Agora sim! Google finalmente confirma o nome do Android 5.0: Lollipop

5 min de leitura
Imagem de: Agora sim! Google finalmente confirma o nome do Android 5.0: Lollipop

Depois de tantas especulações e rumores a respeito do nome do Android L, parece que finalmente a Google resolveu por um fim em todo esse mistério. Nada de Lemon Meringue Pie, Lion, Lava Cake, Lady Finger, Lemon Drop ou Licorice. O nome definitivo da versão 5.0 do sistema operacional da Google será Lollipop.

Para quem não sabe, o significado em português para a palavra é “pirulito”, doce que representará a maior atualização que o SO da companhia já recebeu. Esse aguardado anúncio da empresa é acompanhado da apresentação dos aparelhos da linha Nexus, o Nexus 6, Nexus 9 e o supreendente Nexus Player, dispositivo que será fabricado em parceria com a ASUS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O tablet Nexus 9 e o Nexus Player estarão disponíveis para pré-compra a partir do dia 17 de outubro  e chegarão às lojas no dia 3 de novembro. O Nexus 6 também terá um período de compra antecipado ainda este mês e chegará às prateleiras em algum momento de novembro. De acordo com o blog oficial do Android, a nova versão do SO também chegará para o Nexus 4, 5, 7, 10 e edições Google Play nas próximas semanas.

Lollipop: a maior de todas

Como mencionado na conferência Google I/O 2014, o Android 5.0 será a maior e mais ambiciosa atualização que o sistema operacional da companhia já recebeu. A atualização chegará com mais de 5 mil APIs para desenvolvedores e é desenhada para ser flexível, funcionar com todos os seus dispositivos e ser totalmente customizável às suas necessidades.

O Lollipop também tem a ousada intenção de, finalmente, derrubar a barreira existente entre todos os aparelhos que você utiliza. Afinal, com smartphones, tablets, smart TVs, computadores, SmartWatches e sistemas para carros, ficaria bastante complicado gerenciar todos esses dispositivos se cada um deles tivesse uma interface diferente.

Com o Android 5.0 será possível, por exemplo, compartilhar músicas, fotos, aplicativos e até mesmo buscas entre todos os aparelhos equipados com a última versão do sistema operacional da Google.

Material Design, a nova interface entre todos os seus aparelhos

Para poder lidar com essa ambiciosa ideia de compartilhar a mesma experiência entre todos os dispositivos, a Google anunciou o Material Design. Esse conceito pretende mudar a forma com interagimos com o sistema, facilitando essa troca de ambiente entre cada um dos aparelhos.

O Material Design faz com que o conteúdo responda ao seu toque e a sua voz de maneiras mais intuitivas e promete transformar o recurso de transição entre aplicações uma tarefa mais fluída. Tudo isso chegará aos novos dispositivos equipados com o Lollipop.

E o que eu ganho com isso?

Se você ainda não descobriu motivos suficientes para desejar essa atualização, a Google fez o favor de listar algumas vantagens que o Lollipop pode proporcionar. O Material Design é apenas um dos benefícios do Android 5.0 e você confere, agora, outras particularidades desse sistema.

Notificações – nova forma de interagir com elas

O Lollipop dá ao usuário novas formas de controlar como você recebe mensagens. A ideia é ser interrompido apenas quando você quer, dando a possibilidade de filtrar quando o aparelho o incomodará com as notificações.

Além disso, será possível ler e responder mensagens diretamente da tela de bloqueio e personalizar como os aplicativos emitem notificações. O sistema também traz um ranqueamento mais inteligentes, classificando o conteúdo de acordo com a fonte e o tipo de informação presente nele.

Bateria – melhorias significativas

O aspecto mais preocupante em vários eletrônicos da atualidade também receberá melhorias muito interessantes. Um recurso de economia de bateria estenderá a utilização do seu dispositivo em até 90 minutos. Não parece muita coisa, mas deve ser tempo suficiente para você encontrar uma tomada.

E, quando encontrá-la, saiba que você poderá ver, diretamente na tela do Android, quanto tempo falta para que o seu aparelho esteja totalmente carregado. Também será possível ver uma estimativa de quanto tempo o seu dispositivo ainda aguenta longe das tomadas.

Segurança e compartilhamento

O Lollipop também promete levar o sistema de criptografia a outros aparelhos. Dessa forma, seus dados ficam mais protegidos em caso de roubo ou perda do aparelho. Já o Android Smart Lock é o recurso que protege seu eletrônico permitindo a conexão apenas com dispositivos confiáveis.

A versão 5.0 do SO da Google também trará novidades muito interessantes na categoria de compartilhamento. A partir da atualização, os smartphones serão capazes de suportar múltiplos usuários, mas não da mesma forma que nos SOs para desktop.

Pode-se, por exemplo, logar em qualquer aparelho equipado com Android Lollipop e ligar para os contatos da sua agenda, ver suas fotos e mensagens. Essa funcionalidade também é perfeita para aqueles que compartilham o celular com outras pessoas. Um usuário do tipo “convidado” e a possibilidade liberar apenas apps específicos para outras pessoas completam o leque de novidades no campo de compartilhamento.

Novos controles e conectividade

O Android 5.0 também trará novidades nas opções de configuração. Com apenas dois toques, será possível ver os elementos do sistema mais utilizados e editá-los facilmente. A atualização também promete novos controles para a lanterna, rotação de tela, brilho, WiFi, Bluetooth e localização.

Considerando a conectividade do aparelho, o Lollipop promete uma conexão com a internet mais estável e uma transição mais fluida ao sair ou trocar de áreas de cobertura. O Bluetooth também recebeu novidades, melhorando suas capacidades de procura de dispositivos e economia de energia.

Performance e conteúdo multimídia

Como não poderia deixar de ser, o Android 5.0 também promete uma melhoria impressionante no desempenho: até 4 vezes mais aprimoramentos na performance do aparelho. Isso sem mencionar o suporte a arquitetura 64 bits.

A atualização também promete aprimoramentos na reprodução de áudio, vídeo e nas capacidades da câmera. Os aparelhos equipados com Lollipop, por exemplo, terão a capacidade de trabalhar com o formato RAW e novos controles para a câmera.

E muito mais!

As novidades do Android Lollipop parecem intermináveis. A companhia também promete melhorias no assistente de voz, na acessibilidade ao sistema, e muito mais. Novos idiomas também serão adicionados à lista de suporte do SO e outras novidades relacionadas ao Android TV.

Cada uma dessas funcionalidades poderá ser dissecada nos próximos dias aqui pela redação do TecMundo. O que fizemos aqui foi uma breve listagem de algumas das melhorias que o Lollipop trará ao mercado de dispositivos. Fique ligado em nosso site para saber mais informações a respeito dessa atualização que veio para abalar a estrutura do mercado!

Não deixe de conferir as nossas notícias sobre os novos aparelhos da linha Nexus que também foram anunciados pela Google:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.