Análise: Monitor Samsung S23B550V

5 min de leitura
Imagem de: Análise: Monitor Samsung S23B550V

A Samsung vem apostando sério no mercado de monitores. Lançando diversos modelos para atender aos tantos segmentos de consumidores, a companhia ganha destaque por unir design inovador e uma série de funcionalidades únicas.

Recentemente, a fabricante coreana nos enviou o monitor S23B550V, modelo intermediário que reúne entradas HDMI, funcionalidade multimídia, compatibilidade com o padrão MHL (que certifica a capacidade de reprodução de conteúdo HD a partir de um dispositivo portátil) e muito mais em uma tela de 23 polegadas.

Usamos e abusamos de todas as funcionalidades do aparelho. Hoje, vamos contar como este monitor se saiu nos diferentes cenários de nossa análise. Abaixo, você confere as especificações do produto:

  • Display: LCD de 23" (16:9) com retroiluminação de LED;
  • Resolução máxima: 1920x1080 pixels (60 Hz);
  • Brilho: 250 cd/m²;
  • Taxa de Contraste: 5.000.000 : 1 (dinâmico) e 1.000 : 1 (estático);
  • Tempo de resposta: 2 ms;
  • Ângulo de visualização (horizontal/vertical): 170° / 160°;
  • Cores: 16,7 milhões;
  • Conexões: 1 x D-Sub / 2 x HDMI / 1 x áudio;
  • Alto-falantes: 10 W;
  • Recursos: Mobile High-Definition Link (MHL);
  • Consumo de Energia: 30 W;
  • Dimensões sem suporte (LxAxP): 55,3 x 33,6 x 5,6 cm;
  • Peso com suporte: 2,95 kg;
  • Cabos: D-Sub, MHL, estéreo e cabo de força.

Aprovado

Visual nos moldes da Coreia

Grandes inovações no design (como a do modelo T27B750LB) são sempre bem-vindas, mas não é necessariamente uma mudança abrupta nas curvas de um dispositivo que o deixa mais bonito. No caso do Samsung S23B550V, não existe um impacto visual muito grande.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Este monitor de LED é apenas mais um da linha intermediária, portanto seu visual segue o padrão de outros modelos comercializados previamente. Na frente, abaixo da tela, o display conta com alguns botões capacitivos que dão acesso ao menu, facilitam a troca das entradas de vídeo e possibilitam regular o volume do som.

Com espessura reduzida, bordas finas e uma moldura transparente, este dispositivo transpassa elegância, sendo perfeito para você usar no escritório ou no quarto. Vale salientar, no entanto, que a fonte de energia não fica instalada dentro do aparelho, um detalhe que pode tirar um pouco da beleza do monitor.

Pronto para tudo

Ainda que não possa atuar como uma televisão (ele não traz sintonizador), este monitor da Samsung serve perfeitamente para você conectar seu video game ou outros aparelho que utilizem conexões HDMI ou VGA.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A parte de baixo deste monitor é um pouco maior do que a borda superior. Isso é necessário para que o interior do aparelho possa abrigar os alto-falantes (que não são dos mais potentes) que garantem capacidades multimídia ao display.

Games? É pra já!

Aproveitando que estamos falando em jogos, vale comentar que o S23B550V é um modelo muito bom para quem necessita de baixo tempo de resposta. Em nossos testes, depois de configurar a placa de vídeo e os games, o display não apresentou problemas de screen tearing ou outros semelhantes.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Seja um FPS em que você precisa ter um feedback preciso ou um jogo de corrida que fica muito mais fluido rodando a 60 frames, o monitor não deixa a desejar. Claro, se a placa de vídeo falhar nos frames, o display não tem muito como compensar os problemas. No geral, o tempo de resposta de 2 ms é perfeito para quaisquer atividades.

Reprovado

Um mundo de cores distorcidas

Antes de qualquer coisa, queremos dizer que temos plena consciência de que este monitor não é um HP DreamColor, tampouco tivemos a intenção de compará-lo aos modelos de alta qualidade. Considerando essas ressalvas, você já deve fazer ideia de que não ficamos satisfeitos com as imagens que vimos no S23B550V.

Pois é, infelizmente este modelo da Samsung não consegue manter o equilíbrio entre brilho e contraste sem distorcer as cores. Apesar de oferecer níveis exagerados das cores branca e preta, o dispositivo não consegue equilibrar as tonalidades e exibir a gama completa de cores.

Monitor da Samsung (à direita) transforma o azul em roxo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em diversos testes, tentamos trabalhar com os padrões pré-definidos do aparelho, mas não enxergamos a mesma qualidade de um monitor com pequenas distorções. Ao realizar verificações com jogos, ficamos ainda mais decepcionados, pois o S23B550V não consegue trabalhar bem com cenas escuras, sendo necessário ficar modificando os ajustes constantemente.

Apesar de todos esses inconvenientes, o principal problema que constatamos é a distorção de cores. Comparando o display lado a lado com outro aparelho devidamente calibrado, não conseguimos atingir os mesmos níveis de cores. Talvez, este não seja o fim do mundo para quem não trabalha com imagens no PC, mas é um detalhe que pode incomodar aos que têm uma visão aguçada.

Confusão e pouca praticidade

Se você gosta das coisas simples, então o S23B550V não é o monitor mais recomendado. Apesar de não ser impossível navegar no menu do display, é um pouco complicado, nos primeiros momentos, compreender como realizar as alterações. Não bastasse isso,  ajustar o volume também não é uma tarefa fácil.

Também tivemos alguns problemas com os ajustes automáticos do aparelho. Na primeira vez que conectamos a tela ao computador, o display não conseguiu realizar a configuração correta, deixando parte do conteúdo deslocado para baixo da área visível. Felizmente, isso não ocorreu quando conectamos o monitor a outro computador.

Regular o volume não é tarefa fácil (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, parece que a Samsung não considerou que este é um monitor que também serve para PCs e acabou se esquecendo de incluir um cabo HDMI na caixa do aparelho. Ao abrir a embalagem do S23B550V, tudo o que encontramos foi um cabo D-Sub (que não oferece a qualidade que muitos exigem) e um cabo MHL (ideal para smartphones e algumas placas).

Vale a pena

Ficamos profundamente decepcionados com as distorções de cores, a incapacidade de atingir um bom nível de brilho sem atrapalhar algumas escalas de cinza e com os menus complicados do S23B550V. Sinceramente, tais tipos de problemas não chegam a atrapalhar no dia a dia, mas são empecilhos que não esperávamos encontrar em um intermediário da Samsung.

Depois de avaliarmos muito a questão, não podemos dizer que a compra deste Samsung valha a pena. Ainda que o S23B550V seja compatível com gadgets portáteis e ofereça exibição imediata com baixos tempos de resposta, ele acaba não sendo a melhor aposta para o segmento de consumidor intermediário.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Ainda que consiga atingir bom desempenho com jogos, o aparelho acaba forçando o jogador a realizar ajustes manuais cada vez que executa um game. Para quem busca uma tela razoável para o escritório, o S23B550V ainda deixa a desejar, justamente por conta das desvantagens frente aos concorrentes.

Se você encontrar este monitor com um preço camarada ou, quem sabe, caso você faça questão de ter um display compatível com o padrão MHL, pode ser que o Samsung S23B550V seja uma boa aquisição. Do contrário, recomendamos buscar outros modelos com mais funcionalidades e que estejam disponíveis na mesma faixa dos R$ 600.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.