Review: smartcamera Samsung NX2000

13 min de leitura
Imagem de: Review: smartcamera Samsung NX2000

Em outubro deste ano, a Samsung expandiu sua linha de câmeras inteligentes adicionando mais dois produtos nas gôndolas brasileiras: a NX300 e a NX2000, que chamou a atenção por ter um preço sugerido ligeiramente mais baixo do que outros modelos lançados anteriormente pela marca. Batizadas como smartcameras, as máquinas se destacam no mercado por conta de suas funcionalidades high-tech – são dotadas de conexão WiFi e permitem o compartilhamento instantâneo de fotografias através de emails, redes sociais e serviços próprios da Samsung.

Além disso, os dois novos modelos enquadram-se na categoria mirrorless; ou seja, possuem um corpo compacto, mas apresentam lentes intercambiáveis que podem ser trocadas à vontade pelo usuário (assim como ocorre nas câmeras profissionais, as aclamadas DSLRs). O Tecmundo teve acesso à NX2000 e realizou uma série de testes com o aparelho, com o intuito de descobrir se a novidade realmente está apta a agradar o consumidor brasileiro. Será que a Samsung acertou mais uma vez no segmento de câmeras inteligentes? É isto que iremos descobrir a partir de agora.

Testamos a NX2000, uma smartcamera de respeito (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Aprovado

Design de construção

A NX2000 encanta de imediato por conta de seu design elegante e de sua leveza considerável – o equipamento pesa 284 gramas sem a bateria. O corpo da câmera é bastante confortável e ergonômico, possibilitando um manuseio firme e que não cansará os seus punhos durante intervalos de uso mais extensos. O produto está disponível nas cores preta e branca (sendo possível adquirir lentes também nessas duas variedades de cor).

Outra coisa que chama a atenção na NX2000 é seu pequeno módulo de flash, que não é “grudado” na câmera e pode ser retirado caso o usuário não deseje utilizá-lo. Isso torna a máquina ainda mais leve e enxuta, sendo perfeita para levar em bolsas e mochilas pequenas sem se preocupar com falta de espaço.  Embora seja feito de plástico, o acabamento do gadget passa uma forte sensação de durabilidade e resistência.

A NX2000 é compatível com qualquer lente de encaixe tipo NX, e isso quer dizer que você terá uma vasta gama de acessórios opcionais para turbinar a sua querida maquininha. Ao todo, a Samsung já lançou 15 objetivas compatíveis com essa montagem: isso inclui uma macro de 20 mm f/2.8 e uma poderosa zoom de 50-200 mm f/4 – 5.6.

Câmera agrada pela leveza e design elegante (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Excelente qualidade de imagem

Por motivos óbvios, não é justo comparar uma mirrorless com uma DSLR – logo, tenha em mente que estamos falando de uma câmera que se posiciona entre o mercado de fotógrafos iniciantes e avançados, que procuram um dispositivo levemente mais custoso, mas que ofereça uma melhor qualidade de imagem. Observando a NX2000 por essa perspectiva, podemos dizer que a Samsung está de parabéns. Com um sensor CMOS de 369 mm² e 20,3 MP de resolução, o modelo analisado é capaz de registrar fotografias belíssimas especialmente em ambientes com boa luminosidade.

AmpliarFoto tirada durante o dia com a NX2000 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Assim como outras mirrorless, a NX2000 permite que você fotografe em JPEG de altíssima resolução (5472x3648) e em RAW (SRW), formato de arquivo não processado que deve ser manipulado posteriormente em softwares de edição profissional. Obviamente, este último tipo de documento é bem mais pesado e ocupa maior espaço no seu cartão de memória, mas pode ser bastante útil para quem quiser fazer modificações técnicas na foto através de programas de desktop. A macro abaixo, por exemplo, foi fotografada em RAW e editada no Adobe Lightroom.

AmpliarMacro registrada em ambiente interno e editada no Adobe Lightroom (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Agrada também a altíssima sensibilidade ISO da NX2000 – a câmera pode ser configurada para trabalhar com o valor absurdo de 25.600, que geralmente é suportado apenas em DSLRs top de linha! Isso quer dizer que você poderá tirar fotos até mesmo em ambientes extremamente escuros, embora tenha que lidar com uma quantidade plausível de ruído na imagem final. Abaixo, você confere um teste que fizemos com diferentes valores ISO da NX2000 – note que a qualidade apenas cai de maneira drástica ao usarmos a maior sensibilidade que o sensor oferece.

