Review: roteador D-link DIR-905L com Mydlink

6 min de leitura
Imagem de: Review: roteador D-link DIR-905L com Mydlink

(Fonte da imagem: Divulgação/Dlink)

Manter o roteador sempre em dia é essencial para não ter problemas com a internet e garantir uma navegação tranquila, além de evitar quedas de conexão e a interrupção de serviços de streaming de vídeos, como YouTube ou Netflix.

O DIR-905L é um dos modelos da linha de roteadores Dlink Cloud Router. O aparelho traz a tecnologia mydlink, que permite a você visualizar todas as máquinas conectadas ao roteador, receber um email em caso de tentativa de invasão da rede e bloquear o acesso de alguma máquina específica através de seu tablet ou celular.

O roteador é compatível com os padrões IEEE 802.11n/g/b e pode alcançar velocidade de até 300 Mbps. Além disso, ele possui duas antenas externas para ampliar o sinal de conexão.

Aprovado

Design simples mas funcional

O DIR-905L possui um design bem discreto. A parte de cima é coberta por uma superfície na cor black piano, enquanto as laterais e a parte de baixo são simplesmente foscas.

A parte de trás possui quatro portas LAN e uma porta WAN — em amarelo — para a conexão de internet. O destaque do modelo fica para as duas antenas móveis (mas não removíveis) posicionadas em paralelo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O DIR-905L não oferece suporte para parafusos na parte inferior, o que significa que ele não pode ser preso a uma parede sem a ajuda de suportes externos, por exemplo.

Interface tradicional

A Dlink foi conservadora no desenvolvimento da interface do DIR-905L. A sensação é estar navegando em uma tela que não muda de cara há muitos anos e está presente em quase todos os dispositivos da marca.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mas o fato de a interface continuar a mesma não significa que ela não seja eficiente, muito pelo contrário. Tanto a tela de configuração rápida quanto a tela de ajustes avançados trazem todos os itens de forma muito bem organizada e bem documentada, com dicas completas para todos os parâmetros.

A interface é dividida em quatro categorias principais:

  • Setup: aqui é possível configurar a conexão de internet, WiFi e rede interna, além de permitir ajustes de controle e acessar o “Easy Setup”;
  • Advanced: dentro desta categoria é possível realizar uma série de configurações avançadas, incluindo redirecionamento de portas, controle de tráfego de dados e firewall;
  • Maintenance: as ferramentas de manutenção do roteador ficam listadas nessa categoria. É possível restaurar as configurações de fábrica e atualizar o firmware do roteador;
  • Status: essa opção mostra um registro completo de trabalho do aparelho, com estatísticas e relatórios de conexão.

Para completar, o roteador também tem uma área de ajuda, em que é possível ter acesso a toda a documentação do equipamento e entender como cada uma das funções trabalha.

Configuração simplificada

Assim como a maioria dos modelos, o DIR-905L também possui um sistema de configuração passo a passo que ajuda você a ajustar o aparelho de forma rápida, incluindo a rede sem fio, segurança e conexão com o serviço mydlink.

O Easy Setup é a tela principal do roteador sempre que você acessa o dispositivo pelo navegador. As instruções estão em inglês, mas tudo é simples de compreender. Com um pouco de paciência qualquer um pode configurar o equipamento.

Mydlink: monitorando a rede à distância

O mydlink é um sistema de monitoramento avançado incluído no roteador. O que essa ferramenta faz é realizar uma série de análises no funcionamento do equipamento, monitorando todas as atividades que passam pela rede.

Entre os recursos de monitoramento, está o controle de atividades online de uma máquina conectada à rede. É possível verificar tudo em tempo real e de qualquer lugar do mundo — ideal para pais preocupados com o que seus filhos acessam.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A configuração é bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é acessar o roteador através de um navegador. Feito isso, basta acessar o item “mydlink Account” e criar uma conta. A partir daí, o serviço já está ativado e você pode começar a monitorar a sua rede através da internet.

Para acessar o roteador você pode acessar o mydlink por meio de qualquer navegador. A partir da interface você pode facilmente identificar quais máquinas estão ou estiveram conectadas na rede, assim como verificar o histórico de cada uma delas e liberar ou bloquear o acesso à internet.

