Aplicativos que prometem manter smartphones Android funcionando por mais tempo podem ser baixados aos montes via Play Store (confira nesta página 10 apps que otimizam a duração da bateria dos celulares). Ferramentas que melhoram o desempenho do celular também não faltam. Fato é que a versão mais recente do sistema da Google para mobiles não exige apps de terceiros para que, por exemplo, a economia de energia seja ativada – saiba mais sobre Doze aqui.

De toda a forma, o gerenciamento dos serviços executados pelo dispositivo pode ser feito não apenas para que a performance do aparelho melhore, mas também para que menos bateria seja consumida. Neste tutorial, você vai aprender a consultar um relatório completo sobre o uso de memória RAM por parte de seus apps. A partir desses dados, o usuário pode tanto controlar o desempenho do aparelho quanto interromper serviços que gastam mais energia.

Nota: este artigo é destinado a usuários iniciantes do sistema Android 6.0 Marshmallow.

Quais apps consomem mais memória?

Abra a opção “Configurar” de seu Android e clique então em “Memória”.

Na tela seguinte, o desempenho geral do celular será exibido (o total de RAM disponível e a quantidade de memória usada podem ser consultados já a partir desta opção). Para verificar quais apps consomem mais memória, abra o campo “Memória usada por apps”.

Pronto! Os relatórios acerca do uso de RAM para as últimas 3, 9, 12 e 24 horas já podem ser consultados. Detalhes quanto à quantidade de uso de RAM por cada software podem ser acessados a partir de um toque sobre cada app.

A interrupção de serviços para a melhoria do desempenho do celular pode também ser feita por meio da opção “Uso de memória”: toque sobre os três pontos listados acima do app que deverá ser encerrado e então clique em “Forçar parada”.

...

Qual aplicativo consome mais energia em seu celular Android? Comente no Fórum do TecMundo