Review: Impressora HP LaserJet M1522nf

8 min de leitura
Imagem de: Review: Impressora HP LaserJet M1522nf

Depois de testes realizados com monitores, TVs, celulares, computadores e notebooks, o Baixaki decidiu migrar para mais um ramo da informática: o das impressoras. Hoje começamos uma nova fase de análises, com uma rigorosidade maior e com uma abordagem mais voltada ao usuário que procura saber todas as funções e possibilidades de determinado produto.

A primeira análise de impressoras do nosso site foi realizada com uma impressora a laser. Recebemos uma HP LaserJet M1522nf novinha e pronta para uma bateria de testes cansativa. Esta impressora é voltada à utilização em escritórios ou empresas que necessitem imprimir documentos em larga escala. Além disso, a M1522nf é ideal para utilização em papelarias ou lugares onde seja necessário fazer cópias de documentos em poucos segundos. Vale frisar que esta impressora só imprime em preto e branco.

Foto panorâmica da HP LaserJet M1522nf

Antes de comentar mais sobre a impressora, vamos falar um pouco sobre as especificações internas, externas e principais características dela. Veja a tabela abaixo:

Especificações da HP LaserJet M1522nf

Aparência

A HP LaserJet M1522nf é uma impressora muito bonita. Com bandejas bem posicionadas, scanner  discreto, teclado cheio de funções, conexões traseiras e um acabamento fantástico com cores claras para contrastar com os tons de cinza, a impressora mostra-se uma ótima opção para qualquer ambiente. Confira algumas fotos dela:

Clique para ampliar

Facilidade de uso

Todas as funções da HP LaserJet M1522nf estão disponíveis através do teclado principal. Existem teclas específicas para utilizar a digitalização, outras para configurar a qualidade e número de cópias, e claro, um teclado numérico para utilizar o fax.

Painel e teclado da HP LaserJet M1522nf

Controle pelo computador

A HP LaserJet M1522nf é uma multifuncional que pode ser utilizada tanto no Windows como no MAC OS. Junto com a impressora, o usuário recebe dois CDs, um para cada tipo de Sistema. A instalação do software é fundamental para a utilização e manutenção do produto. Após este passo, o usuário consegue manusear e configurar a impressora através do computador. É possível, até mesmo, enviar documentos via fax sem sair da frente do PC. Veja abaixo a imagem do software.

Use o software da HP e controle tudo pelo PC

O programa da impressora fornece diversas informações que não aparecem no visor da HP M1522nf, contudo o aplicativo ainda peca por não permitir que o usuário modifique configurações importantíssimas. Claro que, o grande problema consiste na impressora e não no software, porém é muito esquisito uma impressora não ter perfis pré-configurados para cada tipo de impressão.
Nosso método de análise

Para testar a HP LaserJet M1522nf seguimos uma metodologia rigorosa e diferente. Primeiramente tivemos de elaborar imagens de alta qualidade (fotos, gráficos, textos e muito mais) e figuras com várias tonalidades de cinza. Algumas imagens de testes (veja abaixo) servem para verificar a quantidade de detalhes que a impressora consegue imprimir. Tais imagens possuem vários detalhes os quais são revelados ou ocultados de acordo com a quantidade de preto e branco.

Equipe analisando as imagens de teste

A análise da M1522nf foi um trabalho complexo, pois além da impressão, tivemos de testar a digitalização e a cópia. Realizamos várias provas para verificar a velocidade e a qualidade do dispositivo. Para digitalização, usamos imagens com muitas cores e utilizamos o scanner na mais alta qualidade.

Obviamente, nosso teste não teria sentido se não tivéssemos um documento padrão para comparação. Depois que nossa equipe de Design elaborou as imagens de testes, enviamos os documentos em PDF para uma gráfica. A impressão na gráfica foi realizada em uma impressora Xerox DocuColor 252, a qual possui alta qualidade. Finalmente, quando recebemos estes documentos, pudemos realizar as comparações. Confira agora nossa análise para cada função da impressora.

