Como fazer Root no seu celular com Android [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Como fazer Root no seu celular com Android [vídeo]

Que o sistema Android é um enorme sucesso não há como negar. Várias das principais companhias adotaram o sistema operacional da Google em seus gadgets e o seu crescimento vem acontecendo a passos largos, já que cada vez mais as pessoas adquirem aparelhos com ele.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E mesmo trazendo uma gama enorme de possibilidades de personalização, existem truques no Android capazes de deixá-lo ainda mais “acessível”, se é que podemos dizer assim. Estamos falando do root, uma espécie de desbloqueio nos smartphones com o SO da Google que dá ainda mais “poder” ao dono do celular.

Como rootar aparelhos com sistema Android? (Fonte da imagem: Reprodução/Psychokid)

Apesar de parecer algo extremamente avançado, é possível rootar o aparelho de maneira bastante fácil. Confira a seguir o que é o root, para que ele serve e, é claro, como desbloquear o seu celular Android.

O que é o root?

Quando você faz o root no aparelho, o que você consegue, na verdade, é obter alguns privilégios de administrador – o chamado “Superusuário”.

Superusuário – mais liberdade em seu Android (Fonte da imagem: Reprodução/Android Market)

Muitas pessoas não sabem, mas o Android foi criado com base em outro famoso sistema operacional: o Linux. Dessa forma, quando você faz o root e obtem essas licenças de Superusuário, é como se você estivesse assumindo o lugar de uma pessoa que utiliza o Linux e que conta com a senha do sistema para executar os comandos “sudo”, por exemplo.

Para que serve

Antigamente o root era utilizado para que usuários de países sem acesso ao Android Market pudessem baixar programas. Outros instalavam a ferramenta para conseguir permissões para transformar o seu aparelho em um ponto de acesso à rede por meio do tethering.

Contudo, hoje em dia isso é possível sem a necessidade de root, fazendo com que a utilização do Superusuário seja direcionada a outras situações ainda mais interessantes – e com um leque enorme de possibilidades.

Com o root você pode instalar sistemas "alternativos" (Fonte da imagem: Reprodução/MIUI Brasil)

É por meio do root (além de, em alguns aparelhos, ser necessário também o desbloqueio do bootloader ou a utilização de programas específicos, como o Rom Manager, por exemplo) que você é capaz de inserir algumas ROMs com versões personalizadas do Android, como as famosas MIUI e Cyanogen MOD.

Além disso, muitas ferramentas só podem ser utilizadas se você contar com privilégios de administrador, como aplicativos para realizar overclock no celular, softwares de backup com muitas opções diferenciadas ou programas para economia de energia, por exemplo.

Como rootar de maneira fácil

Atenção: antes de qualquer coisa, é importante estar ciente de que a realização do root faz com que a garantia do aparelho seja anulada em praticamente todos os casos, na maioria das operadoras.

Além disso, podem ocorrer erros de incompatibilidade, problemas na instalação e até mesmo a total inutilização do celular. Então, antes de desbloquear o seu smartphone esteja ciente dos riscos que você está assumindo.

Se antes o processo de rootar um celular era algo bastante complexo, hoje já existem algumas boas opções em programas específicos para isso. Estes trazem uma maneira muito fácil de realizar o processo e contam com grande compatibilidade, aceitando até mesmo centenas de aparelhos diferentes.

Unlock Root

O Unlock Root surge como a melhor opção na hora de rootar o seu aparelho. O programa é leve, gratuito e funciona sem complicações: basta um clique para você conseguir instalar as funções de Superusuário no seu gadget.

Além disso, outro grande ponto positivo deste software é a sua enorme compatibilidade. Dificilmente algum smartphone não é capaz de ser desbloqueado com ele. Se você quiser conferir se o seu celular é “coberto” pelo programa, clique aqui e veja uma lista completa com todos os modelos compatíveis. Agora confira como utilizá-lo:

Para realizar o desbloqueio utilizando o Unlock Root, antes de qualquer coisa baixe o software clicando aqui e instale-o em seu computador. Feito isso, agora vem outro passo bastante importante: é preciso contar com os drivers de seu celular devidamente instalados em sua máquina, caso contrário o root não será realizado.

Confira se está tudo OK e, se precisar, baixe os arquivos e realize as devidas instalações em seu PC antes de começar o processo de root.

Com os drivers regularizados, agora é a hora de o Unlock Root entrar em ação.  Primeiro, inicie o programa sem que o celular esteja conectado ao computador. Em seguida, conecte o cabo ao aparelho e ative o modo de Depuração USB. Para fazer isso, vá até Configurações > Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB.

Após confirmar o modo, volte ao programa no seu computador e clique no botão “Root”. Assim que o software identificar o seu aparelho, uma caixa de diálogo com uma mensagem surgirá com o nome do modelo; basta confirmar e seguir o processo.

Depois de alguns minutos, o root será finalizado. Assim que ele terminar, o programa oferecerá também a instalação de outro software criado pelos seus desenvolvedores. Basta indicar se quer ou não baixá-lo. Depois, ele também pergunta se você deseja reiniciar o celular. Neste caso, recomendamos que você realize o reboot para que as modificações sejam 100% iniciadas junto com o smartphone.

Feito isso, perceba que agora existe um novo aplicativo em seu aparelho: o “SuperUser”. Ele permitirá que os novos programas funcionem e obtenham os acessos privilegiados em seu celular, trazendo todos os softwares “autorizados” em uma listagem dentro de sua própria interface.

Lista de aplicativos autorizados dentro do Super User (Fonte da imagem: Reprodução/Android Market)

O Unlock Root nos surpreendeu, tanto pela enorme compatibilidade apresentada (funcionou inclusive com aparelhos mais “chatos”, como o Milestone e o HTC Sensation) como também pela facilidade em sua utilização.

Entretanto, se o programa não foi capaz de rootar o seu aparelho, confira agora algumas outras opções que também são abrangentes e que se dizem capazes de desbloquear vários celulares diferentes:

SuperOneClick

O SuperOneClick é outro programa “universal” para a realização de root nos celulares Android. O seu funcionamento é bastante semelhante ao do Unlock Root, ou seja, basta você contar com os drivers do seu aparelho, ativar o modo de Depuração USB e clicar para que o processo seja realizado.

O programa, no entanto, apresenta um funcionamento mais restrito, com uma compatibilidade um pouco menor. Confira neste post do fórum XDA Developers se o seu aparelho é rootável com o SuperOneClick e aperte aqui para baixá-lo.

Z4root – root direto no celular

Z4root — root diretamente pelo aparelho (Fonte da imagem: Reprodução/XDA Developers)

O Z4root é uma ferramenta que trabalha de forma diferente. O programa é uma aplicação que deve ser instalada no próprio celular. Basta que você o baixe clicando aqui e, em seguida, copie o arquivo APK para o seu aparelho.

Depois, tudo o que você precisa fazer é apertar para que ele desbloqueie o seu smartphone. A ferramenta também conta com uma boa compatibilidade. Confira aqui a postagem com os celulares suportados pelo Z4root.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.