Análise: Samsung Multiview MV800 [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Análise: Samsung Multiview MV800 [vídeo]

Tentando alcançar um público que gostaria de uma câmera de qualidade, mas não tem intimidade com modelos mais profissionais, a Samsung lançou no mercado a Multiview MV800. A câmera tenta unir a facilidade de câmeras mais simples com as funções presentes nos exemplares mais avançados.

A Multivew MV800 tem um visual que pode ser classificado como comum, já que, à primeira vista, não apresenta nenhuma inovação quando comparada com outros modelos encontrados no mercado. Ela começa a mostrar a que veio quando vemos a sua porta de entrada HDMI e no momento em que manipulamos a sua tela.

Com um simples movimento, a tela fica em cima da câmera, dando a possibilidade de tirar um autorretrato ou, quem sabe, gravar um videolog enquanto se anda por aí.

A Samsung Multiview MV800 conta com uma lente de 16 MP, realiza gravações em 720p e ainda tira fotos 3D e panorâmicas. Será que, na prática, ela é assim tão boa como parece?

Aprovado

Visualização pela tela Flip

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A tela de visualização da câmera é um dos seus maiores atrativos. Podendo ser usada na vertical ou horizontal, ela facilita a vida de quem gostaria de tirar uma foto de si mesmo ou gravar um vídeo enquanto acompanha o resultado. Essa função é comum em filmadoras, mas em uma câmera fotográfica é algo que não se vê todos os dias.

É possível tirar fotos e gravar vídeos apertando um disparador que fica escondido embaixo da tela e que é revelado assim que ela é levantada. Uma coisa que se pode estranhar um pouco é o modo como as fotos são tiradas. Em vez de contar com um disparador na parte frontal da câmera, o que facilitaria muito no seu manuseio, o botão fica na parte traseira, o que deixa a maneira como segurá-la e capturar as fotos seja um tanto quanto estranha no início, mas nada que um pouco de prática não resolva.

Variedade de funções

Guia de Poses (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A Multiview MV800 vai um pouco além da maioria das câmeras do mercado ao apresentar diversas funções de criação e edição de fotos e vídeos, dando a possibilidade de mais pessoas conseguirem deixar suas imagens com um visual diferente, sem precisar apelar para editores complicados.

São filtros de imagem e vídeo e molduras prontas para modificar suas gravações e fotos, assim como os já esperados editores de brilho, contraste e cor. A câmera ainda surpreende ao mostrar outras funções, como a criação de fotos panorâmicas, a possibilidade de captura de imagens em 3D, e a gravação de vídeos em alta resolução.

As fotos 3D podem ser visualizadas no computador, através do software que acompanha a câmera, mas é aconselhável que elas sejam vistas em um monitor ou TV 3D, já que em uma tela comum não haverá muita diferença.

A câmera ainda conta com funções curiosas, como o Guia de Poses.  Nela, você escolhe uma entre várias fotos de uma modelo em diversas poses. Depois de escolhida, a imagem se transforma em um molde no qual você pode tentar se encaixar para, então, fotografar. Ideal para aquelas pessoas que não têm a menor noção de como se comportar em fotografias. O interessante é que as poses são todas femininas, feitas por essa modelo. Se você é um homem e não sabe como se portar quando vai tirar fotos, não vai ser dessa vez que terá uma ajudinha externa.

Reprovado

Tela sensível ao toque

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Apesar de representar o ponto alto da câmera, a sua tela também é a parte mais falha. A Multiview MV800 tem todo o seu menu acessado através da tela sensível ao toque, eliminando qualquer tipo de botão direcional para auxiliar a navegação. Por causa disso, ela é muito dependente da sensibilidade ao toque.

Cada seleção é feita com certa dificuldade, pois a tela parece não captar muito bem os movimentos. É comum acessar ícones não desejados quando se tenta simplesmente mudar de página. Em alguns momentos, a tela simplesmente não reconhece os toques, o que o obriga  a ficar passando repetidamente os dedos pela tela, esperando alguma reação. Quando isso acontece, pode ser um dos casos em que funções indesejadas sejam selecionadas, o que muitas vezes chega a irritar.

Vale a pena?

À primeira vista, a Samsung Multiview MV800 parece ser apenas mais uma câmera mediana como várias que estão no mercado. Mas, com um pouco de atenção, percebe-se todo o empenho que a empresa coreana colocou no seu desenvolvimento.

A câmera consegue ser satisfatória com seus 16 MP para fotos e vídeos gravados a 720p e conta com um flash que auxilia bastante na hora de usá-la, mas, apesar de ter funções que a aproximariam de uma profissional, a Multiview MV800 não consegue fazer milagres. Verificamos em alguns testes que, caso a iluminação não seja muito favorável, a chance das imagens saírem abaixo da qualidade esperada é muito grande.

A maneira como a câmera se apresenta ao usuário, seja através do seu design simplista ou das suas opções do menu, surpreende. É a típica câmera robusta que “se esconde” atrás de um visual parecido com o encontrado em vários outros modelos fracos do mercado. Ela busca apresentar as melhores possibilidades para que você consiga tirar uma boa foto sem precisar entender muito sobre o assunto.

Apesar de não ser perfeita, a câmera conta com funções interessantíssimas e é encontrada numa faixa de preço justa, entre 550 e 900 reais, ideal para pessoas que querem uma câmera fotográfica e filmadora de qualidade, mas não pretendem gastar horrores por uma profissional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.