AmpliarComparativo com diferentes valores ISO, em condições de boa luminosidade (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Navegação simplificada e tela confortável

Engana-se quem pensa que a falta de botões físicos torna a NX2000 uma câmera difícil de ser operada. Obviamente, é necessário passar certo tempo “treinando” como utilizar a máquina corretamente; contudo, depois de alguns disparos, fica claro que a interface desenvolvida pela Samsung é muito intuitiva e amigável com o usuário intermediário.

A seleção de modos de fotografia (automático, inteligente, manual, smart etc.) é feita pelo tradicional botão giratório conhecido popularmente como “dial”; este, contudo, não possui marcações de ícones como acontece na maioria das câmeras disponíveis no mercado. Ao girá-lo, as opções surgirão na própria tela LCD de 3,7 polegadas. Outra diferença da NX2000 para outros produtos encontrados nas gôndolas brasileiras é que o modelo não possui um botão “Ok” ou algo parecido que sirva para confirmar ações e entrar em menus: para fazer isto, basta apertar o próprio dial giratório, empurrando-o delicadamente para frente.

A NX2000 possui controles bastante intuitivos (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Isso quer dizer que as principais funções da máquina podem ser operadas apenas com o dial, o que facilita bastante o uso extensivo. Rode-o para selecionar um modo, pressione-o para confirmar a seleção. Rode-o para ajustar a abertura do diafragma, pressione-o para gravar tal ajuste. Rode-o para especificar a velocidade ISO, e... Bom, você entendeu. Como o botão dial deve ser operado com o polegar (e o disparador com o indicador), você consegue manipular a NX2000 de uma maneira muito simples e sem precisar levar seus dedos para vários botões diferentes, assim como ocorre em outras câmeras point’n’shot e até mesmo algumas DSLRs.

Quando se torna necessário utilizar a tela sensível ao toque, a simplicidade continua presente. O display é um tanto sensível (provavelmente capacitivo; a Samsung não divulga esse detalhe) e seu tamanho é grande o suficiente para permitir que você digite pequenos textos sem errar constantemente. Escrever emails, mensagens, senhas e outros dados necessários para as funções smart (as quais comentaremos mais tarde neste review) é uma tarefa bastante confortável e da qual não temos quaisquer ressalvas.

Tela touch da NX2000 é bastante sensível e agradável de usar (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Fotografando como um profissional

Os “smart modes” – ou modos de fotografia automática – são uma verdadeira mão-na-roda para quem não domina técnicas avançadas de fotografia e não está interessado em aprendê-las. Basta escolher o tipo de foto que você quer fazer e pronto: a NX2000 cuida de toda a configuração necessária para atingir aquele resultado. O destaque fica para o modo “Rastro de Luz”, que cria um efeito clássico de longa exposição em paisagens urbanas noturnas. Apenas se lembre de manter a câmera parada enquanto registra uma imagem desse tipo – qualquer movimento, por menor que seja, deixará sua foto borrada.

AmpliarFotografia feita no modo automático "Rastro de Luz" (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Botões úteis na lente do kit

A NX2000 já vem equipada com uma lente 20-50 mm AF – equipamento que se mostra bom o suficiente para fotógrafos iniciantes e intermediários, com uma boa qualidade de imagem e capacidade de zoom considerável. O que mais chama a atenção na “lente do kit”, contudo, são os dois pequenos botões que fazem bastante diferença na hora de operar a máquina fotográfica.

Detalhe dos botões da lente (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O primeiro é o iFunction, que ao ser pressionado abre no display um menu rápido para configurar o ISO, exposição, abertura e outros pontos importantes da fotografia manual. O segundo é uma pequena trava que mantém a lente bloqueada em uma posição retraída quando você não estiver utilizando-a – útil para quem sempre acaba movendo o anel de zoom da lente quando a própria está desligada ou descansando. São pequenos detalhes que, no fim das contas, acabam agradando e agregando mais valor à nota final do produto.

botão iFunction, que oferece acesso rápido às principais configurações de disparo (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Compatibilidade com 3D

Muita calma nessa hora: vale alertar, antes de tudo, que você não conseguirá fazer imagens tridimensionais com o “pacote” básico da NX2000 que você comprar em uma loja. Contudo, a câmera é compatível com lentes externas – vendidas separadamente – que lhe permitem sim gerar fotografias e vídeos em 3D. Infelizmente, na falta desse acessório opcional, não tivemos como testar a funcionalidade. Ainda assim, a característica entra como ponto positivo, visto que imagens tridimensionais são cada vez mais populares e muito divertidas de se apreciar em monitores ou televisores apropriados.