Xerox DocuColor 252

Testes de impressão

A primeira coisa que pensamos ao receber esta impressora foi: temos de testar a impressão. Aliás, a análise de qualquer produto, sempre, possui um foco principal. No caso de uma multifuncional, ficamos num impasse de qual seria a melhor função desta impressora, afinal, ela possui várias. Demos uma maior ênfase para a parte de impressão, realizando três testes diferentes.

Detalhes quanto aos testes de impressão

Como já citado, a HP LaserJet m1522nf possui poucas configurações para impressão. O aparelho não traz um modo dedicado exclusivamente a fotos ou que seja mais cuidadoso quando há grande quantidade de detalhes. Além disso, a impressora não conta com uma configuração para aumentar ou diminuir os níveis de luminosidade, não permitindo que o usuário deixe a impressão mais clara ou escura. Deste modo, pudemos modificar apenas a densidade da tinta e a resolução da impressão.

Impressão em papel sulfite

Após receber os documentos da gráfica, começamos nossos testes. A primeira sequência da análise foi a impressão dos documentos em papel sulfite. Realizamos os testes com a resolução na configuração de “FastRes 1200” — e depois, para efeitos de comparação e curiosidade, configuramos a impressora para 600 dpi. Nestes testes verificamos a velocidade total que é levada desde o clique do computador até a impressão final do documento. Abaixo estão os resultados.

Impressão em papel sulfite é satisfatória

Conclusão do teste de impressão em papel sulfite

Ao realizar este teste, já esperávamos que a qualidade não ficasse excelente, afinal, o papel sulfite não possui brilho e mesmo em impressoras de alta qualidade nota-se a baixa qualidade das imagens impressas neste tipo de papel. Em nossa análise percebemos que a qualidade da HP M1522nf é bem inferior a da Xerox DocuColor. Sabemos que as duas impressoras não estão no mesmo nível de preço e qualidade, mas pudemos perceber que a resolução da HP deixa muito a desejar.

É possível perceber claramente os pixels nas fotos e em todos os testes que realizamos com papel sulfite notamos a diferença de brilho. A HP LaserJet M1522nf não utiliza um sistema para aprimorar o brilho das fotos, o que deixa a foto irreal. A falta de sombras permite que uma quantidade maior de detalhes seja visualizada, porém deixa a foto mais pixelizada e as sombras bem irreais.

Teste com papel fotográfico

Evidentemente, para analisar a qualidade em impressão de fotografias, utilizamos papel fotográfico. Não tivemos como melhorar a qualidade deste tipo de impressão, porque não há opções para isto. Portanto, utilizamos os mesmos testes que realizamos com folhas sulfites, contudo apenas trabalhamos com a resolução FastRes 1200, a qual já havia apresentado resultados melhores no papel sulfite. Confira o tempo e qualidade que obtivemos nesta análise.

Mesmo com o papel fotográfico, a qualidade ainda é baixa

Conclusão do teste de impressão em papel fotográfico

Os testes com papel fotográfico não apresentaram grande qualidade. Ao imprimir fotografias em papel fotográfico, tivemos a surpresa de não haver grande diferença na qualidade das fotos. O papel fotográfico possui mais brilho, porém a HP M1522nf não utiliza muito contraste e sombras, o que deixa as imagens irreais.

Análise com papel couchê

O último teste em impressão de imagens de alta qualidade foi realizado com a utilização de papel couchê. Este papel é mais maleável e muito utilizado para impressão de fotos e panfletos. Assim como fizemos no teste com papel fotográfico, usamos apenas a resolução FastRes 1200. Calculamos o tempo também, porém ele foi quase idêntico aos resultados que obtivemos noutros testes. Veja uma foto comparativa entre a imagem da HP M1522nf e da DocuColor da Xerox.

