Anatel registra aumento em mais 14 milhões de acessos a redes 3G em 8 meses

1 min de leitura
Imagem de: Anatel registra aumento em mais 14 milhões de acessos a redes 3G em 8 meses

Em um de seus relatórios trimestrais sobre seus planos de melhoria do Serviço Móvel Pessoal brasileiro, a Anatel revelou que estamos passando por uma migração em massa do público das redes 2G para as 3G.

Os números trazidos por ela são impressionantes. De agosto de 2012 a abril de 2013, as redes 2G tiveram uma queda de mais de 8 milhões no número de acessos. Nesse mesmo período, as redes 3G ganharam mais de 14 milhões de acessos, o que evidencia a busca cada vez maior dos brasileiros por uma melhor conexão de internet e acesso a dados.

Operadoras e melhorias

Depois de levar tantas multas, parece que as principais operadoras de telefone do Brasil estão mostrando sinais de melhora. Segundo a Anatel, tanto Claro quanto Oi, TIM e Vivo tiveram resultados acima dos parâmetros de referência estabelecidos pelo órgão em suas avaliações, apresentando melhor desempenho no acesso de dados, queda de ligações e desconexão de dados – embora nesse último com pequenas oscilações.

Com relação às redes de dados 3G, a Anatel também notou que todas as quatro atingiram os níveis mínimos estabelecidos pela empresa. Já nas redes 2G, apenas a Claro mostrou resultados dentro das referências; mesmo assim, foi possível notar uma evolução na qualidade do serviço das outras três operadoras nos períodos de fevereiro a abril.

A Anatel termina afirmando que continuará a acompanhar os resultados de seu plano. Além disso, ela passará a divulgar esses dados por estados e municípios, de maneira a deixar tais informações mais transparentes para o público e ajudá-lo a saber da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.