Review: headphone Roccat Kave 5.1

4 min de leitura
Imagem de: Review: headphone Roccat Kave 5.1

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A Roccat é uma empresa especialista no desenvolvimento de produtos para gamers. Com acessórios que oferecem diferentes tipos de recursos, a companhia consegue atender desde os jogadores casuais até os mais hardcore.

Pensando nessa galera que encara a jogatina como uma coisa muito séria, a fabricante lançou um headphone que visa suprir todas as necessidades para quem busca precisão e alta qualidade.

O Roccat Kave 5.1 é um periférico que conta com um sistema real de cinco canais e que atende também às necessidades do jogador que precisa de sons graves em alto volume. A empresa nos enviou esse monstro para testarmos de perto todos os recursos e avaliarmos se ele realmente entrega a qualidade prometida. Vamos conferir!

Aprovado

5.1 canais de verdade!

A primeira coisa que reparamos ao tirar o Kave da embalagem foi a presença de diversos alto-falantes dentro das conchas. Além desse detalhe, a presença de quatro pinos de áudio na ponta do cabo e de um conector USB convence o jogador de que este é um aparelho preparado para toda a ação em múltiplos canais.

Após conectar o aparelho ao computador — que evidentemente precisa de uma placa de som preparada para 5.1 canais —, realizamos alguns testes para conferir se todos os alto-falantes estavam funcionando. Nesse momento, percebemos a grande diferença de um fone comum para este modelo de alta qualidade.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Kave reproduz os sons em alto volume e é muito fácil identificar quais vem da direita, da esquerda, da frente e de trás. Ao ativar apenas o canal do subwoofer, ficou claro que estávamos desfrutando de um headphone que vem para substituir a experiência de algo do tipo. Os graves do dispositivo são perfeitos e fazem os tímpanos tremerem.

Confortável

Nesses primeiros momentos de testes, pudemos averiguar a qualidade de construção e o conforto oferecido. O Kave é muito resistente e preparado para durar alguns bons anos. As espumas revestidas na parte superior servem para evitar que sua cabeça fique em contato com o plástico que é fixado nas conchas de som.

As espumas nas laterais são ideais para isolar um pouco do som produzido e evitar que muito barulho externo interfira na reprodução do áudio. Além disso, elas servem para impedir que o headphone faça muita pressão sobre as orelhas.

Praticidade é tudo

Um dos grandes diferenciais do Roccat Kave 5.1 é a presença de um controle externo que garante o ajuste de volume dos múltiplos canais. Neste aparelho, você pode facilmente controlar o volume geral e emudecer o microfone.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Ao lado dos controles principais, um compartimento acomoda níveis de volume para cada canal, garantindo que você personalize sua experiência de acordo com o conteúdo em execução. Apesar de ser um componente adicional, esse item não requisita a instalação de quaisquer drivers ou softwares. Aliás, o Kave não necessita de nada para funcionar.

Alta qualidade sonora

Enfim, depois de avaliarmos os pormenores, partimos para o uso durante a jogatina. O nível de volume do Kave é absurdamente surpreendente. Inclusive, recomendamos tomar muito cuidado para não abusar dele, visto que isso pode causar sérios danos à audição.

A qualidade do microfone não é profissional, mas é suficiente para quem precisa de comunicação durante a jogatina. Graças ao isolamento das conchas, o microfone não chega a capturar os sons produzidos pelos alto-falantes.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Testamos o dispositivo com Crysis 2, Batman: Arkham City e Metro 2033. Em todos os games, ele reproduziu os sons com alta qualidade e sem distorções. No caso dos games de FPS, a presença dos múltiplos canais de áudio dá outra vida ao game.

Independente do momento, todo o som é facilmente distinguível. O jogador pode identificar o que vem de trás e dos lados. Isso é muito importante para jogadores que precisam atuar com rapidez para aniquilar os inimigos. Basicamente, esse Roccat é um dos melhores produtos para gamers.

Reprovado

Com fio

Existem jogadores que são a favor de headphones com fio e outros que são contra. Como jogamos games do tipo FPS, tivemos de sentar próximo do PC, portanto essa questão não influenciou em quase nada. O Kave mostrou ótimo desempenho com seus cabos e os fios não atrapalharam o uso de outros aparelhos.

Acontece que existem jogadores que preferem sentar no sofá e desfrutar da jogatina sem fio. Caso você seja esse tipo de gamer, saiba que o Kave vai limitá-lo a sentar no máximo a 3 metros do computador.

Vale a pena

Depois de algumas horas de jogatina, ficamos mais do que convencidos de que o Kave é um headphone para gamers que realmente buscam alta qualidade e não dispensam a presença de múltiplos canais de áudio verdadeiros.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O dispositivo adicional para o controle de volume vem a calhar e é um dos diferencias do produto. O design é elegante e as luzes azuis combinam com muitos PCs gamers. Este produto da Roccat nos satisfez nos mínimos detalhes e por isso damos a certeza de que vale a pena investir cada centavo nele.

Em nossas pesquisas, encontramos o Roccat Kave 5.1 com valores que variam entre 450 e 650 reais. Mesmo considerando o valor mais alto, ainda não acreditamos que o dinheiro seja mal investido. Claro, se você puder pagar pouco pelo produto, isso será muito melhor para seu bolso.

Este produto foi cedido gentilmente para análise pela loja online MegaMamute.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.