Windows 10 abre uma “janela” de oportunidades às fabricantes

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 abre uma “janela” de oportunidades às fabricantes

Com o lançamento do Windows 10, é óbvio que centenas de grandes fabricantes de processadores, placas de vídeo e outros elementos de PCs e notebooks vão querer aproveitar tudo o que o sistema operacional pode oferecer. Afinal, em algum momento os usuários das versões anteriores acabarão aderindo ao novo SO.

A AMD é uma das empresas que está investindo em novas tecnologias para o Windows 10. Conversamos com Alfredo Heiss, especialista de Software da AMD Brasil, e ele nos disse que todas as novidades trazidas já são completamente suportadas pelas APUs AMD Série A. Tanto a nova interface quanto novos recursos para realidade virtual ou espelhamento de telas do Xbox One são acelerados.

Heiss nos informa que os benefícios que o Windows 10 trouxe são muito importantes para a arquitetura AMD. Entre eles, estão o melhor uso dos múltiplos núcleos de processamento e a introdução do DirectX 12, a biblioteca gráfica que permite realismo inédito e alta performance em sistemas com resolução de vídeo 4K e realidade virtual.

A AMD quer mostrar essas vantagens apresentando a 6ª geração de APUs A-Series, que vem com a tecnologia HEVC (High Eficiency Video Coding). Ok, TecMundo, mas o que é a HEVC? Bem, esse é um padrão da indústria para vídeos em ultradefinição, hoje utilizado por grandes players para exibição de conteúdo em 4K.

"A 6ª geração de APUs trouxe várias novidades, incluindo um novo decodificador (UVD 6.0) para vídeos UltraHD com suporte HEVC, ou H265. As vantagens, além do menor consumo de energia para exibição de vídeos, são imagens mais claras e nítidas. Esse novo decodificador também está presente nas últimas placas de vídeo R9 Fury X", diz Heiss.

As APUs da AMD

Todas as APUs atualmente em produção são fabricadas com 28 nm, com suporte para memórias até DDR3 2400 MHz e controlador PCIe 3.0. Para desktops é utilizado o socket FM2+, e no caso de notebooks não existe socket para troca/upgrade porque os processadores utilizam uma interface BGA onde o processador é soldado diretamente na placa-mãe, ocupando menos espaço internamente.

Com a chegada do Windows 10, muito mais coisas interessantes vão aparecer para aproveitar os recursos que a Microsoft prometeu no sistema, e não é só a AMD que está trabalhando em cima do sistema operacional: várias outras empresas lançarão novos produtos que vão potencializar as experiências dos usuários. Portanto, fiquem ligados nas novidades e em mais entrevistas aqui no TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.