Análise: Positivo Ypy S350 Colors [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Análise: Positivo Ypy S350 Colors [vídeo]

A Positivo Informática anunciou em 2012 a expansão de sua linha de portáteis, lançando ainda alguns novos tablets e smartphones da linha Ypy. As novidades incluem tanto aparelhos que contemplam consumidores mais exigentes quanto aqueles mais simples (e mais baratos), para quem procura um smartphone básico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Tecmundo testou o Ypy S350 Colors, um aparelho que vem para concorrer com Androids mais simples, e você confere agora o resultado da nossa análise.

APROVADO

Tela: espaço suficiente

As 3,5 polegadas oferecidas pelo Ypy S350 Colors parecem ser o suficiente para você fazer o básico em um smartphone. Navegação simples na web, enviar e receber email e usar GPS ou redes sociais, tudo isso pode ser feito sem qualquer prejuízo com este display. A tela é capacitiva, o que garante mais precisão na hora de responder ao toque.

Dois chips

A capacidade de suportar mais de um chip pode parecer completamente inútil para muita gente, mas é essencial para muitas pessoas. Com a facilidade de se adquirir uma nova linha móvel em qualquer operadora, é comum que muita gente aproveite promoções de mais de uma empresa e, logo, precise de um dispositivo dual sim para ter mais praticidade.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

O Ypy S350 Colors trabalha de forma bem competente com dois chips, exibindo informações sobre eles no menu de notificação. Como o aparelho não tem botão físico para realização de chamadas, outro ponto positivo do S350 é exibir dois botões (um para cada chip) no discador do telefone.

Micro SD de 4 GB incluso

O espaço interno para armazenamento de dados deste aparelho é bastante limitado, mas isso não significa que você vai sofrer para armazenar fotos, músicas, vídeos e até mesmo alguns aplicativos. Isso porque o aparelho já leva de fábrica um cartão de memória micro SD de 4 GB, o que garante algum espaço para você guardar bastante coisa.

Tampas coloridas

O design do S350 Colors não deixa a desejar. Ele é anatômico, o que torna mais fácil segurá-lo, não tem botões físicos na base do dispositivo e conta com dois botões laterais bem discretos e funcionais: liga/desliga e controle de volume. Além disso, um dos diferenciais do aparelho é justamente a presença de duas tampas traseiras extras.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

Além da tampa preta, que vem junto do aparelho, a caixa do Ypy S350 Colors conta com outras duas opções, uma cor-de-rosa e outra branca, para que você dê uma cara nova a ele sempre que enjoar de uma cor.

Desempenho

Um aparelho como o Ypy S350 Colors não pode ser comparado com dispositivos de ponta, como os Galaxy S3, HTC One ou iPhone. Ele é básico, mas ainda assim apresenta desempenho e configurações superiores a outros smartphones básicos, como Galaxy Y, Galaxy 5 e LG Optimus Hub. Seu processador Snapdragon de 1 GHz garante uma boa velocidade enquanto você desliza o dedo pela tela.

Conexão direta com desenvolvedores

Um dos pontos mais interessantes dessa nova fase da Positivo Informática é o contato direto com desenvolvedores de aplicativos. Tanto para o Ypy S350 quanto para outros portáteis da companhia, é possível que qualquer pessoa que crie aplicativos possa disponibilizá-los na loja de apps da Positivo.

REPROVADO

Pouco armazenamento interno

Se você quer usar um smartphone apenas para navegar nas redes sociais, mandar emails e outras ações básicas, o S350 Colors pode ser uma boa opção. Mas, mesmo assim, ele esbarra em um problema: o armazenamento interno. Mesmo que você use um cartão de memória, muitos aplicativos só podem ser instalados na memória interna.

Isso significa que limpezas constantes serão necessárias para manter o aparelho funcionado corretamente. Além disso, aplicativos que geram muito arquivos temporários, como aqueles das redes sociais e mapas, também serão os grandes vilões no consumo de espaço interno do aparelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

Câmera

Apesar de fotografar a 3 megapixels, a câmera traseira deste dispositivo deixa um pouco a desejar. Ela não conta com flash e também não apresenta controle de foco, apesar de oferecer vários comandos para configuração da captura. Além disso, o dispositivo grava vídeos apenas em VGA (620x480 pixel), ou seja, nada de registros em HD. Enfim, a câmera é um dos principais pontos fracos deste Ypy.

Acabamento

O design do S350 Colors não apresenta grandes problemas, como visto anteriormente em nossa análise. Contudo, o plástico usado tanto na tampa traseira quanto nas laterais do aparelho passam uma ideia de fragilidade, como se ele não fosse resistir à menor das quedas sem quebrar. Esse é o grande problema “visual” do smartphone da Positivo Informática.

Android Gingerbread

Se você quer um aparelho para usar as últimas atualizações do Android, é melhor não comprar um Ypy S350 Colors. Por questões de limitação de hardware, a Positivo Informática não planeja lançar atualizações para versões mais recentes do sistema operacional, ou seja, nada de Jelly Bean para ele.

(Fonte da imagem: Divulgação/Positivo Informática)

VALE A PENA?

Parece que finalmente a Positivo Informática começa a dar passos firmes rumo à consolidação de sua linha de portáteis. Se a receptividade de outros dispositivos não foi tão boa, o Ypy S350 Colors passa pelo teste com uma boa avaliação, claro que sempre levando em conta as limitações do aparelho.

Ele tem um preço não muito agradável (valor sugerido de R$ 499), o que deve deixar muita gente ainda com um pé atrás para investir na marca. Vale lembrar que outros dispositivos semelhantes também custam algo em torno deste valor, o que pode prejudicar as vendas da Positivo.

Mesmo assim, dá para dizer que quem procura um smartphone que oferece o básico, mas garante desempenho razoável, com um bom processador e um visual interessante, pode optar por este modelo.

Apesar de problemas com armazenamento interno, que são quase um padrão para aplicativos desta faixa de preço, com o acabamento em plástico e de ter uma câmera que deixa muito a desejar, o Ypy S350 Colors pode ser muito bem aproveitado por quem cuida bem de seu smartphone e quer um portátil para estar sempre conectado.
co

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.