Análise: AVerMedia Live Gamer HD [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Análise: AVerMedia Live Gamer HD [vídeo]

A Live Gamer HD, da AVerMedia, é uma placa de captura voltada para um público muito específico de gamers: aqueles que procuram compartilhar suas aventuras com outros pela internet afora. Ela é feita para funcionar com PC ou consoles.

Para utilizá-la, antes você precisa instalar o componente encaixando-o em uma entrada PCI-express da placa-mãe. Depois, basta instalar o software que acompanha o produto, o RECentral. Mas será que tudo funciona direito?

Aprovado

Tudo o que você precisa para capturar

A placa oferece entradas de captura em HDMI e áudio com cabo P2. Porém, junto com ela, há vários acessórios na caixa, como cabos e adaptadores, para que você não tenha problemas enquanto utiliza a Live Gamer HD.

Sem complicações

O software oficial da placa é voltado justamente para quem não quer se estressar com configurações complicadas demais. Nem sempre a pessoa é experiente o suficiente para entender opções avançadas de captura de vídeo. E, é claro, profissionais também não podem ficar de fora. Por isso, há uma espécie de divisão no RECentral, em que você pode dizer ao programa se é um "Novato", "Amador" ou "Pro".

As configurações são bastante simples e diretas, mesmo na categoria "Pro". O software vem em português e você pode seguir cada um dos passos em um assistente — ou seja, não tem segredo. Você só precisa escolher o local em que vai salvar e a origem (video game, outro PC ou o que está usando no momento). Para quem gosta de narrar o game, é possível até mesmo usar o microfone durante a captura.

Depois disso, a placa faz todo o trabalho para você. Ela não sofre com incompatibilidades e não é nem um pouco “fresca” com resoluções diferentes. Por exemplo: se você quiser capturar até mesmo os menus de boot do sistema, ela permite.

Transmissão ao vivo

Para quem gosta de fazer streaming enquanto joga, há uma função dentro do próprio RECentral só para isso. E o melhor de tudo é que ele já faz a conexão direta para serviços gratuitos (mas que têm opção paga), como o UStream.

Aperte o botão vermelho

Para facilitar o trabalho, um grande botão USB acompanha o produto. Ele é luminoso e fica todo avermelhado. Basta apertá-lo para começar a captura, e ele começa a oscilar para indicar que o processo está em andamento. Para parar, basta pressioná-lo novamente e a luz se estabiliza. Dessa forma, não há riscos de ficar sem saber quando você está gravando ou não.

Boa compressão de arquivos

A compressão padrão utilizada é H.264, já famosa em filmadoras e na internet. Os arquivos ficam em boa qualidade e em tamanhos muito mais reduzidos, diferente do que acontece se você usar softwares como o Fraps, por exemplo.

Não pesa no sistema

Fizemos capturas de até 1080p (resolução de 1920x1080 pixels) com outros computadores e o Xbox 360. Em nenhum momento pudemos notar travamentos ou problemas com a própria imagem. Ou seja, é uma boa solução para aqueles que sofrem com lentidão ao gravar a tela.

Reprovado

Não permite configurar o codec

Quem gosta de fazer tudo absolutamente do seu jeito pode se incomodar um pouco na hora de configurar a captura, já que não é possível modificar o codec H.264 para nenhum outro. Não há opção nem mesmo para gravar em formatos descomprimidos, o que faz com que os exigentes por qualidade perfeita fiquem descontentes.

Preço

O grande problema da Live Gamer HD é o preço, que fica na faixa de R$ 1 mil aqui no Brasil. Para uma placa de captura, é um valor um pouco salgado.

Vale a pena?

A pergunta mais apropriada não é “se vale a pena”, e sim “para quem”. Devido ao preço, é necessário considerar a Live Gamer HD mais como um investimento. Ela é perfeita para profissionais e pessoas que procuram a melhor solução para transmitir via streaming ou simplesmente capturar a tela de jogos e do PC. A placa é flexível e de fácil uso, o que evita que você perca muito tempo com configurações.

Ela é destinada principalmente para a captura de games, mas vale mencionar que o PlayStation 3 não é compatível devido a uma restrição ao uso da transmissão do sinal HDMI, para evitar a pirataria de discos Blu-ray (mas é possível usar um transcodificador, por exemplo).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.