Anatel lança novo app que facilita a reclamação contra operadoras

1 min de leitura
Imagem de: Anatel lança novo app que facilita a reclamação contra operadoras

Se você já teve que fazer alguma reclamação contra sua operadora de telefonia, deve saber que esse tipo de procedimento está longe de ser simples. Algumas ligações e diversos protocolos são envolvidos no processo, que pode demorar bastante de acordo com o problema enfrentado. Mas a Anatel acaba de lançar uma nova ferramenta que torna tudo isso mais simples.

Trata-se do aplicativo Anatel Consumidor. Ele foi criado para permitir que qualquer consumidor faça o registro e o acompanhamento de reclamações contra as empresas. Além disso, também é possível fazer pedidos de informações e envio de sugestões à própria Anatel, existindo ainda uma seção totalmente dedicada às perguntas e respostas frequentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre as principais reclamações que podem ser feitas no sistema estão: problemas com bônus, erros em faturas, cobranças, cancelamentos e bloqueios indevidos. Para utilizar o aplicativo, será necessário criar uma conta com o seu CPF por meio do próprio sistema. Vale lembrar que o app abrange operadoras de telefonia móvel, telefonia fixa e televisão por assinatura.

"Último recurso"

Vale lembrar o que a própria Anatel declara: "Antes de fazer uma reclamação na Anatel, busque primeiro resolver a demanda junto à sua prestadora de serviços de telecomunicações e aguarde os eventuais prazos para resolução que ela lhe informar. Somente registre reclamações na Anatel caso a prestadora não lhe responda ou caso considere que a resposta não atende aos seus direitos. ".

Depois dos registros na Anatel, as reclamações são encaminhadas às operadoras, que têm cinco dias úteis para enviarem respostas oficiais aos problemas apresentados. É importante lembrar que este não é o primeiro aplicativo para portáteis produzido pela Anatel. A Agência já havia liberado um software para teste de banda larga e outro para a consulta da qualidade das operadoras. Para baixar o Anatel Consumidor, escolha um dos links abaixo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.