Android N pode eliminar a gaveta de aplicativos do sistema operacional

1 min de leitura
Imagem de: Android N pode eliminar a gaveta de aplicativos do sistema operacional
Imagem: TechAdvisor

A Google pode ter planos de acabar com o sistema de gaveta de aplicativos na versão do Android que virá depois da 6.0 Marshmallow. De acordo com informações do Android Authority, a Gigante das Buscas já fez a mudança em builds de pré-lançamento do sistema operacional, que passaram a ter todos os apps instalados no aparelho exibidos diretamente na Home.

A gaveta de aplicativos é um diferencial que faz parte do Android desde a sua criação, funcionando como um dos recursos que diferenciam a plataforma da Google do iOS. Muitos dos usuários atuais gostam do sistema porque ele permite que apps pouco utilizados fiquem fora de vista, facilitando o acesso rápido a programas com os quais interagem com mais frequência e impedindo que a Home fique cheia demais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Citando duas fontes distintas, o Android Authority afirmou que a Google já distribuiu algumas versões prévias do Android N sem a gaveta de aplicativos. Embora dificulte um pouco a organização da página principal do seu celular, a medida eliminaria a necessidade de abrir a área separada para procurar algum software específico entre todos os que estiverem instalados, pois bastaria navegar horizontalmente pelas páginas do aparelho.

A motivação da Google para a mudança ainda não foi esclarecida, mas é possível que a similaridade facilite a migração de usuários do iOS para o Android. Seja como for, vale ressaltar que a ausência da gaveta em uma versão prévia do sistema não é garantia de que a alteração realmente vai chegar à versão final da plataforma. Informações oficiais sobre a novidade serão reveladas na próxima Google I/O, que acontece em maio.

Você acha que a remoção da gaveta de apps do Android é uma boa ideia? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.