Review: headset Tesoro Kuven

5 min de leitura
Imagem de: Review: headset Tesoro Kuven

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Quando falamos em acessórios para jogos, geralmente nos lembramos de nomes como Razer, Logitech e Roccat. Hoje, no entanto, estamos aqui para falar de um produto da Tesoro.

A marca americana é famosa em terras estrangeiras por oferecer dispositivos com visuais arrojados e alta qualidade para jogos. Recentemente, recebemos o headset Tesoro Kuven para testes diversos.

Esse acessório é dotado de dois alto-falantes, mas vem acompanhado de um adaptador que garante a simulação de 7.1 canais de áudio. Nesta análise, vamos falar um pouco sobre a reprodução de sons em jogos, músicas e outras situações.

Aprovado

Um headset que veio de outro mundo

É muito difícil olhar para este acessório e não fazer qualquer associação com um dispositivo que veio de outro mundo. As retas bem definidas, a logo da empresa nas conchas, a inversão do arco e até mesmo os parafusos nas laterais dão a impressão de que estamos tratando de um headset tirado do filme dos Transformers.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Tirando essa questão do design diferenciado, o Kuven é um produto que agrada também pelo conforto. As espumas revestidas usadas tanto na parte superior quanto nas laterais combinam perfeitamente com o restante do acessório e ganham destaque principalmente por evitar pressão excessiva na cabeça e possibilitar o uso prolongado do dispositivo.

Os materiais empregados na construção parecem ser de boa qualidade, o que significa que este headset, teoricamente, pode durar alguns anos. Os plásticos usados em quase todos os elementos do produto parecem ser de alta resistência. Talvez, a única coisa que possa estragar antes do previsto são os mecanismos que garantem girar as conchas para os lados.

Volume elevado sem distorções

Por se tratar de um headset com apenas um conector de áudio, o Kuven pode ser utilizado com quaisquer dispositivos. Durante o tempo que estivemos com o produto, analisamos a reprodução de sons tanto em smartphones quanto em computadores.

Nossa análise consistiu na execução de arquivos em MP3 (codificados em 320 kbps) e WAV (não comprimidos). Fizemos análise com diferentes configurações de equalização e arquivos que pudessem abranger o máximo possível de sons. Em todos os casos, o produto da Tesoro mostrou extrema capacidade para reproduzir todas as faixas do espectro sonoro audível.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O mais incrível, no entanto, é que este headset não apresenta distorções. Por mais alto que esteja o volume, ele continua mostrando alta fidelidade na reprodução. Virando as conchas para os lados, o acessório funciona praticamente como caixas acústicas. O som produzido é melhor do que o de muitos notebooks. É bom tomar cuidado para não prejudicar a audição.

Cancelando ruídos

Quando falamos em fones para jogos, o isolamento acústico é uma coisa que pode fazer muita diferença. No caso do Tesoro Kuven, o cancelamento de ruídos e a redução de barulhos é um ponto forte. Basta colocar o headset sobre a cabeça para que você elimine boa parte dos sons externos.

Essa característica é crucial durante a reprodução de games, pois o jogador não precisa deixar o volume em nível alto para ignorar os barulhos do ambiente. Isso é ótimo para os tímpanos, que não são prejudicados, mesmo quando não há absolutamente nada em execução.

Reprovado

Faltou um software de gerenciamento

Bom, depois de realizar diversos testes e ficarmos satisfeitos na reprodução de arquivos em estéreo, resolvemos partir para uma análise de múltiplos canais. Por se tratar de um periférico com um sistema virtual, o Kuven precisa usar o adaptador USB.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Por se tratar de um produto bem recente, o Windows 8 não consegue detectar o Kuven e instalar os drivers automaticamente. Assim, é preciso instalar o driver que está no CD que acompanha o produto. Caso o usuário perca o disco, a Tesoro também oferece o arquivo em seu site oficial.

Bom, a instalação do driver é simples e rápida, exigindo apenas uma reinicialização para que o headset funcione corretamente. Apesar disso, sentimos muita falta de um software para gerenciar (e equalizar) os canais, visto que outros programas não conseguem controlar o componente de áudio conectado na porta USB.

Um sistema virtual quase lá

Depois de instalar o driver, testamos o Kuven com os seguintes jogos: Dead Space 3, Metro 2033 e Superbrothers: Sword & Sworcery EP. Em todos os títulos, o headset apresentou bom funcionamento, mas não sentimos a mesma qualidade proporcionada com o uso de um headphone com sistema multicanal verdadeiro.

Além de analisar na jogatina, usamos alguns arquivos WAV para testar a separação dos canais. Nessas verificações, o Tesoro Kuven mostrou que pode sim reproduzir os canais e dar uma boa sensação de que se trata de um sistema real de 7.1 canais. Talvez, o real problema na hora da jogatina fique por conta da mistura de faixas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Outro probleminha que notamos é que, por contar apenas com um alto-falante de cada lado, este headset não consegue reforçar a reprodução de graves. Não estamos dizendo que os graves não atendem às expectativas, mas sentimos falta de um canal que pudesse fazer os ouvidos tremer.

Vale a pena

De acordo com o representante da Tesoro no Brasil, o headset ainda não está disponível por aqui, mas chegará em breve às lojas brasileiras. Nem mesmo o site oficial americano tem o produto à venda, mas, conforme a informação oficial, o preço estimado é de US$ 89 nos EUA. Isso daria quase R$ 210, porém, com a adição de impostos e outros custos, talvez o valor fique um pouco acima disso.

Pensando em algo próximo de 300 reais, cremos que vale a pena investir neste headset. A alta qualidade sonora que evita quaisquer distorções, o conforto oferecido, o microfone que captura os sons com poucos ruídos, a possibilidade de aproveitar games em 7.1 e os diversos adaptadores são aspectos que garantem múltiplas funcionalidades para o produto.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Disponível nas cores branca (Angel) e preta (Devil), o Tesoro Kuven é um acessório que vem a calhar para quem busca um fone gamer e não se importa tanto com a questão dos múltiplos canais reais. Por ora, podemos dizer que a Tesoro nos impressionou. Aguardemos a chegada de mais produtos para ver o que a marca tem a oferecer.

Este produto foi gentilmente cedido para análise pela loja online infonew.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.