Android 5.1 traz recurso secreto para redes VPN

1 min de leitura
Imagem de: Android 5.1 traz recurso secreto para redes VPN

Você se preocupa com a segurança das redes em que se conecta? Pois é importante pensar nisso, pois há muito em jogo quando se trata de contas digitais. Além de emails e redes sociais, também podem ficar expostos dados pessoais bem mais relevantes e até mesmo informações bancárias sigilosas. Mas será que existe como se proteger enquanto seu aparelho está em redes públicas?

Pois existe uma solução chamada “Rede Virtual Privada” (conhecida pela sigla VPN), que garante muito mais segurança para o tunelamento e a criptografia das informações. Na prática, a VPN usa esses artifícios de camuflagem da informação para conseguir enviar e receber dados sem a interferência ou a identificação por parte dos administradores de rede ou espiões que estiverem conectados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Parece uma ótima ideia, não é mesmo? Realmente é! E o melhor de tudo é que o Android está prestes a oferecer uma solução nativa para a virtualização de redes e o aumento da segurança nas transmissões de dados. A versão 5.1 do Lollipop já traz a possibilidade de criar redes VPN pelo smartphone, mas isso ainda depende da ativação por meio do “Google Connectivity Services”.

Por enquanto, a funcionalidade não está funcional e isso significa que a virtualização ainda não é possível. Mas é bem possível que em breve uma funcionalidade real seja atualizada para o Android — tudo depende do quanto a Google quer investir nesse segmento de segurança para os consumidores.  Até o momento, a desenvolvedora de Mountain View não se manifestou sobre o caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.