Update do Android causa problemas de consumo de memória em aparelhos Nexus

1 min de leitura
Imagem de: Update do Android causa problemas de consumo de memória em aparelhos Nexus

Com a chegada do Android Lollipop, pelo menos a um grupo de aparelhos (ou boa parte dele) era garantida a atualização do sistema operacional. A linha Nexus, fabricada por diversas companhias, mas que leva o nome da Google também, certamente sempre receberá um tratamento especial por parte da dona do SO.

Porém, mesmo que alguns possuidores de um Nexus já estejam felizes com o Android 5.0 instalado em seus dispositivos, nem tudo são flores para essas pessoas. Segundo um tópico no Issue Tracker (uma espécie de plataforma para o relato de bugs), a atualização mais recente do sistema operacional (a 5.0.1) está com um problema sério de consumo de memória nesses aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo o relato dos usuários, o SO chega a consumir mais de 1,2 GB de memória RAM usando o aparelho normalmente. Em uma situação normal, esse valor deve ser próximo de 500 MB. Esse problema acaba acarretando o fechamento repentino de aplicativos e o recarregamento da tela inicial do dispositivo.

Ainda segundo o tópico, a variedade de aparelhos afetados é grande, o que não indica um problema específico de hardware. Relatos indicam casos no tablet Nexus 7 (2013), no Nexus 4, no Nexus 5 e no phablet recentemente lançado Nexus 6.

Entretanto, quem pensa que tropeços com atualizações são uma exclusividade do Android pode estar muito enganado. Basta apenas se lembrar do iOS 8 e seus problemas que só foram corrigidos com a chegada do iOS 8.1.

Solução? Alguma atualização futura

Quem está enfrentando esse problema pode ficar um pouco tranquilo ao saber que a Google já está ciente dele. O tópico que discutia esse assunto foi fechado e a sua resolução foi marcada como “FutureRelease” (Atualização futura).

No entanto, o que pode desagradar é o fato de não haver indicativo nenhum de quão próximo esse update possa estar. Nem uma possível data ou número de build indicam que ele está distante ou se vai acontecer logo. Portanto, se você é dono de um Nexus e está passando por esse problema, o melhor mesmo é ter paciência e aguentar essa situação por mais um tempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.