Review: mouse Roccat Kone XTD

4 min de leitura
Imagem de: Review: mouse Roccat Kone XTD

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A Roccat vem caprichando nas tecnologias para gamers. Depois de nos impressionar com um teclado e um headphone de alta qualidade, a empresa nos surpreende com um mouse de precisão absurda para quem busca melhor desempenho em jogos.

O Roccat Kone XTD é um dos mais avançados produtos da fabricante e promete ser o acessório perfeito para quem gosta de curtir um bom game de FPS. Além disso, o periférico promete versatilidade com o uso de perfis, o que garante bons resultados em quaisquer situações.

Analisamos o produto em diferentes cenários e testamos todos os pormenores para ver se este mouse é realmente o que existe de melhor para jogos. Se você está pensando em comprar um mouse, vale conferir esta análise antes de tomar uma decisão precipitada.

Aprovado

Design feroz

Assim como os demais produtos da Roccat, antes de mostrar as vantagens de funcionalidade, o Kone XTD mostra suas qualidades visualmente aparentes. O produto é revestido com um material emborrachado que garante conforto para jogar por várias horas seguidas. Na área maior, a logo da marca é estampada em cor branca.

Algumas regiões — na parte superior do mouse — são de plástico. Elas são destinadas a oferecer uma brecha para que a iluminação interna seja visível no exterior do produto. Ao lado esquerdo, uma imagem bem discreta informa a marca e o modelo do dispositivo.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Os botões (que são programáveis) ficam bem acomodados no espaço disponível e a fabricante acerta na quantidade intermediária de elementos de função. As curvas laterais são especialmente projetadas para oferecer ergonomia e o posicionamento correto dos dedos.

Múltiplos perfis e pesos

Para que todas as opções do Kone XTD sejam utilizadas, o jogador precisa instalar o driver (disponível no site oficial) do produto. O aplicativo da Roccat oferece a personalização de todos os botões (cada um pode assumir duas funções em cada perfil), o gerenciamento dos perfis, das macros e o controle das luzes.

Por se tratar de um aparelho versátil, o jogador pode configurar cada perfil para um tipo de atividade. Este periférico pode ser ajustado com valores de sensibilidade que variam entre 200 e 8.200 DPI. Nesse quesito, não há como reclamar do aparelho, pois ele atende a todos os tipos de usuários.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Na hora de jogar, a movimentação da câmera é impressionante. O atraso máximo nas respostas é de apenas 1 milissegundo, portanto não há como reclamar do desempenho do produto. Em nossos testes, o mouse fez toda a diferença em games de FPS.

A mudança de perfis é facilmente realizada através dos botões “+” e “-“ que ficam próximos à rodinha do mouse. A experiência em jogo é muito relativa, dependendo da força do jogador e também do peso do periférico.

No caso do Kone XTD, essa questão é bem resolvida, pois, além de existir a opção de ajuste da precisão, o usuário pode adicionar pesos ao produto. Basta abrir o compartimento na parte inferior do mouse e inserir os pesos que forem necessários. A instalação é bem rápida e pode garantir melhorias significativas.

Um show de luzes

Além de ser muito preciso, o Roccat Kone XTD dá um show em iluminação. O aparelho conta com um sistema bem versátil, o qual pode exibir uma enorme variedade de cores. Você pode personalizar para que o produto reproduza um único tom ou criar gradientes.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Não bastando isso, é possível personalizar para que o acessório realize transições de cores, e você pode definir até mesmo a direção dessa mudança. Outras opções no painel de controle possibilitam modificar tempo e velocidade das luzes.

Reprovado

Canhotos não são bem-vindos

Apesar de garantir bons resultados e ter uma série de recursos, o Kone XTD não é exatamente um mouse ideal para todos. Devido a seu design ousado, este periférico da Roccat é voltado apenas para jogadores destros. As curvas do mouse e o posicionamento dos botões impedem que canhotos possam obter conforto.

Complicações com fio e pesos

Assim como já comentamos em outros produtos da Roccat, a presença do cabo é um detalhe que pode incomodar muito para quem gosta de jogar distante do PC. Todavia, o principal problema aqui é que o fio pode atrapalhar na hora da movimentação do cursor.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Não bastasse isso, o Kone XTD tem outro sério problema com os pesos. A presença deles vem a calhar, mas remover os componentes é muito difícil. Isso é muito complicado para quem divide o PC e precisa adicionar e retirar os elementos constantemente.

Vale a pena

O Roccat Kone XTD é um mouse de alta qualidade que pode atender as principais necessidades dos jogadores hardcores. A alta precisão e sensibilidade garantem resultados impressionantes, e a iluminação é um recurso que dá um charme extra ao produto.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Novamente, temos que elogiar a Roccat pelo belo software fornecido e a alta qualidade empregada na construção do periférico. Entretanto, devido aos inconvenientes citados acima e ao preço, que varia entre 400 e 500 reais, não podemos dizer que este produto vale a pena. Ele pode até ser ótimo para alguns poucos jogadores, mas há modelos concorrentes que não sofrem os mesmos problemas e podem oferecer desempenho similar.

Este produto foi cedido gentilmente para análise pela loja online MegaMamute.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.