco.

O que você achou das novidades da atualização 5.0 do Google Keyboard para Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.