Linha de lentes NX inclui objetivas capazes de criar imagens em 3D (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Funções inteligentes

Obviamente, os principais destaques da NX2000 são suas funções “smart” – ou seja, os recursos inteligentes que fazem uso da conectividade WiFi do aparelho. Nesse quesito, o modelo analisado não deixa a desejar, apresentando funcionalidades impressionantes e que podem ser bastante úteis dependendo do seu perfil de utilização.

AutoShare

O primeiro recurso smart encontrado na NX2000 é o AutoShare. Através dele, você consegue enviar suas fotos para um dispositivo Android (tablet ou smartphone) em questão de segundos, desde que tal gadget esteja devidamente pareado com sua câmera e com o aplicativo Samsung SMART CAMERA App previamente instalado. Com uma conexão banda larga de alta velocidade, a transferência de imagens se mostra bastante rápida – mesmo quando transmitimos arquivos em altíssima resolução.

Câmera apresenta uma grande diversidade de funções inteligentes (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Samsung Link

Já o Samsung Link atua de maneira parecida com o AutoShare, com a única diferença de permitir a transmissão de imagens para outros dispositivos da Samsung que sejam compatíveis com o serviço (não apenas telefones celulares). Que tal enviar aquela foto para sua SmartTV? Ou então compartilhá-la no notebook de um amigo seu? Cabos são old fashioned demais...

Funções de compartilhamento rápido marcam presença no produto (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Remote Viewfinder

Outro recurso interessantíssimo que faz uso do app supracitado é o Remote Viewfinder. O que ele faz? Basicamente, permite que você espelhe a tela da sua câmera em um celular, transformando seu aparelho Android em um visor remoto e também um controle remoto – afinal, você pode dar zoom, focar e tirar fotos através do smartphone pareado, tudo à distância, bastando que os dois gadgets estejam conectados na mesma rede WiFi. A imaginação é o limite quando começamos a pensar sobre as possibilidades de uso para essa funcionalidade.

Assim como no AutoShare, a qualidade de sua conexão com a internet é um fator determinante na hora de usar o Remote Viewfinder. Em nossos testes – com uma rede wireless de velocidade plausível – não tivemos problemas ao testar o recurso. Apenas enfrentamos algumas dificuldades na hora de aumentar e retrair o zoom; nada que tenha diminuído a diversão da experiência, no fim das contas.

Testando o Remote Viewfinder (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

AutoBackup

Que atire a primeira pedra o fotógrafo que nunca ficou impossibilitado de registrar imagens por culpa de cartão de memória cheio, ou se viu em uma enrascada depois de perder todo o seu trabalho apagado por conta de um SD defeituoso! Para solucionar esses problemas corriqueiros, a Samsung adicionou uma funcionalidade bem útil na NX2000: o AutoBackup.

Com ele configurado, sua câmera pode fazer backups de todos os seus arquivos para qualquer computador que estiver com o programa PC AutoBackup (disponibilizado em um CD-ROM que acompanha o produto) devidamente instalado. Além de evitar a perda de fotografias importantes, tal recurso permite que você apague os documentos que você sabe que já estão duplicados no seu PC, livrando espaço no cartão de memória.

Cliente para PC do Samsung AutoBackup (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Email e redes sociais

Por fim, a Samsung NX2000 também permite que você compartilhe suas fotos por email e através de algumas redes sociais pré-instaladas na máquina. Não, o Instagram infelizmente não está disponível. Contudo, você pode mandar seus arquivos para o Facebook, Picasa, SkyDrive ou YouTube (caso o documento em questão seja um vídeo, claro).

Conexões da NX2000 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Atalhos para o que importa

Mas de nada adiantariam essas funções tão interessantes se você tivesse que desbravar centenas de menus até ativá-las no momento de necessidade. Sendo assim, a NX2000 ganha mais um ponto positivo ao oferecer o milagroso botão Direct Link, posicionado de forma estratégica perto do dial de modos e do disparador.

Funciona assim: você vai na página de configurações da câmera e escolhe uma função que será iniciada instantaneamente assim que tal tecla for pressionada. Dessa forma, você não precisa passar por todo o processo trabalhoso de navegar entre as funções smart cada vez que quiser compartilhar uma foto no Facebook ou armazená-la no seu SkyDrive: basta apertar o Direct Link e ver a mágica acontecer.