O acesso via dispositivos móveis segue o mesmo padrão: basta fazer o download do aplicativo para o seu sistema e começar o monitoramento.

Sistemas de segurança

O DIR-905L possui um grande número de sistemas de segurança para garantir que nenhum intrometido mexa na sua rede. Entre esses recursos está o filtro por endereço MAC, que permite apenas computadores específicos na rede.

Esse roteador também oferece um firewall e um sistema Anti-Spoof desenvolvidos para manter a sua rede e os seus dados seguros.

Qualidade do sinal

O DIR-905L possui duas antenas externas de 5 dbi. Sabemos que o alcance do sinal é inversamente proporcional à quantidade de obstáculos presentes entre o roteador e o dispositivo conectado a ele. Parte da eficiência da conexão depende do aparelho que está recebendo o sinal, mas o ponto principal é a eficiência do roteador em gerenciar os recursos.

Nós testamos o DIR-905L em um ambiente fechado e conseguimos resultados muito bons. O alcance do sinal é grande e consistente, mesmo em locais amplos. Tivemos algumas quedas na força do sinal apenas a uma distância de cerca de 30 metros do roteador, mas mesmo assim a conexão não foi completamente interrompida.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para monitorar a intensidade do sinal, instalamos o software Vistumbler em um notebook e medimos a força em diversos pontos diferentes. Em uma área sem paredes, a uma distância de 30 metros do roteador, o sinal manteve-se relativamente alto, variando de intensidade entre 59%, 75% e um valor relativamente bom.

Testando o sinal à mesma distância, mas com o notebook dentro de uma sala fechada, o sinal continuou estável, mas sua intensidade diminuiu para uma escala que variou de 25% a 35%.

Em abas as situações foi possível navegar sem problemas, mostrando que o DIR-905L é um ótimo roteador para se ter em casa ou até mesmo em um escritório de pequeno porte.

Entretanto, se o seu objetivo é espalhar o sinal a distâncias maiores, pode ser mais indicado trabalhar com um modelo mais potente.

Reprovado

Interface ultrapassada e antenas não removíveis

Apesar de funcional, a interface do DIR-905L parece ser a mesma utilizada nos aparelhos D-Link há muitos anos. A empresa poderia ter investido um pouco mais nessa área, desenvolvendo um firmware mais dinâmico e que não exija reinicialização do equipamento a cada modificação feita, como já acontece com outros modelos recentes. Um exemplo disso é o ASUS RT-N14U Wireless-N300 Cloud Router, testado pelo Tecmundo.

As antenas de 5 dbi oferecem um bom alcance de transmissão, mas sabemos que sempre há a necessidade de mais potência no sinal. Os roteadores mais antigos da D-Link permitiam a troca das antenas, mas esse modelo infelizmente não oferece essa possibilidade, trazendo antenas fixas.

Vale a pena?

O roteador é a peça central da sua rede. Desse modo, escolher o modelo que atenda todas as suas necessidades é essencial para ficar livre de dores de cabeça. Esse modelo tem tudo o que a maioria das pessoas precisa em uma rede doméstica: configuração simples, muitos recursos e um sinal com um alcance razoável.

O principal destaque deste aparelho é, sem dúvidas, o mydlink. A ferramenta de monitoramento pela internet é perfeita para acompanhar a atividade de seus filhos e garantir que eles não acessem sites proibidos ou utilizem o computador enquanto deveriam estar estudando, por exemplo.

A interface é um pouco ultrapassada e poderia ser melhor, mas ela não prejudica a usabilidade do dispositivo. A situação das antenas não removíveis pode ser um problema em casos específicos, como a necessidade de alcance maior ou da substituição por antenas direcionais,

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Entretanto, isso não afetará a vida do usuário comum, que costuma instalar o roteador em casa para acessar internet e redes sociais.

Esse modelo pode ser encontrado em muitas lojas do comércio brasileiro, com preço bastante acessível. Por cerca de R$ 150 você leva um roteador muito bom para casa e dificilmente irá se decepcionar com o resultado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.