8 coisas que você só pode fazer no Android Marshmallow 6.0 [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 8 coisas que você só pode fazer no Android Marshmallow 6.0 [vídeo]

Aos poucos, o Android Marshmallow começa a chegar para tablets e smartphones. São várias as novas funções que essa versão do sistema operacional da Google oferece para quem deseja mais produtividade, velocidade e organização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abaixo e no vídeo acima, selecionamos oito das várias novidades que a plataforma oferece a partir de agora nos mais variados aplicativos inclusos.

Qual é a sua favorita? Deixe também sugestões com outras utilidades que não entraram nessa seleção e podem fazer parte de uma segunda edição.

1. Google Now on Tap

O assistente Google Now está mais presente e inteligente. Agora, você não precisa copiar e colar nele aquilo que está em um site. É só segurar o botão Home e aguardar as pesquisas que o próprio serviço achar que são mais relevantes para você.

2. Controle de volume

Nos Android antigos, volumes de despertador e músicas são separados. No Marshmallow, o controle de áudio abre em uma janela mais completa, em que você seleciona se quer mudar o som da mídia, do relógio ou dos sons de chamadas e notificações.

3. Permissões dos apps

A partir de agora, permissões dos aplicativos surgem de forma específica na tela e só quando são necessárias. Antes, você autorizava tudo ao mesmo tempo na hora de instalar um programa. Ative isso em Configurar > Apps > Configurar apps e acesse o item de permissões.

4. Organização no compartilhamento

O sistema operacional sabe quais apps você mais usa na hora de mandar links, fotos ou vídeos para contatos. Ao abrir a janela de compartilhamento, você se depara no topo da lista com os serviços que você mais utiliza, organizados automaticamente pelo Android.

5. Sintonizador System UI

Personalize os ícones que aparecem na barra de notificações, desde as conexões WiFi ou Bluetooth até o uso da lanterna. Adicione novos ou remova aqueles que você não usa. Essa opção se chama “Sintonizador System UI” e fica no último item da janela "Configurar".

6. Tela de bloqueio modificada

O ícone da esquerda da tela de bloqueio do Android 6.0 mudou. Antes, lá era um atalho pra você fazer ligações telefônicas, mas virou a busca por voz do Google Now.

7. Leitor biométrico

O leitor biométrico foi padronizado no Android 6.0 e não é usado só pra desbloquear o aparelho. Você pode cadastrar sua digital pra fazer compras via Android Pay ou até na Google Play, por exemplo. Ele não existe em aparelhos antigos, mas novos smartphones já devem contar com o recurso.

8. Backup automático de apps e dados

No Marshmallow, o backup de dados pode ser configurado como automático e funciona em colaboração com o Google Drive. Você pode salvar dados, configurações e até arquivos armazenados por outros apps em Configurar > Fazer backup e redefinir > Fazer backup. Habilitar essa opção depende dos desenvolvedores, o que significa que não são muitos os serviços que já suportam essa função.

O que você mais gostou no Android Marshmallow? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.