12 coisas que todos deviam fazer em seus smartphones Android

5 min de leitura
Imagem de: 12 coisas que todos deviam fazer em seus smartphones Android

O Android é, sem dúvidas, o sistema operacional portátil mais popular da atualidade. Ele é instalado em smartphones das mais diversas faixas de preços, e fabricantes de todo o mundo investem seus esforços na criação de aparelhos que possam extrair ao máximo os seus recursos.

Mas será que você sabe como utilizar o Android da melhor forma possível? Será que não existem alguns truques que poderiam ser aproveitados para facilitar a utilização e a experiência do sistema portátil?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A verdade é que existem, sim! E, por mais que ninguém fale sobre essas possibilidades, elas são bem simples de serem acessadas e configuradas. Quer saber mais sobre isso? Então confira agora mesmo as 12 dicas que trouxemos para você levar o seu smartphone muito mais além.

1. Fuja de logins

Algumas fabricantes pedem para que os consumidores façam login em diversas contas — Samsung Accounts, Motorola Accounts e outras. Mas você não precisa fazer isso somente porque o smartphone está pedindo. Opte por não se cadastrar nesses serviços e faça a conexão apenas com a conta Google — ela, sim, será importante para a compra e o download de aplicativos essenciais para o bom uso do aparelho.

2. Limpe a sua tela inicial

Assim que você compra um novo smartphone, é comum que a tela inicial esteja repleta de aplicativos que você nunca vai usar. Felizmente, modificar isso é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é pressionar o atalho do software e então arrastá-lo até a opção “Remover” (que pode estar no topo ou na parte de baixo da tela).

3. Limpe a sua lista de apps

O item acima ensinou você a apagar atalhos, mas não apps. Caso você queira se livrar de uma vez por todas dos aplicativos, deve repetir o procedimento acima na gaveta de aplicativos. Pressione o atalho e o arraste até “Desinstalar”. Alguns softwares são protegidos. Nesse caso, arraste o atalho até “Informações” e opte por “Desativar” o aplicativo — isso fará com que atualizações sejam bloqueadas, e o atalho será eliminado.

4. Configure seus apps

Se você recebe muitos emails, provavelmente não vai querer que seu aparelho vibre e acenda luzes a cada nova mensagem. Por isso, é bem importante acessar as configurações do Gmail e modificar as notificações — isso será vital para a manutenção da sua saúde mental em alguns momentos. O mesmo vale para outros apps que trabalham com muitas notificações, como WhatsApp, Facebook e afins.

5. Configure a Play Store

Você não tem um plano de internet móvel ilimitado — ninguém tem —, por isso não vai querer que seus apps comecem a ser atualizados quando você estiver com os últimos 30 MB de sua franquia guardados para emergências. Para evitar isso, basta acessar as configurações da loja Play Store, pressionar “Atualizar apps automaticamente” e então marcar “Somente via Wi-Fi”.

6. Aumente sua segurança [1]

É claro que você não quer que pessoas não autorizadas possam acessar suas fotos, seus arquivos e as conversas que você teve com os amigos. Por isso, você deve acessar as configurações, ir até “Segurança” e então ativar o bloqueio de tela. Você pode optar por padrões de desenho, códigos numéricos ou mesmo senhas que mesclam números e outros caracteres.

7. Aumente sua segurança [2]

Ativar o “Device Manager” é essencial para fazer o rastreio do aparelho em caso de perda ou roubo. Para isso, vá até as “Configurações Google” (a partir do Android Marshmallow, isso se tornou uma opção dentro de “Configurações”) e procure por “Segurança”. Lá, ative a opção “Localizar remotamente o dispositivo” — pelo navegador será possível encontrar o dispositivo, fazer o bloqueio e até a formatação dele.

8. Use widgets

Um dos grandes destaques do Android está no fato de ele permitir o uso de widgets interativos em seu smartphone. Alguns de seus apps já possuem suporte para isso, e você certamente vai encontrar algum que se encaixe em suas necessidades. Para descobrir se o seu aparelho já tem algum widget instalado, pressione a tela inicial e então selecione “Adicionar Widgets”.

9. Crie exceções para o “Não perturbe”

Ninguém quer as notificações incomodando o tempo inteiro, mas também é preciso tomar cuidado para não perder ligações ou mensagens importantes. Por isso, a partir do Android Lollipop se tornou possível criar exceções para o modo “Não perturbe”. Para isso, vá até Configurações > Som e notificação > Não perturbe. Depois disso, acesse “Somente prioridades” e escolha quais podem ser as exceções.

10. Personalize o aparelho

Algo bem legal a ser feito no Android é personalizar o sistema operacional com launchers dos mais diversos tipos. Eles podem modificar a área de trabalho, os ícones de aplicativos, as animações e muito mais. Gostou da ideia? Então confira uma lista com alguns dos launchers mais legais que estão disponíveis atualmente.

11. Acelere a interface

Na hora de usar o gadget, ninguém quer saber de lentidão. Por isso, hoje trouxemos uma dica bem simples e interessante de como fazer o seu aparelho ficar com a interface mais ágil. Trata-se da aceleração de interface por meio das opções avançadas de desenvolvedor, alteração bem simples que exige apenas alguns rápidos passos. Confira agora mesmo como fazer isso em poucos instantes.

  • Vá até as Configurações e procure por “Sobre o telefone”.
  • Lá, localize “Número da versão” e pressione a opção várias vezes, até receber a mensagem “Você agora é um desenvolvedor”.
  • Depois disso, volte à pasta de configurações e acesse a opção “Desenvolvedor”, que agora está disponível no aparelho.
  • Na nova janela, você poderá encontrar três opções referentes às animações da interface. São elas: “Animação em escala”, “Animação de transição” e “Escala de duração da animação”.
  • Por padrão, as três são marcadas com velocidade de “uma vez”. Pressione a primeira delas e então mude o valor para “0,5X”.
  • Repita o processo nos outros dois valores, e pronto! Agora é só reiniciar o aparelho e aproveitar as novas acelerações de interface.

12. Melhore a autonomia de bateria deletando um app

Essa dica é difícil de ser seguida, porque ela envolve deletar um dos apps mais usados em todo o mundo. Estamos falando do Facebook. De acordo com vários especialistas, excluir o app oficial da rede social pode fazer com que as baterias durem até 20% mais. Será que você consegue seguir essa dica?

.......

Como você faz para que seu Android fique sempre tinindo? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.