10 coisas que você poderá fazer com o Android Wear e não imaginava

5 min de leitura
Imagem de: 10 coisas que você poderá fazer com o Android Wear e não imaginava

Você já deve ter ouvido falar ou lido alguma matéria sobre os smartwatches, relógios que têm a capacidade de operar integrados a celulares ou outros equipamentos eletrônicos.

Embora não seja exatamente uma novidade, já que os primeiros dispositivos com tal finalidade surgiram entre as décadas de 70 e 80, esse tipo de aparelho ganhou grande notoriedade nos últimos meses com o anúncio do Android Wear, sistema operacional para os chamados “gadgets vestíveis” da Google revelado em março deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De lá para cá, várias empresas que já desenvolviam seus relógios inteligentes resolveram adotar a plataforma da Gigante das Buscas. Os três modelos mais relevantes são o Motorola Moto 360, o LG G Watch e o Samsung Gear Live. Caso você queira conferir uma comparação desse trio, clique aqui. Mas isso não significa que eles são os únicos, e os rumores indicam que ASUS e HTC também trabalham em seus próprios smartwatches.

E o potencial de todos esses dispositivos pode ir muito além do que imaginamos. Mais do que ver a hora, receber notificações de chamadas e mensagens de texto, informar o clima de onde está e controlar a reprodução de músicas, você terá à sua disposição uma série de funções inusitadas e que também podem facilitar a sua rotina. São exatamente essas possibilidades que trazemos para você neste artigo.

1. Matar a fome

Você sai do trabalho sentindo que o seu estômago está se autodigerindo quando se depara com um grande congestionamento. O que você faz? Usa o seu relógio para ajudar a matar sua fome antes que ela mate você. Com o app do serviço Eat24, é possível comprar um de seus pedidos frequentes em algum de seus restaurantes preferidos.

Com poucos passos você pode configurar quais são seus pratos prediletos. Depois, bastam alguns toques na tela do smartwatch, ou comandos de voz, para que o seu almoço ou jantar seja providenciado e entregue na sua casa.

2. Embarque imediato

Se hoje é possível embarcar em um voo somente exibindo um ticket virtual com o seu smartphone ou tablet, em um futuro próximo você nem mesmo precisará tirá-lo do bolso ou da mochila. Tudo o que você precisará é mostrar um QR Code no seu relógio inteligente para o atendente da companhia aérea. Isso já está em prática pela Delta Airlines com a ajuda do software Fly Delta.

3. Precisando de uma carona?

Dias chuvosos são terríveis porque as filas dos ônibus se tornam gigantescas e encontrar um táxi disponível muitas vezes passa a se tornar uma tarefa árdua. Uma saída para se locomover pela cidade é pegar uma “carona profissional”. Essa é a proposta do serviço Lyft, com o qual você pode indicar a sua localização e pedir uma carona online para outro adepto do sistema mediante um pagamento. De quebra, você ainda pode fazer novas amizades. O aplicativo dessa ferramenta já é compatível com o Android Wear.

4. Twitter de voz

Você é daquele tipo de pessoa totalmente plugada e antenada? Não consegue ficar mais do que 10 minutos sem compartilhar algo com seus seguidores no Twitter? Então um smartwatch com o Bunting instalado será a sua salvação. Este app tem a finalidade de viabilizar o envio de tweets diretamente do relógio graças a um mecanismo de reconhecimento de voz e transcrição para texto.

5. Hora de estudar

Muitas pessoas alegam não conseguir aprender outro idioma por falta de tempo. Bem, para isso já existem ferramentas como o Duolingo, um serviço que oferece uma enorme quantidade e diversidade de lições para que você possa estudar a qualquer momento com o seu app para Android. Isso deve ficar ainda mais prático com a compatibilidade do programa com a plataforma vestível da Google. Assim, é possível aprender unicamente pelo seu relógio inteligente, e você passa a ter uma desculpa a menos para não assimilar novas línguas.

6. Pontos de interesse próximos

O Pinterest é basicamente uma rede social para o compartilhamento de fotos. Mas o serviço ganhou outras utilidades, sendo a principal delas a exploração de novas ideias para seus projetos profissionais ou pessoas, além de aproximar aqueles com assuntos em comum. O app do Pinterest já está pronto para ser usado no Android Wear e traz como grande diferencial a capacidade de avisar você quando está na proximidade de algum ponto de interesse que tenha marcado no site.

7. Faça-se a luz

As lâmpadas inteligentes da linha Philips Hue podem reproduzir até 16 milhões de tonalidades de cor diferentes. Como você pode conferir em nossa análise dessa tecnologia, um dos seus maiores atrativos é a precisão do controle de luminosidade. Esse mecanismo de ajuste fica muito mais cômodo com a compatibilidade do app Philips Hue com o sistema vestível da Gigante das Buscas. Dessa forma, você tem o poder de acender, apagar, definir uma luminosidade ideal para leitura ou deixar sua sala com uma iluminação que lembre a luz do luar em uma praia usando apenas seu smartwatch.

8. Soltando a voz

Dizem que quem canta os seus males espanta. Por via das dúvidas, muita gente não tem o menor pudor em soltar a voz. O problema é que as letras podem fugir da sua mente de vez em quando. Mas isso não deve ser um empecilho para quem possui o aplicativo musiXmatch no seu relógio inteligente, já que ele exibe na telinha de pulso a letra da música em execução no seu celular ou tablet. Esse programa pode inclusive ser a revolução dos karaokês.

9. Paquera de pulso

E quem disse que o seu relógio não pode ajudar na azaração? Se ele for um smartwatch, você pode instalar o Tinder e rastrear pessoas interessantes ao seu redor que estejam dispostas a fazer novas amizades ou começar uma paquera. Seja na curtição da balada ou durante um passeio no parque, você não vai desgrudar o olho do seu acessório, e não será apenas para olhar as horas.

10. Tudo automatizado

Todos esses recursos são interessantes. Mas há um que pode ser o mais útil de todos: o app IFTTT. Esse programa foi criado para simplificar ações do dia a dia: ele junta várias ações de aplicativos, redes sociais e ferramentas do seu telefone e cria "receitas" para ações conjuntas. Quer um exemplo disso? Você pode configurar o software para que, toda vez que uma imagem for compartilhada no Instagram, ela seja automaticamente salva na sua conta no Dropbox. O aplicativo já funciona com o Android Wear e é compatível com mais de uma centena de programas. Clique aqui para conferir a lista completa de softwares “manipuláveis”.

.....

Obviamente, essas são apenas algumas das funcionalidades peculiares já disponíveis para o Android Wear. Contudo, a plataforma possui uma infinidade de outras aplicações possíveis, tudo dependendo da criatividade dos desenvolvedores e da popularização dos smartwatches. Que outras ferramentas você gostaria de ver no seu relógio inteligente? Compartilhe suas ideias nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.