Análise: Ultrabook Samsung Series 9 NP900X3A [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Análise: Ultrabook Samsung Series 9 NP900X3A [vídeo]

Desde que a Intel anunciou o novo conceito de notebooks ultraportáteis, os ultrabooks, esperamos ansiosamente pelos primeiros aparelhos que poderiam chegar ao Brasil. Aqui no Tecmundo, você já viu a análise do Asus Zenbook UX21E-DH52 e agora vai acompanhar também o que nós pensamos sobre o modelo Series 9 da Samsung .

O Samsung Series 9 NP900X3A é o primeiro ultrabook da empresa coreana a desembarcar nas lojas brasileiras. Por aqui, ele pode ser encontrado por preços que giram em torno dos 3.999 reais. Mas será que vale a pena investir esse dinheiro no aparelho? Descubra o que achamos sobre isso agora mesmo.

Aprovado

Desempenho

É impossível dizer que o Samsung Series 9 não oferece ótimos recursos de hardware. O processador é um Intel Core i5 Sandy Bridge com chipset HD 3000 integrado. Somado aos 4 GB de memória RAM, o sistema consegue executar tarefas rapidamente, mesmo quando há vários aplicativos abertos .

Outro ponto positivo do hardware é o drive de estado sólido. Por não utilizar partes mecânicas, o SSD garante muito mais velocidade no armazenamento e transferência de dados, sendo ainda responsável por uma inicialização mais dinâmica do que a oferecida por HDs comuns.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Tela

Com 13 polegadas de alta definição, a tela de LED do Samsung Series 9 é uma das melhores encontradas entre os notebooks atuais. Ela oferece brilho surpreendente para qualquer função que esteja sendo desempenhada. Outro destaque é o ângulo de visão, que permite bons resultados até mesmo para quem está quase do lado do computador.

Multimídia

O que geralmente incomoda bastante em notebooks é o som disponível – devido ao pouco espaço para rebote, as caixas ficam muito agudas. Felizmente, a Samsung resolveu esse problema e trouxe um bom sistema de áudio para o ultrabook. A webcam integrada também merece elogios, pois oferece boa resolução e desempenho nas capturas.

Mesmo sem drives de disco, o computador pode ser utilizado para reproduzir vídeos em Full HD, que podem ser executados via streaming ou pendrive. Além disso, também existe uma saída HDMI de alto desempenho para enviar as imagens diretamente aos televisores de alta definição.

Leveza

Se falamos de um ultrabook que dispensa HDs, drives de leitura óptica e telas maiores, esperamos encontrar leveza no aparelho. E isso pode ser realmente encontrado no Samsung Series 9. O aparelho possui apenas 1,3 kg, sendo muito bom para quem precisa carregar o computador para todo lugar em que vai.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Teclado

Mesmo com as dimensões limitadas do aparelho, podemos dizer que a distância entre as teclas do ultrabook é satisfatória. Além disso, o teclado do Samsung Series 9 também garante bastante conforto para quem precisa digitar textos longos, não cansando os pulsos ou dedos  daqueles que o utilizam.

Reprovado

Design

Apesar de o Samsung Series 9 ser bonito, ele sofre muito com dois problemas de design. O primeiro é o material escolhido para a criação dos aparelhos, pois a estrutura metálica é muito fácil de ser engordurada e fica com manchas rapidamente. O ultrabook também deixa a desejar na confiabilidade da construção. Todas as portas de conexões externas ficam em partes móveis do computador, e não são raros os momentos em que parece que elas vão ser arrancadas por simples movimentos de abertura.

Jogos

Quem compra um ultrabook deve saber que não vai poder jogar games pesados com ele. Mesmo com processador, memória e SSD potentes, o chip de vídeo dele é muito fraco e não oferece boa qualidade de renderização em tempo real.

Crapware

Há muitos consumidores que gostam da existência de vários softwares pré-instalados em novos computadores. Mas isso pode ser um grande incômodo para quem já possui seus programas favoritos. E é por essa razão que os aplicativos de controle de câmera, jogos de passatempo e outros programas da própria Samsung podem ser um incômodo.

Vale a pena?

A portabilidade ainda está custando um pouco caro aqui no Brasil. O Samsung Series 9 custa quase 4 mil reais, mas é um dos melhores ultrabooks que já chegaram ao país. Se você pode gastar esse dinheiro, pense se precisa realmente de um notebook tão leve. Caso a resposta seja não, talvez seja melhor investir em um aparelho menos portátil, mas mais potente. Isso vale também para quem quer executar jogos pesados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.