Anatel atualiza cronograma para implantação da internet 4G no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Anatel atualiza cronograma para implantação da internet 4G no Brasil

A sua cidade já recebeu suporte para a tecnologia 4G? Por enquanto, apenas seis cidades possuem redes de alto desempenho em todas as principais operadoras de telefonia celular, mas o governo brasileiro pretende levar isso para mais locais. E isso não acontecerá ao gosto das operadoras, pois há regras e prazos estabelecidos pela Anatel para fazer com que haja regularidade nas instalações.

Quer saber como funcionam esses prazos? Em uma primeira fase todas as sedes da Copa do Mundo de 2014 devem apresentar o suporte e, em seguida, a obrigatoriedade começa a ser criada de acordo com o número de habitantes. Confira logo abaixo como isso será aplicado em todo o Brasil ainda nesta década:

  • Abril de 2013: cidades-sede da Copa das Confederações;
  • Dezembro de 2013: cidades-sede e subsedes da Copa do Mundo;
  • Maio de 2014: todas as capitais e também as cidades com mais de 500 mil habitantes;
  • Dezembro de 2015: todas as cidades com mais de 250 mil habitantes;
  • Dezembro de 2016: todas as cidades com mais de 100 mil habitantes;
  • Dezembro de 2017: todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.

E as demais cidades, Tecmundo? Segundo o cronograma da Anatel, as cidades com menos de 30 mil habitantes ainda precisam ser atendidas com outras etapas da inclusão. Os planos são de que até o final de 2019, todos os municípios brasileiros contem com conectividade 3G em suas operadoras. Como lembra o Clube do Hardware, que compilou os cronogramas, esses prazos são os limites para as operadoras e podem ser cumpridos antes do tempo previsto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.