Review: AVerMedia Live Gamer Portable [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Review: AVerMedia Live Gamer Portable [vídeo]

Com o sucesso dos jogadores que gravam seus gameplays com comentários no YouTube nos últimos anos, surgiu uma procura cada vez maior por opções práticas e baratas para capturar imagens de consoles e PCs. Assim surgiu a AVerMedia Live Gamer Portable, uma placa portátil e compatível com os consoles mais atuais.

Aprovado

Fácil de levar

A Live Gamer Portable é leve, tem um design elegante e é realmente portátil, tendo um tamanho pouco maior do que o de um smartphone. Ela ainda acompanha um pequeno estojo para você levar facilmente para qualquer lugar.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Conjunto completo de cabos e acessórios

O produto já traz todos os cabos necessários: para vídeo componente, HDMI e um especial para o PlayStation 3. Vale lembrar que, devido à trava HDCP que existe neste console e em outros eletrônicos, não é possível capturar via HDMI do PS3. Como a placa já vem com tudo, você não precisa sair em busca de nenhum cabo antes de começar a primeira gravação.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Fácil de instalar

Todas as conexões ficam ao redor da placa, de forma sinalizada e clara. Basta conectar uma ponta do cabo no console e a outra na Live Gamer Portable, na opção “In”. Depois, é só usar o HDMI Out para ver a imagem na TV enquanto joga.

No PC, é necessário baixar os drivers da placa e o software RECentral, facilmente encontrados no site da AVerMedia. Depois de conectar o dispositivo no computador e abrir o programa, basta configurar como devem ser feitas as capturas ou transmissões.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O RECentral é bem dividido em funções. Em “Capture” é possível configurar de forma novata, amadora ou profissional. Enquanto as duas primeiras funcionam com assistentes simples, a mais “pro” é voltada para quem já tem mais conhecimento e consegue configurar de forma avançada cada opção da captura. Todas essas etapas são fáceis e não apresentam complicação em momento algum.

A função “Stream” é especial para quem faz gameplays ao vivo, já que ela serve exatamente para isso. Você pode configurar diretamente para fazer streamings pelo Twitch.TV, UStream e YouTube, diretamente do RECentral, diminuindo significativamente a quantidade configurações necessárias para uma “live”.

Usabilidade simplificada

Capturar é simples depois que tudo está instalado. É só pressionar o botão e pronto! Em modo de espera a luz do botão fica azul e, enquanto está gravando, fica vermelha e oscilando. Assim fica fácil de realizar o procedimento e saber se está tudo ok.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Modo PC-Free

Um dos maiores diferenciais da Live Gamer Portable (especialmente se a compararmos com a Elgato Game Capture HD) é o modo “PC-Free”. Com ele, você não precisa do PC para gravar. Basta conectar a placa em uma porta USB qualquer, como a do video game, para fornecer energia, deslizar um botão no dispositivo e inserir um cartão SD. Se tudo estiver correto, a luz do botão central fica vermelha. Aí é só apertar o botão para gravar e tudo vai direto para o cartão de memória.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Excelente qualidade de captura

A qualidade da captura é totalmente configurável, podendo ser em 720p ou 1080p. Com as opções no máximo, obtivemos excelentes imagens, com apenas algumas perdas devido à compressão do H.264. Mas nada muito perceptível, especialmente tendo em mente que são imagens para a internet.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Reprovado

Delay na transmissão

Um dos grandes problemas da Live Gamer Portable é o delay. Assim que você conecta um console na placa e abre o RECentral, é notável um atraso de cerca de 3 segundos na imagem. Ou seja, usar a saída HDMI para jogar e capturar é essencial. Esse problema ocorre pelo fato de a placa usar a conexão USB 2.0 para transmissão de dados. Talvez fosse melhor se ela usasse a versão 3.0, que é mais rápida.

Isso não é realmente um problema se você só for capturar ou transmitir direto pelo RECentral. Porém, ao tentar usar um software externo para fazer uma “live” — o XSplit, por exemplo —(vírgula) esse atraso pode atrapalhar bastante. Tentamos configurar um atraso forçado para a webcam e o microfone, para acompanhar o timing da placa, mas não obtivemos sucesso.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

Incompatibilidade com consoles antigos

A placa permite capturas somente por meio de cabos HDMI e Componente. Ou seja, ela não é compatível com cabos de vídeo composto, tornando inviável capturas de consoles mais antigos, como o Super Nintendo, por exemplo. Nada de jogatinas clássicas.

Vale a pena?

A intenção da AVerMedia Live Gamer Portable é capturar imagens de video games da forma mais portátil e fácil possível. Nesse caso, ela realmente tira de letra e cai na preferência de muitos que estão procurando por um produto para isso, pois não requer instalações ou configurações dolorosas antes de começar sua jogatina com captura ou transmissão.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo)

A Portable pode ser encontrada por um valor entre 700 e 900 reais. Não é um valor baixo, mas está na média da maioria das outras placas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.