Backup de aplicativos será o próximo recurso importante do Android M

1 min de leitura
Imagem de: Backup de aplicativos será o próximo recurso importante do Android M
Imagem: YouTube

Em algum momento deste ano, teremos a nova atualização do Android, conhecida por enquanto apenas como M – ainda não foi revelado qual doce dará nome ao SO, mas há especulações. Algumas funcionalidades já foram anunciadas, como é o caso do suporte a sensores biométricos, do Android Pay e de outras coisas.

E, como é de se esperar, aos poucos a Google vai revelando um pouco mais sobre o sistema operacional. Desta vez, a novidade é o Auto Backup for Apps – backup automático de aplicativos –, ou seja, um serviço que guarda dados de login, progresso nos jogos, suas configurações e muitas outras informações na estrutura de nuvem da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seu smartphone quebrou? Ele foi roubado? Vai trocar de aparelho? Dessa forma, você não teria que se preocupar com a perda dos dados importantes contidos nele. Apesar de ser uma ótima adição para o Android, ela não é novidade nos SO mobile, já que o iOS possui algo semelhante.

Os desenvolvedores não terão trabalho extra

Os aplicativos necessitarão ser adaptados ao novo recurso, ou seja, precisarão que alguém implemente o Auto Backup for Apps neles. Embora pareça uma tarefa custosa, a Google garante: inserir o recurso será simples e com “zero linhas de código”. O único requisito é atualizar o targetSdkVersion para a versão 23 para aproveitar todas as funcionalidades do Android M Developer Preview.

Você acha que o backup automático de aplicativos será um recurso interessante do Android M? Comente no Fórum do TecMundo

A novidade não será obrigatória, portanto, dependerá da boa vontade do desenvolvedor em inseri-la no aplicativo. Se a promessa de facilitar a atualização do recurso for mantida, certamente veremos uma quantidade enorme de aplicativos com o Auto Backup for Apps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.