Tutorial: como ligar o 'modo agressivo' de economia de bateria no Android 6

2 min de leitura
Imagem de: Tutorial: como ligar o 'modo agressivo' de economia de bateria no Android 6
Imagem: Silicon Angle

O modo de economia de energia Doze promete encerrar a atividade de aplicativos que correm em segundo plano sempre quando o dispositivo está longe das tomadas. Como resultado, o aparelho com Android 6.0 Marshmallow pode ser usado por mais tempo devido, justamente, ao mecanismo inteligente de gerenciamento da bateria.

Usuários do sistema operacional da Google que não possuem a mais recente versão do Android instalada podem fazer o download de vários aplicativos que executam funções semelhantes às de Doze, é claro (saiba mais aqui). E como uma das alternativas mais populares ao mecanismo do Android M está o Greenify, app que habilita o modo de hibernação de aplicativos para poupar energia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas e se fosse possível combinar o modo de economia do Android 6.0 às preferências de Greenify? Pois foi essa a ideia dos desenvolvedores do aplicativo. Ainda em fase de testes, o recurso “Aggressive Doze” permite que o serviço nativo da Google atue de forma ainda mais agressiva sobre o sistema, maximizando a economia de bateria.

Neste tutorial, você vai aprender a emparelhar as aplicações para estender o tempo de duração de uma carga.

Atenção: o modo “Aggressive Doze” está disponível apenas para aparelhos com Android 6.0 Marshmallow. Por estar em versão Beta, erros podem ocorrer. Para que o novo recurso possa ser ativado através do Greenify, uma solicitação junto do programa de testes do desenvolvedor tem de ser feita.

Baixe e instale o app

Visite a Google Play e baixe o aplicativo Greenify (o download do serviço pode ser feito por meio deste link, gratuitamente). Conceda as permissões solicitadas pelo programa e conclua a instalação do aplicativo.

Solicite uma atualização de “testador”

O modo “Aggressive Doze” não está disponível por padrão junto da versão atualizada de Greenify. Para que o recurso possa ser habilitado, uma atualização específica tem de ser solicitada ao desenvolvedor. Clique sobre este link, informe seu login e senha (os mesmos utilizados na Google Play) e participe do programa como “testador”.

Atenção: uma notificação da Play Store deverá ser exibida assim que o update estiver disponível (a versão mais recente da atualização, ao menos até a presente data de publicação deste artigo, é a 2.8 beta 3). É importante mencionar que a atualização pode demorar de minutos a horas para chegar ao seu aparelho

Como ativar o Aggressive Doze no Android M

Uma vez instalada a atualização, basta então habilitar o modo de atuação agressivo de Doze. A ativação do recurso, porém, varia entre aparelhos com ou sem root. Se você possui permissões de superusuário, é suficiente abrir o app e clicar sobre os três pontos localizados à direita da aba superior. Selecione, em seguida, a opção "Recursos experimentais..." e marque a caixa "Aggressive Doze (6.0+)".

Para aparelhos sem root

Celulares sem root terão de ativar o depuramento USB através das opções de desenvolvedor. O procedimento descrito a seguir se aplica à maioria dos aparelhos Android, mas uma ou outra etapa pode variar.

Em “Configurações”, clique sobre “Acerca de” (ou “Sobre”). Em seguida, toque por cerca de sete vezes em “Número da compilação” (ou “Build Number”) até que o aviso “Você agora é um desenvolvedor” apareça – na maior parte dos casos, esse campo está localizado junto da opção “Versão kernel”.

Retorne à tela de “Configurações” e clique sobre “Opções de programador” (ou “Opções de desenvolvedor”). Por fim, habilite a opção “Depuramento USB”.

Feito isso, o modo “Aggressive Doze” já poderá ser ativado junto do app Greenify.

...

A atualização para o Android 6.0 Marshmallow deixou seu aparelho mais econômico? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.