Análise: Notebook Samsung 305E4-AD1 [vídeo]

Elegância, alto desempenho e preço atraente em um notebook com AMD Fusion que impressiona muito!
  • Visualizações40.804 visualizações
Por Fabio Jordão em 4 de Maio de 2012

Na tentativa de atender a diversos tipos de consumidores, a Samsung lançou notebooks com diferentes configurações. Entre a enxurrada de aparelhos com processadores da Intel, a companhia apostou em alguns modelos com APUs da AMD.

Analisamos o modelo Samsung 305E4-AD1, o qual tem preço intermediário e configurações razoáveis. Hoje, relataremos como este computador se saiu nas mais diversas tarefas, mas, antes de comentarmos os pormenores, vale conferir as especificações:

  • Tela: LED 14” (1366x768 pixels)
  • Processador: AMD A6-3420M
  • Chip gráfico: AMD Radeon HD6520G
  • Chipset: AMD A60M
  • Memória RAM: 4 GB DDR3 (1.333 MHz)
  • Disco rígido: 500 GB (5.400 RPM)
  • Sistema: Windows 7 Home Premium (64-bits)
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n – Bluetooth 3.0
  • Webcam: 1.3 MP (HD)
  • Conexões: 3 portas USB 2.0/HDMI/VGA/Fone/Microfone/Rede Gigabit
  • Peso: 2,2 kg
  • Dimensões (L x A x P): 33,2 x 2,7 x 23,1 cm

Aprovado

Visual caprichado

O design deste notebook segue o padrão da Samsung, o que, de fato, é algo muito bom. A fabricante deu atenção especial à tampa do produto, mas sem deixar o interior descuidado. O resultado é um computador com excelente acabamento, belas curvas, teclado moderno, touchpad com capacidade de múltiplo toque e uma tela que ocupa bem o espaço da carcaça.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Diferente de outros modelos, a superfície deste notebook não deixa suas digitais gravadas, ou seja, não é necessário ficar passando um paninho para remover as manchas. Devemos dar um destaque especial ao touchpad, o qual responde incrivelmente bem. O computador realiza os comandos prontamente, rolando a tela suavemente e aplicando zoom de forma imediata.

Jogos em configurações razoáveis

Equipado com o processador AMD A6-3420M, este notebook da Samsung demonstrou ter poder de sobra para encarar as mais diversas tarefas. A APU de quatro núcleos traz em seu interior um chip gráfico Radeon HD 6520G, o qual não decepcionou na hora da jogatina.

Conseguimos executar diversos games com configurações elevadas e obtivemos resultados excelentes! Para você ter uma ideia, é possível aproveitar Dead Space 2, Alice: Madness Returns, Bastion, Gotham City Impostors, Trine 2 e outros jogos sem quaisquer problemas.

A GPU deste notebook não é voltada para o trabalho pesado, o que impossibilita o uso de anti-aliasing ou de recursos avançados, como o tesselation. De qualquer forma, ele mostra ser capaz de executar games em resolução HD. Confira algumas screenshots com os resultados dos testes e dos jogos:

Para acompanhar o poder da APU, este notebook traz 4 GB de memória, quantidade que é repartida entre o sistema e o chip gráfico. O disco rígido de 500 GB não deixa a desejar, oferecendo boa velocidade e espaço de sobra para armazenar muitos jogos e vídeos em alta definição.

Pronto para a festa!

É notável que este notebook foi feito para oferecer alta qualidade de entretenimento. Além do bom desempenho, ele mostrou fidelidade e garantiu alto nível de volume para a execução de arquivos de áudio. Claro, o sistema de som não tem boa qualidade para graves, mas demonstra ser mais do que suficiente para curtir jogos e filmes.

Múltiplas conexões

Com uma porta VGA e uma HDMI, este notebook é ideal para realizar apresentações e assistir a filmes na televisão. Ele traz três portas USB 2.0, perfeitas para conectar múltiplos periféricos. Caso você necessite de alta velocidade para se conectar à rede, o Samsung 305E4-AD1 conta com uma placa de rede Gigabit.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Energia na medida certa

Segundo informação da Samsung, a bateria pode durar cerca de 5 horas. Na prática, o tempo máximo de utilização foi de 4 horas e 44 minutos horas no modo otimizado. Com a execução de jogos, a bateria aguentou aproximadamente 2 horas e 10 minutos.

Preço agradável

Para combinar com a economia de energia e o excelente desempenho, este notebook pode ser encontrado por valores bem atraentes. Em nossas pesquisas, encontramos diversas lojas ofertando o produto por cerca de 1.500 reais.

Reprovado

Tela com distorções

O display deste notebook é de alta definição, possui bom nível de brilho e quase não apresenta reflexos. Todavia, um problema que pode incomodar é a distorção de cores que ele apesenta quando a tela não está em ângulo reto com a visão do utilizador. Uma simples regulagem na posição do display pode aniquilar esse defeito.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Vale a pena

Considerando o baixo preço e o bom desempenho com jogos, não restam dúvidas de que vale a pena investir neste notebook. Seja para filmes, web, edição de imagens ou outras atividades, este computador pode surpreender nos mais diversos aspectos!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!