Gaveta de aplicativos pode deixar de existir com a chegada do Android N

1 min de leitura
Imagem de: Gaveta de aplicativos pode deixar de existir com a chegada do Android N

O app drawer, recurso conhecido no Brasil como “gaveta de aplicativos”, pode ficar de fora do Android N. Ao menos é o que sugere o mais recente vídeo que promove a nova versão do Google Maps para o Nexus 6P. Lançada no último dia 26, a peça publicitária não apenas exibe as novidades do serviço de navegação da “Gigante das Buscas”, mas revela também o que parece ser o novo design da nova versão do app.

A ausência do atalho que permite acesso rápido às ferramentas secundárias do sistema não foi confirmada pela Google. Ainda assim, vários usuários do Android foram inflamados pela suposta atualização, conforme observa o Droid Life. “Espere: então para onde os aplicativos foram?”, comenta um dos membros do fórum Reddit, por exemplo. A interface do Android apresentada junto do update para o Google Maps pode ser conferida durante os 2 primeiros segundos do vídeo promocional:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Rumores que sugerem a aposentadoria do icônico app drawer começaram a circular pela internet já há algum tempo. Segundo informa o Android Authority, a Google não estaria “inteiramente feliz” com a gaveta de aplicativos – tal insatisfação levaria a desenvolvedora do SO móvel, então, a remover o recurso da próxima versão do Android.

Há, ainda, quem especule sobre o lançamento de uma nova ferramenta como alternativa ao app drawer. Pode ser, também, que alguns dos serviços nativos do Android fiquem invariavelmente dispostos sobre a tela – o que não deverá agradar quem está acostumado a customizar a área de trabalho do celular.

Nenhum pronunciamento oficial foi feito até o momento pela Google. Mais informações sobre as novidades introduzidas pelo Android N deverão vir à tona em maio, durante a Google I/O 2016.

...

Quais recursos do Android deveriam ser reformulados ou substituídos? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.