Em mensagem publicada no blog oficial do Android, Adrian Ludwig, engenheiro responsável pelo time que trabalha com a segurança do sistema, anunciou que a próxima versão (Lollipop) terá mais recursos para manter hackers e outras pessoas com atitudes indesejadas longe do seu aparelho. 

Uma das novidades dessa versão é a adição de um sistema mais inteligente para manter o aparelho seguro e diferente do sistema de bloqueio da tela com uma senha. Na nova versão do Android, há a promessa de usar uma opção mais dinâmica, como pareamento via Bluetooh, NFC ou apenas o seu sorriso.  Foi mencionado ainda que algumas notificações serão acessadas mesmo na tela de bloqueio.

Também está nos planos melhorar o sistema de encriptação. Já na primeira vez que o usuário ligar o aparelho acontecerá uma encriptação completa, e o dispositivo terá uma combinação única que permanecerá com ele (ou seja, não haverá a necessidade de ativar uma opção nas configurações). 

Por fim, também foi dito que o Security Enhanced Linux (SELinux) Enforcing será necessário para todas as aplicações e em todos os dispositivos, o que certamente ajudará a tornar o sistema ainda mais seguro.