AmpliarOutra foto tirada com a NX2000 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Retoca aqui, retoca ali...

Além das funções voltadas para o compartilhamento e armazenamento remoto de imagens, a câmera analisada chama a atenção por ser dotada de algumas ferramentas básicas de edição. Utilizando um pouco de paciência e os botões da tela sensível ao toque, é possível cortar sua imagem, corrigir seu brilho, adicionar filtros e efeitos especiais etc. Isso é uma funcionalidade útil no caso de você querer consertar alguma imperfeição naquela fotografia antes de enviá-la ao Facebook, mas não tem um computador com softwares de edição disponível imediatamente.

AmpliarImagem levemente retocada pela própria câmera (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Brinde? Todo mundo gosta

Compre uma NX2000 e ganhe uma licença vitalícia do Adobe Lightroom 4 (considerado um dos melhores editores de fotos disponível no mercado), com direito a atualização gratuita para a versão 4.4. Não é promoção, sorteio ou coisa parecida. O disco de instalação do software – acompanhado com o devido número de serial – vem na própria caixinha da câmera, junto com os manuais e alguns folhetos publicitários. Basta instalar no seu computador e utilizar à vontade.

Diferente do Photoshop (que possui uma infinidade de ferramentas para edição, ilustração e montagem de imagens), o Lightroom é bem mais enxuto e possui recursos focados principalmente em retoques técnicos de fotografias (exposição, balanço de branco, contraste etc.). Isso o torna uma ferramenta bastante intuitiva e que qualquer um pode dominar com pouco tempo de prática.

CD de instalação do Lightroom e outros extras (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Reprovado

Cadê o carregador externo?

Esse é um problema clássico que as manufaturadoras ainda não aprenderam (ou não querem) a consertar: a NX2000 não acompanha um carregador externo, mas sim um conjunto de cabo USB e adaptador de tomada que lhe obriga a manter sua câmera plugada em uma fonte de energia caso sua bateria se esgote. Para piorar ainda mais a situação, o cabo disponibilizado junto ao modelo analisado é extremamente curto, fazendo com que o produto fique “grudado” na tomada enquanto carrega lentamente...

Bateria é removível, mas não há carregador externo (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Lightroom um pouquinho desatualizado

Sabemos que reclamar de um brinde é algo meio chato, mas vamos lá: a versão do Lightroom que acompanha a NX2000 não é compatível com SRW, padrão de arquivo RAW gerado pela própria câmera da Samsung. Para trabalhar com esse tipo de documento, você será obrigado a atualizar o programa para a edição 4.4 – tal upgrade pesa cerca de 800 MB, o que pode ser um verdadeiro sufoco para quem não possui uma conexão de internet rápida o suficiente para efetuar downloads mais longos.

É preciso atualizar o Lightroom que acompanha a câmera (Fonte da imagem: Reprodução/Ecofoto)

Vale a pena?

Vale sim! Embora o preço sugerido da NX2000 seja de R$ 1.799, já é possível encontrar o modelo por até R$ 1.599 em lojas varejistas confiáveis como Shoptime, Submarino e Americanas. Por esse preço razoável, você leva uma câmera bonita, com um sensor respeitável, excelente qualidade de imagem e dotada de controles manuais – excelente para quem está iniciando na fotografia profissional e deseja ajustar por si próprio os valores de exposição, velocidade do obturador, ISO etc.

Os recursos inteligentes também são bastante úteis e nos agradaram bastante – especialmente o Remote Viewfinder, que lhe permite jogar fora os antiquados controles infravermelhos para disparo remoto e substitui-los pelo seu smartphone Android. Outra grata surpresa foi a simplicidade dos controles e excelente usabilidade da tela touch, que é bastante sensível e grande o suficiente para as tarefas executadas durante os testes. Até mesmo o teclado é muito confortável e lhe permite escrever com uma naturalidade incrível.

Outra fotografia externa feita com a NX2000 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Obviamente, a NX2000 não foi feita para competir com DSLRs, embora seja uma câmera intercambiável compatível com uma grande variedade de lentes – logo, não faz sentido comprá-la para realizar trabalhos profissionais de fotografia ou coisa do tipo.

Todavia, se você for um usuário iniciante ou intermediário (ou até um fotógrafo profissional que está procurando por uma máquina mais leve e compacta para exercitar o hobby por pura diversão), a NX2000 se mostra um produto excelente e capaz de suprir todas as suas necessidades. Parabéns, Samsung!

Este produto foi cedido para análise pela Samsung Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.