A HP M1522nf deixa muito a desejar ao imprimir fotos

Conclusão do teste de impressão em papel couchê

A última análise já não deixava muita esperança para nossa equipe, afinal, percebemos que o papel não influencia muito nos resultados. A qualidade da impressão em couchê foi muito semelhante a do papel fotográfico, porém a diferença foi quanto ao brilho, por conta da diferença de papel. A imagem novamente saiu um pouco pixelizada e com pouca quantidade de contraste e sombras.

Velocidade e qualidade

Depois de uma bateria cansativa de testes nos três tipos de papéis, ainda colocamos a impressora à prova para verificar a velocidade e qualidade na hora de imprimir documentos comuns. Aqui optamos por realizar dois testes diferentes: num primeiro, a impressora tinha de imprimir dez páginas de um documento com várias fontes diferenciadas — apenas para verificar a velocidade. O segundo teste consistia na impressão de cinco páginas de um documento com vários caracteres especiais e com tamanhos bem pequenos. Este segundo teste serve para verificar a qualidade de impressão.

Avaliação da digitalização

Para testar o scanner da HP LaserJet M1522nf usamos duas imagens: uma foto recheada de detalhes e um documento com variados tipos de fontes — para analisar a captura de fontes em tamanho pequeno.

Imagens usadas no teste de digitalização

Digitalizar, ou “scannear”, documentos com a HP LaserJet M1522nf pode demorar tanto quanto realizar tal tarefa em outro scanner comum. O resultado das digitalizações é razoável, sendo aceitável para usuários que não procuram digitalizar todos os pixels presentes numa imagem (tarefa realizada apenas por produtos de altíssima qualidade). Para digitalização de documentos e fotos comuns, a HP M1522nf mostra-se uma excelente opção.

Cópias é com a HP M1522nf

A HP LaserJet M1522nf foi desenhada especialmente para quem necessita criar cópias com rapidez e qualidade. Esta impressora possui uma bandeja localizada na parte superior, a qual serve, justamente, para “ler” os documentos e imagens. Após fazer uma rápida digitalização do documento, a Laserjet M1522nf imprime as cópias rapidamente. Para analisar a velocidade e qualidade na hora de copiar documentos, elaboramos três testes.

Primeiramente, foi feito a leitura de apenas um documento e a impressão de sete cópias. O segundo teste fazia a impressora trabalhar com grande velocidade, através da leitura de trinta páginas diferentes e impressão de uma cópia de cada documento. O último teste serviu para analisar a qualidade das cópias de imagens (fotos e gráficos), mas também pudemos calcular a velocidade média para cópia. Confira nas imagens abaixo os tempos e fotos de cada um dos testes.

Teste da copiadora

Com estes resultados podemos concluir algo bem simples: a HP LaserJet M1522nf foi criada para copiar com grande velocidade e boa qualidade. Para copiar fotos há uma certa distorção na qualidade e nas cores, mas nada muito notável. Vale salientar que dependendo do nível de brilho (mais claro ou escuro), a imagem fica mais distorcida.

Rendimento do toner

Uma das mais interessantes características da HP LaserJet M1522nf é o gerenciamento do toner. Esta impressora calcula o rendimento aproximado da tinta de acordo com o tipo de impressão que o usuário realiza. Todos os detalhes podem ser acompanhados através do programa instalado no computador.

O programa informa a duração aproximada do Toner

Conclusões e preços

Todos os testes que realizamos com a HP LaserJet M1522nf nos levaram a uma conclusão bem óbvia: esta impressora não foi feita para impressão de fotos e imagens de alta qualidade. No entanto, para cópias e impressão de documentos comuns ela é uma ótima impressora. No quesito digitalização ela se comporta tão bem como outras impressoras multifuncionais.

Já o preço não é muito bom, pois gira em torno de R$ 2 mil,  (realizamos uma pesquisa no site Buscapé para verificar a média de preços da HP M1522nf) fator que faz desta impressora uma opção razoável na relação custo-benefício.

O que você achou desta análise? Gostou da HP LaserJet M1522nf? Deixe seu comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.