A força do pirulito: Lollipop já representa 18,1% dos dispositivos Android

1 min de leitura
Imagem de: A força do pirulito: Lollipop já representa 18,1% dos dispositivos Android
Imagem: Geekhounds

Enquanto nos desktops e nos computadores portáteis o crescente número de instalações e updates faz o Windows 10 galgar posições no ranking dos sistemas operacionais, no universo mobile é a Google que tem visto sua plataforma mais recente finalmente ganhando força. De acordo com dados divulgados pela própria empresa, as duas versões do Lollipop somadas chegaram à marca de 18,1% de todo os dispositivos com Android, um ganho de 5,7 pontos percentuais em comparação com o relatório liberado no mês de julho.

Embora os aparelhos que usufruam do Android 5.1 ainda sejam poucos – cerca de 2,6% do total –, o crescimento de smartphones e tablets equipados com a edição 5.0 pesou a balança a favor do sistema do pirulito colorido, marcando 15,5% da preferência do público. Aos olhos dos desavisados essa quantidade nem parece tão grande assim, mas se considerarmos que as versões anteriores software da Google ainda estão a pleno vapor em celulares mais antigos, a história muda de figura.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como é possível conferir nas tabelas compartilhadas pela companhia, o KitKat ainda domina o segmento do robozinho verde, ostentando 39,3% do total de instalações. Apesar disso, essa foi uma das versões que menos cresceu no período, subindo apenas 0,1% desde a última contagem. Logo atrás temos o Jelly Bean – que vai da edição 4.1 até a 4.3 do sistema –, somando 33,6% dos aparelhos da família Android. Na lanterna, temos os já ultrapassados Gingerbread (4,6%), Ice Cream Sandwich (4,1%) e até mesmo o veterano Froyo (0,3%).

Vendo como a plataforma da Google ainda é bastante pulverizada no mercado mobile, o terceiro lugar para o Lollipop parece bastante respeitável para um sistema tão jovem. A tendência é que a participação do KitKat diminua nos próximos meses e que esse espaço vago seja abocanhado por novos dispositivos com a versão 5.1, já que a expectativa é que essa seja a edição-padrão da maioria dos produtos do segmento que começarem a ser comercializados a partir de agora.

Com uma crescente popularização, quanto tempo vai levar até o Lollipop ultrapassar o Android KitKat? Comente no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.